Por Idonaldo Filho | 07/12/2021 19:32

Um evento de grande nível para quem aguentou acordado. O UFC Vegas 44 pode ter acontecido em um horário um pouco mais tarde do que o normal se comparado com os últimos cards, mas entregou bons desempenhos e interrupções importantes. No peso galo, a lenda José Aldo mostra que ainda é bastante competitivo, batendo um bom atleta em Rob Font, freando a curva ascendente do adversário. Na luta coprincipal, Rafael Fiziev esteve sempre um passo a frente, e encontrou um belíssimo chute rodado para nocautear Brad Riddell em pé.

+Palpites da Equipe MMA Brasil para o UFC Vegas 44

Confira no MMA Brasil Matchmaker algumas possibilidades de casamentos envolvendo os lutadores que atuaram no UFC Vegas 44.

JOSÉ ALDO VS. TJ DILLASHAW

O homem não para! Quando a gente acha que Aldo vai cair de vez, ele mostra que ainda está bem e segue no topo da categoria até 61kg. Desta vez, contra um lutador mais jovem, ainda que de menor talento, em Rob Font, Aldo manteve o controle do combate, aplicou knockdowns, defendeu quedas e foi o lutador mais contundente, aplicando uma estratégia eficiente, tendo dominância até no solo e, aguentando os cinco assaltos – vencendo os dois últimos sem margem para dúvidas. Surpreendendo positivamente, quem sabe o brasileiro ainda não consegue uma outra chance pelo título?

Essa minha sugestão já é velha, mas nunca vou perder a vontade de escrever sobre. José Aldo vs. TJ Dillashaw é uma luta dos sonhos e que, embora não estejam mais em seus auges, é seguramente uma peleja que tem tudo para ficar entre as melhores do ano em que acontecer. É um duelo de estilos, havendo a movimentação e agilidade de TJ Dillashaw, com o jogo mais potente de Aldo. Já sondaram esse duelo mil e uma vezes, mas uma hora tem que acontecer de verdade, e acho que uma eliminatória com os dois, no meio de um PPV, seria excelente. Só teremos que ver se TJ aparentemente voltará de lesão no início de 2022, como previsto.

ROB FONT VS. MARLON VERA

Todos sabemos que Rob Font é um lutador de grande capacidade, com um excelente boxe e com potência nos golpes, mas alguns problemas defensivos. Na maior luta da carreira, contra uma lenda viva em atividade no esporte, acabou que a diferença técnica se mostrou significativa e Font, embora tenha atingido alguns bons golpes, não fez o suficiente e acabou frustrado pelo brasileiro, tendo recebido alguns knockdowns e também sofrendo um pouco no final do combate, quando Aldo estava buscando um mata-leão. Font tem todas as condições para retomar a boa sequência, a depender dos combates que terá pela frente.

Eu gostaria de ver Font contra Marlon Vera, que atuou no início do mês passado. O equatoriano é um lutador bastante agressivo que vem crescendo bastante na carreira, tendo nocauteado lindamente o ex-campeão dos leves, Frankie Edgar, em sua última peleja. Ainda que Vera esteja em posição inferior na tabela dos galos, não acho um combate injusto, sem falar que é garantia de entretenimento, dado que temos dois caras duros, que tem um jogo dinâmico em pé, além de que Vera é um competente grappler e chuta muito bem.

RAFAEL FIZIEV VS. DAN HOOKER

Em um casamento dos sonhos, entre dois talentosos kickboxers de origem, quem saiu vitorioso foi Rafael Fiziev, cazaque que representa o Quirguistão. Uma luta tensa, onde cada golpe era solto com bastante potência, na maior parte das vezes sempre com revide do oponente, com contragolpes constantes e diversos momentos em que houvera princípios de trocação franca. Rafael focou mais nos chutes e deu certo, com um nocaute impressionante, acertando um rodado limpo na têmpora do seu ex-colega de treinos, que totalmente atordoado em pé, ainda tentou uma queda desesperada, antes da interrupção do árbitro.

E minha sugestão é outro neozelandês que gosta muito da luta em pé, também sendo colega de treinos de Riddell. No passado, Dan Hooker chegou a ser cogitado como oponente de Fiziev, mas a luta não chegou a se concretizar. Acho que com o avanço de Rafael nos rankings, além da posição privilegiada de Hooker como oitavo da categoria, é uma chance de fazermos ao mesmo tempo uma promessa de guerra, como também uma chance de renovar a categoria, caso Fiziev derrota o neozelandês. O que acham?

MANEL KAPE VS. KAI KARA FRANCE

O monstrinho Manel Kape finalmente se encontrou no líder do mercado. O angolano tem um estilo um pouco diferente para os moscas, prezando mais pela precisão do que pela constância nos golpes, atacando de forma pausada mas sempre com muito poder. Enfrentando um duríssimo oponente em Zhalgas Zhumagulov, Kape encontrou um soco poderoso que logo levou Zhalgas para a grade, completando com uma sequência furiosa que terminou o serviço e fez o árbitro declarar o nocaute técnico. É hora de entrar nos rankings e enfrentar alguns tubarões.

Posso estar sendo muito ambicioso, colocando-o logo contra alguém muito a frente, mas não consegui resistir. Eu quero assistir Manel Kape enfrentando Kai Kara France, independente do resultado deste no próximo UFC. São dois lutadores com passagem pelo RIZIN, lembrados pelos estilos violentos, com poder de nocaute acima do normal para a divisão dos moscas, além de terem background na trocação. Kai, que enfrentará Cody Garbrandt no próximo card, é hoje o sexto da categoria, contando com uma vitória em sua sequência atual, enquanto Kape tem duas. Acho que dá para marcar e teríamos uma forte candidata a desempenho da noite, provavelmente por interrupção dado o estilo de ambos.

Confira outras confrontos envolvendo os atletas presentes no UFC Vegas 44:

Brad Riddell vs. Damir Hadzovic
Jamahal Hill vs. William Knight
Jimmy Crute vs. Shamil Gamzatov
Clay Guida vs. Tony Ferguson
Léo Santos vs. Davi Ramos
Chris Curtis vs. Vencedor de Blindado/Wright
Brendan Allen vs. Roman Dolidze
Alex Morono vs. Perdedor de Neal/Ponzinibbio
Mickey Gall vs. Jake Matthews
Dusko Todorovic vs. Alessio Di Chirico
Maki Pitolo vs. demissão
Zhalgas Zhumagulov vs. CJ Vergara
Bryan Barberena vs. Niko Price
Darian Weeks vs. Preston Parsons
Cheyanne Vlismas vs. Ariane Carnelossi
Mallory Martin vs. demissão
Alonzo Menifield vs. Khalil Rountree
Claudio Puelles vs. Perdedor de Tsarukyan/Alvarez
Chris Gruetzmacher vs. Mike Breeden
Vince Morales vs. Vencedor de Gravely/Oliveira
Louis Smolka vs. Ricky Turcios

Fotos: UFC/Divulgação