The Ultimate Fighter 24: Team Benavidez vs Team Cejudo, Episódio 3

O terceiro episódio do TUF 24 aumenta a vantagem do time de Henry Cejudo, com um dos favoritos da temporada derrotado num nocaute polêmico.

Fala, galera! Estamos de volta para falar do terceiro episódio do TUF 24: Tournament of Champions. No último episódio, vimos o japonês Hiromasa Ogikubo finalizar Nkazimulo Zulu e conquistar uma vaga na próxima etapa. Seu adversário será definido neste episódio com a luta entre Damacio Page e Adam Antolin.

Perdeu a resenha do episódio 2 do TUF 24? Leia aqui.

Damacio Page é um veterano do esporte, com passagens pelo WEC e UFC contra nomes como Brian Bowles, Brad Pickett, Marcos Loro e o próprio Demetrious Johnson – ele foi finalizado pelo atual campeão do UFC ainda nos tempos do WEC. Page é atualmente o campeão do Legacy FC desde 2014, porém, ainda não conseguiu defender seu cinturão após problemas com lesões. Já Adam Antolin é o campeão do Tachi Palace Fights, evento realizado na Califórnia, no cassino Tachi Palace Hotel. Antolin também possui bastante experiência, tendo lutado três vezes no Strikeforce – ele é inclusive o lutador mais velho da competição, com 34 anos.

Cortamos diretamente para a preparação de Antolin. O lutador do Team Cejudo descreveu sua história até virar profissional, em 2008. Após ficar com cartel de 4-3, ele decidiu se mudar para San Jose e se inscrever na American Kickboxing Academy. Desde então, venceu sete lutas seguidas. Para a média da AKA, ele ter lutado sete vezes em cinco anos já é um ótimo número. Henry Cejudo aparece exaltando o poder de nocaute e agressividade de Page e aponta que uma boa estratégia pode ser atingir o corpo dele. O técnico Kirian Fitzgibbons monta a estratégia, fazendo Antolin atuar em base de canhoto e se movimentar bastante para evitar os socos potentes de Damacio.

Vamos então para a preparação de Damacio, que também vem de um dos melhores camps do mundo, a Jackson-Wink MMA. Page comenta que buscou inspiração em nomes da equipe que já participaram do TUF e foram bem, como Diego Brandão e John Dodson. Tanto Joseph Benavidez quanto Page comentam que Antolin é um ótimo casamento. Segundo eles, o jogo de kickboxing lento do rival é um convite para as combinações rápidas de Page. Benavidez define uma estratégia bem simples para esta luta: ficar por perto de Antolin e, quando este cometer um erro, nocauteá-lo. Não ganha o prêmio de estratégia do ano, mas até pode ser efetivo.

Chegamos à hora da pesagem e a clássica reunião dos lutadores antes deste momento deu lugar ao bate-boca que já parece estar virando tradição entre os técnicos do TUF. Benavidez aproveitou a presença de Cejudo para esclarecer tópicos de sua discussão anterior. Em resumo, o Alpha Male disse que não é modelo para ninguém e não quer parecer perfeitinho como Cejudo. Como ninguém poderia se importar menos com isso, vamos direto para a pesagem, em que Damacio Page (126lb) e Adam Antolin (125lb) atingem o limite, confirmando a realização da luta, e fazem uma encarada tranquila.

Antes do duelo, um momento curioso. Na tentativa de dar um trato no visual para aparecer menos feio na luta, Page chama seu adversário para cortar seu cabelo. Adam inclusive elogia o moicano de Damacio, chegando a elogiar seus olhos também, que, de acordo com ele, podem ver direto a sua alma. Com o moicano de Page montado, podemos pular esse momento estranho e partir sem mais enrolações para o combate.

