Por Edição MMA Brasil | 30/10/2013 20:30

No próximo sábado, o campeão dos leves do Bellator MMA Michael Chandler vai colocar seu cinturão em jogo pela terceira vez. O adversário será o primeiro campeão da história da organização e exatamente o homem batido por Chandler na conquista do título. E é justamente este confronto de dois anos atrás que reviveremos nesta matéria.

Alvarez disputava com Gilbert Melendez a posição de melhor peso leve do mundo fora do UFC. Os organizadores do Bellator e Strikeforce chegaram até a cogitar um confronto cruzado entre suas principais estrelas, mas o duelo jamais se materializou. Pensava-se que Alvarez não tinha adversários à sua altura no Bellator. Até que um dia surgiu o homem que transformou o lema da organização em realidade.

O principal mote do Bellator é transformar desconhecidos em campeões mundiais. Quando disputou o torneio da quarta temporada, Chandler era um desconhecido que precisou superar uma chave dura, batendo o jovem prospecto polonês Marcin Held, o duro americano Lloyd Woodard e o nocauteador brasileiro Patricky Pitbull usando o wrestling e o preparo físico acima da média para conquistar o cheque de US$100 mil e o posto de desafiante. Um lutador talentoso, mas tido como mais um dentro do cenário do MMA americano.

Michael Chandler finalizou Eddie Alvarez no Bellator 58 e tomou o cinturão do rival em luta épica (Foto: Divulgação Bellator)

Michael Chandler finalizou Eddie Alvarez no Bellator 58 e tomou o cinturão do rival em luta épica (Foto: Divulgação Bellator)

No dia 19 de novembro de 2011, na luta principal do Bellator 58, Alvarez colocou o cinturão em jogo contra Chandler. O desafiante era azarão na ordem de 3 para 1 nas casas de apostas. Quatro insanos rounds depois, Mike foi coroado campeão com uma vitória épica, num combate repleto de reviravoltas, apontado por muitos como um dos melhores duelos da história do MMA. A partir daquele dia, o atual rei dos leves do Bellator passou a ser considerado um dos principais talentos do mundo.

Confira no vídeo abaixo a íntegra do histórico confronto, um aperitivo para a luta principal do Bellator MMA 106. E uma curiosidade: Alvarez-Chandler I aconteceu no mesmo dia que Dan Henderson e Maurício Shogun travaram outra guerra igualmente épica. O dia 19 de novembro deveria ser considerado o Dia do MMA.

O MMA Brasil é um site com artigos opinativos e analíticos sobre esportes de combate em geral, especialmente sobre MMA (Mixed Martial Arts).