Por Idonaldo Filho | 31/08/2021 09:10

O UFC Vegas 35, que ocorreu no último sábado (29), trouxe o maior desempenho da carreira do georgiano Giga Chikadze no UFC. Atleta da Kings MMA, Giga nocauteou o duro Edson Barboza no terceiro assalto, crescendo na categoria e pensando em alçar voos mais altos entre os penas.

+UFC Vegas 35: Barboza vs. Chikadze– Resultados

Também houve espaço para as finais do TUF 29, vencidas por Bryan Battle na categoria dos médios e por Ricky Turcios na divisão dos galos e deixando uma boa impressão com suas vitórias. Além disso, Daniel Rodriguez também se destacou ao vencer o rodado Kevin Lee por decisão unânime.

+ Apoie o jornalismo independente e seja colaborador do MMA Brasil

Confira no MMA Brasil Matchmaker algumas possibilidades de casamentos envolvendo os lutadores que atuaram no UFC Vegas 35.

GIGA CHIKADZE VS. CALVIN KATTAR

Grande desempenho de Chikadze. O confronto estava bastante apertado, com boa parte marcando um round para cada um, mas logo no início do terceiro assalto Giga conseguiu encontrar bem a distância e acertou contundentemente Edson em várias oportunidades, aproveitando a vantagem no boxe para causar dano, conseguindo um knockdown, batendo no ground and pound e tentando um estrangulamento logo após. Edson resistiu e se levantou, mas só para levar um golpe definitivo e cair novamente, com o juiz interrompendo a peleja corretamente.

Giga é um lutador muito divertido e o peso pena é perfeito para esse tipo de atleta. Calvin Kattar tá um pouco sumido desde que tomou um atropelo de Max Holloway, mas é top 5 e seu estilo de jogo, predominantemente com o uso de um refinado boxe, casa bem demais com o bom striking do georgiano, podendo nos proporcionar uma contenda de excelente nível e que tem muita validade em termos de ranking. Quem sabe no fim do ano não rola?

EDSON BARBOZA VS. SODIQ YUSUFF

Edson vinha empolgando na nova categoria, tendo perdido um duelo apertado contra Dan Ige, mas depois embalando com desempenhos impressionantes sobre Makwan Amirkhani e Shane Burgos. Contra Chikadze, o avanço no peso pena foi freado, com um nocaute no terceiro assalto, tendo sido acertado de forma frequente e perdido a luta em pé no boxe. O brasileiro deve dar alguns passos atrás, mas tem condições de se reerguer. A certeza é que existem diversas opções divertidas para Edson, mesmo perdendo.

Eu vou sugerir Sodiq Yusuff. O nigeriano é um atleta muito forte, com bom atleticismo e possuí bom nível de wrestling. Versátil, Yusuff é completo em todos os aspectos, mas carece de maior especialidade em torno de uma vertente, ao contrário de Edson que é um trocador excepcional, não se destacando pelo seu grappling. Ambos são ranqueados e vêm de derrota, o que traz mais credibilidade ao casamento. Por que não? Acho que é uma opção correta para o momento de ambos, recuperando um deles para olhar novamente para o top 10.

DANIEL RODRIGUEZ VS. SANTIAGO PONZINIBBIO

Entrando com substituto sem muito tempo de preparação, Daniel Rodriguez surpreendeu e venceu com muita clareza um atleta de nome em Kevin Lee, que já foi inclusive desafiante de título no UFC. Tudo bem que Lee, ex-peso leve, perdeu bastante força com a subida para o peso meio-médio e mostra que seu futuro na nova divisão não deve ser tão próspero, mas Rodriguez merece todos os méritos, controlando o duelo, colocando Lee para dançar em algumas oportunidades com fortes golpes, defendendo as quedas e assegurando a sexta vitória em sete lutas na organização.

Atualmente Daniel merece um oponente ranqueado e, melhor opção que Santiago Ponzinibbio não há para mim. O argentino ficou muito tempo inativo, perdendo muito crédito com a derrota contra Li Jingliang, mas logo se recuperando ao bater Miguel Baeza. Hoje, Santiago é o 11º colocado da divisão, podendo ser a oportunidade de Rodriguez enfrentar alguém que está na tabela de 15 melhores. Sobre o confronto, são dois trocadores com poder de definição, grandes para a divisão, que proporcionariam uma possível luta da noite em qualquer evento que fazer parte.

Confira outras opções para os envolvidos no UFC Vegas 35:

Bryan Battle vs. Andreas Michailidis
Gilbert Urbina vs. Preston Parsons
Ricky Turcios vs. Montel Jackson
Brady Hiestand vs. Liu Pingyuan
Kevin Lee vs. James Krause
Andre Petroski vs. Ian Heinisch
Micheal Gillmore vs. demissão
Gerald Meerschaert vs. Anthony Hernandez
Abdul Razak Alhassan vs. Makhmud Muradov
Wellington Turman vs. Alessio Di Chirico
Sam Alvey vs. demissão
Dustin Jacoby vs. Vencedor de Crute/Hill
Darren Stewart vs. demissão
JJ Aldrich vs. Tracy Cortez
Vanessa Demopoulos vs. Na Liang
Pat Sabatini vs. Gabriel Benitez
Jamall Emmers vs. Kyle Nelson
Leomana Martinez vs. Saidyokub Kakhramonov
Guido Cannetti vs. aposentadoria

Foto: Divulgação/Twitter/UFC