Luta 3: Adam Antolin (Team Cejudo) vs Damacio Page (Team Benavidez)

Começa a luta e Antolin segue as instruções de seus técnicos à risca, buscando se manter fora do alcance de Page, movimentando-se bastante. Porém, mesmo assim, Damacio conectava golpes potentes, inclusive um forte chute alto que parou na guarda do adversário, que prontamente respondeu com um chute no tronco muito forte (o barulho desse chute foi assustador). Os golpes no tronco continuaram entrando, com Antolin acertando mais três chutes, enquanto Page mirava fortemente suas pernas, também acertando bons golpes. Conforme o tempo passava, Antolin parecia levar vantagem na trocação na longa distância e Page buscava pressionar com combinações longas. Faltando um minuto para o final do round, Adam conectou mais dois fortes chutes no corpo de Page, que respondeu prontamente com uma joelhada. Apesar de Page tentar pressionar ainda mais no final, Antolin conseguiu sobreviver ao furacão e aplicou uma queda no último segundo da parcial.

Adam não demorou a voltar a acertar o corpo do oponente com um chute rodado, levou só uns três segundos. Acertou outro golpe muito forte no tronco com 20 segundos no round. E, após trinta segundos, conectou um potente chute no tronco de Damacio Page, que fez este cair no chão cheio de dor. Antolin foi para cima, acertando golpes no oponente caído e, quando Page parecia prestes a levantar, o árbitro interrompeu a luta passados 32 segundos do segundo round, dando a vitória para Adam Antolin por nocaute técnico. Não preciso não dizer que a interrupção foi polêmica, né?

A equipe de Henry Cejudo pareceu ter montado um ótimo plano de luta para Antolin, pois os chutes no corpo tinham sido muito citados na preparação e foram vitais para sua vitória. Enquanto isso, Benavidez e Page pareceram ter subestimado o oponente, apostando somente no poder de Damacio para ganhar a luta. É uma aposta que pode dar certo, mas, em alto nível, normalmente dá errado.

O clima era de tristeza no vestiário do Team Benavidez, com o lutador derrotado e treinador reclamando da interrupção precoce do árbitro. Com o corpo esfriando após a luta, Page começa a reclamar de sua mão e descobre depois que está quebrada, então provavelmente ele não seguiria na competição de qualquer forma.

Mais um confronto das quartas de finais está definido, com o japonês Hiromasa Ogikubo (Team Benavidez) enfrentando Adam Antolin (Team Cejudo). Nno próximo episódio começaremos a outra chave do torneio, com o confronto entre Yoni Sherbatov, segundo ranqueado, e Eric Shelton, o 15º classificado.

E aí, empolgado para o próximo episódio? O que achou deste? Deixe suas opiniões nos comentários!

  • Digodasilva

    Legal as resenhas sobre os episódios. Especialmente nesses dias em que não posso acompanhar por estar internado. Vai ser um adianto pra mim.

    • Rafael Oreiro

      Melhoras ai cara! Que bom que as resenhas tão ajudando hahaha

  • Bruno Moraes da Costa

    Eu acho o Page um lutador muito interessante. Achei que seria um dos favoritos na competição, mas curti o estilo do Antolin nessa luta.

    • Rafael Oreiro

      Também achava o Page um dos favoritos a chegar nas semifinais pelo menos, Antolin me surpreendeu bastante. Agora o Damacio quase com certeza vai ganhar um contrato com o UFC, e vai ser uma boa adição pra categoria, deve fazer lutas maneiras.

  • Beto Magnun

    Tô curtindo esse TUF. As lutas estão mil vezes melhores que as edições passadas.

    • Rafael Oreiro

      Com a qualidade do pessoal que tá no TUF, o nível das lutas tinha que subir mesmo. Mas ainda assim tá surpreendendo, pessoal tá mandando bem.

  • James sousa

    pelo que eu vi a interrupção foi errada os golpes pareciam está entrando na guarda do Damacio

    • Rafael Oreiro

      Podia ter deixado seguir um pouco mais, o Page parecia estar se defendendo bem e tava pra levantar. Árbitro pareceu interromper ali no susto.