Alerta de boxe: Canelo Álvarez vs Billy Joe Saunders

Por Israel Silveira | 08/05/2021 12:33

Na segunda luta de unificação de cinturões na categoria super-médio, Saúl “Canelo” Álvarez tenta coletar seu terceiro cinturão na divisão contra o inglês Billy Joe Saunders. A luta vale pelos cinturões da WBA, WBC e The Ring do mexicano e pelo cinturão da WBO de Saunders. O combate acontecerá neste sábado (08/05) e tem transmissão exclusiva do DAZN. O card principal está programado para iniciar às 21:00h, enquanto a peleja principal deve iniciar por volta de 00:00h.

Canelo Álvarez (55-1-2, 37 KOs) se estabeleceu como número 1 peso-por-peso do boxe dado seu retrospecto nos últimos três anos, onde enfileirou vitórias contra os melhores das divisões em que atuou: Gennady Golovkin, Daniel Jacobs, Sergey Kovalev e Callum Smith. Todos estes foram vítimas de um lutador que simplesmente não para de evoluir.

O mexicano, que declarou que pretende unificar a divisão dos super-médios ainda em 2021, vem de vitória sobre o desafiante obrigatório ao seu cinturão da WBC, Avni Yildirim, vencendo o turco sem muitas dificuldades como era de se esperar. Álvarez também destruiu Callum Smith em uma luta que muitos pensaram que a diferença de altura (Smith era 18 centímetros mais alto) seria um fator de equilíbrio, mas o que se viu foi o inglês sendo tirado pra nada na curta distância em uma luta pouco competitiva. Canelo detém dois dos principais cinturões da divisão e o que se viu é que há poucas ameaças ao mexicano, uma delas é Billy Joe Saunders.

Billy Joe Saunders (30-0, 14 KOs) a exemplo de Canelo é um ex peso médio que subiu para os super-médios em 2019. Há quem diga que sua subida para os super-médios deu-se para evitar enfrentar Gennady Golovkin, mas essa é uma daquelas controvérsias sem solução. Saunders deteve o cinturão dos super-médios de 2015 a 2019, enfrentando uma série de lutadores medianos, com exceção de David Lemieux, contra quem Saunders teve a melhor performance da carreira.

Desde sua chegada aos super-médios, Saunders não enfrentou ninguém de prestígio, derrotando tranquilamente Shefat Isufi, Esteban Coceres e Martin Murray. Canelo representa um salto gigantesco no nível de adversários, mas mesmo com os nomes limitados que Saunders enfrentou, no entanto, não significa que ele seja fraco. Na verdade, muitos o veem como o boxer que mais pode causar problemas ao mexicano.

Ao longo de sua carreira, Canelo teve problemas contra dois lutadores muito semelhantes a Billy Joe Saunders: Austin Trout e Erislandy Lara. Dois canhotos com ótimo retrospecto amador e ótimos na distância. Saunders tem tudo para vencer alguns rounds confundindo o mexicano na distância. O inglês, na verdade, fez questão que se usasse o ringue de 6,70 metros ao invés do ringue de 5,40 metros que o mexicano queria, o que mostra que Saunders planeja fazer Canelo persegui-lo durantes todos os 12 assaltos.

Mesmo tendo as armas para dificultar para Canelo, Saunders está em uma complicada situação enfrentando o melhor lutador do boxe, excelente em mudança de estratégia e impecável em fazer ajustes durante a luta. Além disso, o inglês não possui poder de nocaute para conseguir uma interrupção sobre o mexicano e o tempo já mostrou que é muito difícil vencer Canelo em uma decisão, já que nem mesmo Floyd Mayweather conseguiu sair ileso de uma decisão contra o astro mexicano.