Por Alexandre Matos | 29/06/2009 17:38

Se o MMA teve uma versão beta, podemos dizer que o MMA-Brasil.com também teve. Há exatamente um ano atrás saiu no extinto blog Arquibancada Digital o primeiro artigo que escrevi sobre MMA. O assunto em questão era o UFC 86, que aconteceria no dia 5, com a disputa do cinturão dos meio-pesados entre Quinton Jackson e Forrest Griffin.

De lá pra cá muita coisa mudou. O Arquiba, blog sobre todo e qualquer tipo de esporte, morreu e deu lugar ao MMA-Brasil em sua primeira cara. Com o crescimento do esporte, o blog tomou corpo e conteúdo de site, virou MMA-Brasil.com e humildemente está aí até hoje, inclusive superando algumas marcas. Dizem que 90% dos blogs não chegam ao primeiro ano. Então nem vou comemorar antecipadamente, esperemos amanhã para completar 366 dias e superar esta barreira ;)

Olhar para trás muitas vezes é uma tarefa engraçada. Reler o primeiro artigo, um ano depois, não é diferente. Acho que muita coisa mudou até mesmo no modo de me expressar. Para começar, o campeão dos meio-pesados do UFC um ano atrás era o Rampage. Urijah Faber ainda era o campeão dos penas do WEC e não havia encontrado a pedra chamada Mike Brown em seu caminho. Leia o artigo inicial completo aqui e ria você também!

O passatempo inicial solitário tomou corpo. Não dou mais murro em ponta de faca sozinho, agora tenho a companhia de fiéis colaboradores, principalmente o Pedro Grigolli (que atua mais nos bastidores, no planejamento das ações) e o Antonio Oliveira (que ajuda em artigos, colunas e ideias). E o mais importante de tudo, não acho mais que falo sozinho no mundão da internet. Ainda somos pequenos, mas já começamos a cativar uma ou outra cabeça pensante pelo Brasil afora, também munidos da mesma vontade de ajudar na evolução do MMA no país. Vocês, que perdem alguns preciosos minutos de seus tempos para visitar este espaço, são o motivo principal para continuarmos seguindo em frente. O MMA-Brasil.com ainda está longe daquilo que julgamos ideal. A tarefa é árdua, o caminho é longo, mas nós somos brasileiros e não desistimos nunca.

Para comemorar o aniversário, em breve divulgaremos uma novidade que vai mexer com todos nós, talvez a maior desde o nascimento do MMA-Brasil.com. Não perca!

E mais uma vez, obrigado a todos que ajudam a manter este sonho vivo!

Fundador e editor-chefe do MMA Brasil. Colunista do site oficial do UFC. Prestes a se aposentar e virar colunista especial do próprio site.