Por Idonaldo Filho | 06/06/2021 12:39

O UFC Vegas 28 nem de longe contava com um card atrativo em termo de nomes, com as duas lutas principais sendo no peso pesado, o que naturalmente já causa desconfiança. No duelo principal, vimos a contenda entre Jairzinho Rozenstruik e Augusto Sakai, vencida pelo surinamês. Também no evento vimos vitória de Marcin Tybura sobre Walt Harris, além do retorno de Santiago Ponzinibbio às vitórias, em uma verdadeira guerra contra Miguel Baeza na divisão dos meios-médios.

+ UFC Vegas 28: Rozenstruik vs. Sakai – Resultados

Confira no MMA Brasil Matchmaker algumas possibilidades de casamentos envolvendo os lutadores que atuaram no UFC Vegas 28.

JAIRZINHO ROZENSTRUIK VS. MARCIN TYBURA

Faltando um segundo para o fim, Jairzinho Rozenstruik conseguiu nocautear o brasileiro Augusto Sakai ainda no primeiro assalto. A luta vinha sendo bastante estudada, mas rente a grade, bastou um soco que nem mesmo pareceu forte, mas muito bem colocado – por de trás da orelha -, que Sakai desmoronou. O surinamês bate muito forte, mas ainda precisa de mais algumas aparições pra voltar a pensar em título.

+ Ajude o MMA Brasil e participe do programa de apoiadores 

Sofreu, mas saiu com a vitória. Marcin Tybura dá sequência ao bom retrospecto recente, assegurando a quinta vitória seguida, derrotando o estadunidense Walt Harris por nocaute técnico. No início Tybura chegou a ser atordoado, recebendo vários golpes em sequência, porém conseguiu levar o combate para o clinch, respirar um pouco, para depois chegar no solo, onde golpeou até a interrupção do juiz, aproveitando a deficiência do oponente no jiu-jítsu.

Para o peso pesado está bem difícil de se prever os próximos passos, já que muitos confrontos estão marcados. Por isso, não acho errado que os dois vencedores das lutas principais acabem se enfrentando. Tybura merece um atleta de nível maior, enquanto Jairzinho precisa de uma sequência mais robusta. Seria um duelo de estilos curioso, entre um kickboxer que costuma adotar postura de contragolpeador, com muito poder de nocaute, enfrentando o polonês que prefere atuar na luta agarrada. Pode já dar o contrato para os dois.

SANTIAGO PONZINIBBIO VS. MUSLIM SALIKHOV

Em um dos melhores combates dos últimos meses, com um terceiro round praticamente disputado na luta franca, Santiago Ponzinibbio conseguiu se recuperar do nocaute sofrido contra Li Jingliang, mas não foi fácil. Muito atingido nas pernas por Miguel Baeza, Santiago teve dificuldades no primeiro assalto, só que o ritmo subiu nos demais rounds, atingindo o estadunidense com jabs frequentes, quase conseguindo nocautear no final da terceira parcial.

E o oponente ideal lutou no mesmo card. Muslim Salikhov derrotou Francisco Massaranduba na decisão dos juízes, dominando totalmente em pé, conseguindo knockdown e só tendo sido atingido praticamente por um dedo no olho, que atrapalhou o russo, este que atuou no fim do terceiro assalto basicamente com visão parcial. Uma peleja entre Ponzinibbio e Salikhov é pancadaria pura e que chegou a ser marcada para o início do ano. Melhor momento para marcar impossível, inclusive os dois deveriam estar ranqueados já.

MONTANA DE LA ROSA VS.  ROXANNE MODAFFERI

Ótimo desempenho da americana Montana De La Rosa, que venceu muito bem a brasileira Ariane Lipski, derrubando a ex-campeã do KSW como quis, conseguindo um nocaute técnico, deixando a oponente em fase complicada diante da organização. Com isso, Montana fica perto de retornar aos rankings, lugar onde já fez parte por ser uma das pioneiras da divisão no UFC, participando do TUF que formou o peso mosca feminino.

E uma opção interessante disponível é Roxanne Modafferi. A veterana se lesionou recentemente e, deve ficar um tempo de fora, mas como Montana na entrevista pós-luta aparentou não ter pressa para voltar, buscando ficar com a família, as duas situações se encaixam bem. O duelo tem tudo para ser muito animado principalmente na luta agarrada, já que Montana é especialista no wrestling, enquanto Roxanne, faixa preta de jiu-jítsu, tem muita experiência na arte suave.

Confira opções para os demais envolvidos no UFC Vegas 28:

Walt Harris vs. Augusto Sakai
Roman Dolidze vs. Krzysztof Jotko
Laureano Staropoli vs. Perdedor de Rowe/Cosce
Gregory Robocop vs.  Vencedor de Amedovski/Yaozong
Dusko Todorovic vs. Maki Pitolo
Ariane Lipski vs. Mariya Agapova
Ilir Latifi vs. Blagoi Ivanov II
Tanner Boser vs. Jarjis Danho
Francisco Massaranduba vs. Miguel Baeza
Kamuela Kirk vs. Omar Morales
Mason Jones vs. Perdedor de Ziam/Vendramini
Alan Nuguette vs. Fernando Padilla
Manon Fiorot vs. Maryna Moroz
Tabatha Ricci vs. Na Liang
Sean Woodson vs. Vencedor de Hooper/Peterson
Youssef Zalal vs. Makwan Amirkhani
Claudio Puelles vs. Jamie Mullarkey
Jordan Leavitt vs. Alexander Munoz

Fotos: UFC/Divulgação/Facebook