Vídeo: Forrest Griffin vs Stephan Bonnar I, a luta mais importante da história do UFC

Vídeo: Forrest Griffin vs Stephan Bonnar I, a luta mais importante da história do UFC
MMA

Para comemorar a entrada de Forrest Griffin e Stephan Bonnar no Hall da Fama, UFC liberou o vídeo do histórico quebra-pau realizado em abril de 2005, na final da categoria meio-pesado do primeiro The Ultimate Fighter.

A história é bastante conhecida pelos leitores do MMA Brasil. O UFC estava em vias de decretar falência em 2004 quando decidiu, em parceria com o canal Spike TV, produzir um reality show para mostrar aos potenciais novos fãs como são os lutadores de MMA quando estão fora de ação. A primeira temporada do programa The Ultimate Fighter foi ao ar entre janeiro e abril de 2005.

A audiência dos episódios do TUF 1 foram boas, mas nada que indicasse que a organização seria salva. Isto ocorreu no dia 9 de abril de 2005, no The Ultimate Fighter Finale. O evento contou com os populares Ken Shamrock e Rich Franklin na luta principal, mas foi no combate imediatamente anterior que o destino do MMA mudaria para sempre.

Os americanos Forrest Griffin e Stephan Bonnar disputaram a final da categoria meio-pesado do programa (antes, Diego Sanchez vencera Kenny Florian na decisão dos médios). Griffin e Bonnar trocaram pancadas como se o mundo fosse acabar dali a quinze minutos. A técnica passou ao largo do octógono montado no Cox Pavilion, em Paradise, Nevada, mas o nível de empolgação e quebra-pau do combate foram tão elevados que a audiência aumentou vertiginosamente durante a luta, na medida em que os telespectadores ligavam para seus amigos pedindo para os mesmos sintonizarem na Spike para assistir àquela guerra.

Nesta semana, durante a UFC International Fight Week que antecede o UFC 162, Griffin e Bonnar serão imortalizados no Hall da Fama do UFC. Em comemoração, a organização liberou o vídeo da luta que é considerada por Dana White como a mais importante da história do UFC. E, pelo que sua empresa fez a partir de então, não é nada de mais dizer que Griffin-Bonnar I é a luta mais importante da história do próprio MMA.

Confira abaixo o sensacional quebra-pau vencido por Forrest Griffin.

  • Pingback: Vídeo: Forrest Griffin vs Stephan Bonnar I, a luta mais importante da história do UFC | SportSquare()

  • Forrest Griffin sempre foi um lutador duro, foi campeão, pena que a carreira acabou quando Anderson quebrou a sua alma, já Stephan Bonnar o maior feito da sua vida foi esta luta.

    A luta no Rio entre Shogun x Forrest, eu imaginava um quebra-pau frenético, acho que foi a última vez que a gente viu o Shogun 100% no UFC

    • Talvez o Griffin tenha sofrido um mal anterior: há quem defenda a tese que muito lutador não se recupera de uma derrota valendo cinturão. A derrota dele pro Anderson teria sido a primeira pós-cinturão.

  • Matheus Torres

    Bonnar ganhou na minha opinião.

  • Daniel Matos

    Porra, o Kenny Florian já lutou nos Médios e nos Penas. rs

    • E no meio deles também (meio-médio e leve). É o único lutador da história do UFC que lutou em quatro categorias diferentes.

      • Daniel Matos

        E perde em todas.

        • Ele ganhou pelo menos uma luta em todas as categorias (como médio, ganhou as do TUF, que não contam pro cartel oficial).

          • Daniel Matos

            Pq as lutas do TUF não contam? Elas tem árbitro e juízes e a mesma duração de uma luta normal né?

            • Sim. A Comissão Atlética de Nevada não conta. Não faço ideia do motivo. Antes eu achava que era pelo fato de não ser ao vivo e não ter o resultado divulgado na hora, mas o TUF 15 foi ao vivo e não contou.

              • Daniel Matos

                Não vejo muito sentido tb não contar por não ser ao vivo.

                P.S.: Não tem como desabilitar esse auto-play do video nao ne? hehehe

              • Daniel Matos

                Acho que pro cartel do UFC não precisa contar mesmo ja que os lutadores do TUF ainda não tem contrato com o evento mas as lutas são à vera mesmo, com todas as regras do MMA iguais às dos eventos oficiais. Pelo menos o cartel geral de MMA dos lutadores deveria contar ne

  • Lucas Wernke

    Até o Dana não manjava das regras na época. O Herb Dean mandou parar por causa do sangramento do Griffin, e ai a câmera vai pro Dana e a mulher do lado pergunta o que tá acontecendo e ele diz que não sabe, hahaha.

  • Sensacional! O mais emocionante é a revelação no final