UWW anuncia novas categorias de peso e regras para os campeonatos de wrestling a partir de 2018

Cada um dos estilos olímpicos passará a ter dez categorias de peso, mantendo seis olímpicas. As competições passarão a ser disputadas em dois dias.

O ciclo olímpico para os Jogos de Tóquio-2020 já está a pleno, com o desfecho do Campeonato Mundial no último fim de semana. O bureau da United World Wrestling (UWW), que se reuniu na França durante o Mundial, anunciou alterações que entrarão em vigor a partir do próximo 1º de janeiro.

Novas categorias de peso estavam em discussão desde que o wrestling foi ameaçado de ser retirado do programa dos Jogos Olímpicos. A UWW decidiu aumentar para dez divisões em cada um dos três estilos olímpicos, mas sem interferir nas atuais seis categorias olímpicas já estabelecidas. O novo cenário vale para as competições nos níveis adulto, sub-23 e júnior (sub-20).

O estilo livre masculino ganhou duas novas categorias: até 79 quilos e até 92 quilos. A nova distribuição do estilo ficou com as seguintes categorias: 57kg-61kg-65kg-70kg-74kg-79kg-86kg-92kg-97kg125kg (divisões olímpicas em negrito).

O estilo livre feminino teve redistribuição de categorias. As dez que valerão a partir do ano que vem são 50kg53kg-55kg-57kg-59kg-62kg-65kg-68kg-72kg-76kg (divisões olímpicas em negrito).

Já o estilo greco-romano foi o mais alterado. O novo cenário agora comporta as seguintes divisões: 55kg-60kg-63kg-67kg-72kg-77kg-82kg-87kg97kg130kg (divisões olímpicas em negrito).

As competições a partir do ano que vem serão divididas em dois dias por categoria de peso (semifinais e final no dia seguinte). Uma nova pesagem acontecerá no segundo dia e cada wrestler poderá bater dois quilos acima do limite de sua divisão. Porém, esta liberação só acontecerá em 2018. A partir de 2019, não haverá tolerância para o segundo dia de competição.

Nos anos olímpicos, a UWW promove um Campeonato Mundial para as categorias que não fazem parte do programa olímpico. Nestes anos, os Jogos Olímpicos funcionam como Campeonato Mundial para as divisões olímpicas. Nos demais anos, o Mundial engloba todas as categorias de peso, como aconteceu em Paris, na semana passada.

O bureau da UWW anunciou ainda as sedes dos principais campeonatos de 2018. O Mundial adulto já estava marcado para Budapeste, na Hungria, de 22 a 28 de outubro. The Mundial Sub-23 vai para Bucareste, capital da Romênia, com Trnava (Eslováquia) sediando o Mundial Júnior (Sub-20) e Zagreb (Croácia) ficando com o Mundial Cadete (Sub-17).

A cidade nigeriana de Port Harcourt receberá os Campeonatos Africanos Adulto, Júnior e Cadete. Yigo, em Guam, será palco dos três torneios continentais da Oceania. O Europeu Adulto acontecerá em Kapiisk (Rússia), enquanto o Pan-Americano terá Lima (Peru) como sede e Bishek (Quirguistão) receberá o Campeonato Asiático.

  • Digodasilva

    Massa a matéria é demais as informações! Mais uma vez obg pelo trampo ;)

  • James sousa

    Gostei da novidade de dois dias para cada categoria