Sherdog atualiza Top 10 pound-for-pound do MMA

Por Alexandre Matos | 24/04/2009 12:04

Depois do MMAWeekly atualizar seus rankings por categoria, ontem foi a vez do Sherdog atualizar o seu ranking pound-for-pound. Se rankings desta natureza já são suficientemente polêmicos, por não envolver fórmulas de cálculo, este do Sherdog é ainda pior. Alinhar num mesmo ranking lutadores que jamais se enfrentarão e nem tem adversários em comum é complicado.

Apesar de toda a reclamação sobre suas duas últimas lutas, Anderson Silva continua encabeçando a lista. De acordo com o site, Anderson adicionou mais um top-10 dos médios no seu cartel. Mas o mais interessante é a presença de dois campeões do WEC, evento bem menos divulgado do que UFC, Affliction, DREAM e congêneres. Especificamente concordo com a presença dos dois, tanto do Miguel Torres quanto do Mike Brown. E caso Brown vença a revanche contra Urijah Faber, a tendência é subir ainda mais. E a mais bela surpresa é a presença de Thiago Alves. O Pitbull, apontado como o melhor lutador de 2008 pela maioria dos críticos, será o próximo adversário de Georges St-Pierre, no UFC 100.

O ponto negativo foi a presença do ex-campeão dos meio-pesados do UFC, Forrest Griffin, em detrimento de Lyoto Machida, próximo desafiante do cinturão e ainda invicto. Outro ponto negativo é a presença de B.J. Penn. Em quinto lugar então beira o absurdo. Acho Penn supervalorizado pela mídia americana, que precisa fazer um branco campeão do UFC de qualquer maneira. É notória a falta de oponentes de categoria vencidos pelo Prodigy. Isso fica ainda mais latente se olharmos que os tops da divisão estão todos fora do UFC (Shinya Aoki, Gesias Cavalcante, Tatsuya Kawajiri, Joachim Hansen, Eddie Alvarez). Particularmente eu preferia que subissem Brown e Torres de categoria (até mesmo Urijah Faber), acredito que ambos venceriam o havaiano.

A lista completa, com os respectivos cartéis profissionais entre parênteses:

  1. Anderson Silva (24-4)
  2. Georges St. Pierre (18-2)
  3. Fedor Emelianenko (30-1, 1 NC)
  4. Miguel Angel Torres (37-1)
  5. B.J. Penn (13-5-1)
  6. Rashad Evans (13-0-1)
  7. Quinton Jackson (30-7)
  8. Mike Thomas Brown (21-4)
  9. Forrest Griffin (16-5)
  10. Thiago Alves (16-3)

Fundador e editor-chefe do MMA Brasil. Colunista do site oficial do UFC. Prestes a se aposentar e virar colunista especial do próprio site.