Ronaldo Jacaré acredita que wrestling fará diferença contra Kelvin Gastelum no UFC 224

Por Jessyca Damaso | 10/05/2018

Em busca da oportunidade de disputar o tão sonhado cinturão do peso médio do UFC, Ronaldo Jacaré revelou ao MMA Brasil, nesta quinta-feira, em um evento destinado à imprensa na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, sua estratégia para conseguir alcançar seu objetivo. O lutador brasileiro irá enfrentar Kelvin Gastelum no UFC 224, que acontece neste sábado (12), na Jeunesse Arena.

Sabendo da velocidade, do poder de trocação e dos golpes que seu adversário possui, o lutador brasileiro, que é especialista em jiu-jítsu, garante que está preparado para o que der e vier. No entanto, sua meta já está traçada. Jacaré tem o objetivo de levar o combate para o chão.

“A gente nunca pode subestimar ninguém. O foco principal não é ficar em pé, não é trocar, mas eu estou bem em pé também. Mas não é bom subestimar, pois pode ser ruim. Estou pronto para tudo, mas o foco principal é usar o wrestling e o jiu-jítsu“, declarou o brasileiro, que ainda analisou o jogo do norte-americano e diz acreditar que seu wrestling irá fazer a diferença dentro do octógono:

“Ele tem uma mão esquerda muito dura. Ele é bem rápido para a divisão dos médios. E a gente está lutando em alto nível. Estamos pegando um atleta top da divisão. Então, vai ser uma luta muito perigosa naturalmente. Mas eu estou bem fisicamente e estou muito rápido. Meu professor de boxe é muito rápido, eu estou mais veloz e acredito que isso vai fazer a diferença na luta também. Eu acredito que meu wrestling vai fazer a diferença e quando chegar no chão: jiu-jítsu nele”.

Quem vencer a luta pode se credenciar para enfrentar o vencedor de Robert Whittaker vs. Yoel Romero, valendo o título dos médios. Jacaré analisou o confronto, que vai acontecer no UFC 225 em Chicago, dia 9 de junho, e revelou que não tem preferência a um ou outro, para ele o que importa é encarar o detentor do cinturão.

“Eu quero o campeão. Eu acho que vai ser uma grande luta, pois os dois são grandes atletas. O Whittaker é bem novo, bem rápido nessa divisão, tem gás e consegue se recuperar mais rápido de round para round. Romero é um “animal”, todo mundo viu isso nas lutas dele. Então creio que será uma luta interessante, que eu como fã de MMA, quero estar lá para desafiar o campeão”, afirmou o brasileiro.

Treinando e vivendo atualmente na Flórida, Jacaré disse não perceber diferenças quanto a estrutura de treinamento entre o Brasil e os Estados Unidos. O lutador afirma que a X-Gym, academia a qual treinou durante muitos anos e que agora fechou, era o local mais bem estruturado que já viu. Para ele, o único quesito que diferencia os países é o fato dos EUA buscar sempre os melhores profissionais especializados e o Brasil não.

“Na realidade não tem diferença, essa coisa de estrutura mais avançada. Nós temos tudo aqui (no Brasil). Na X-Gym tinha sauna, banheira de gelo, fisioterapeutas, dois octógonos, dois tatames, ringues, musculação, grandes profissionais. De todos os lugares que eu passei, a X-Gym era a academia mais bem estruturada que eu já vi. Mas lá (nos Estados Unidos), estou dando foco mais no wrestling. Eu acho que o problema do brasileiro no MMA, é que não importamos o melhor que eles tem. Por exemplo, eles exportam todos os grandes campeões de jiu-jitsu. Todos os caras número um estão lá ensinando os caras. Por que a gente não consegue muita das vezes finalizar numa luta? Porque os caras treinam com os melhores do mundo e aqui a gente não trás os melhores. Poderíamos trazer os campeões olímpicos de wrestling, mas não fazemos isso”, disse Jacaré.

UFC 224

Card Principal

Disputa de cinturão peso galo: Amanda Nunes vs. Raquel Pennington
Peso médio: Ronaldo Jacaré vs. Kelvin Gastelum
Peso palha: Mackenzie Dern vs. Amanda Cooper
Peso galo: John Lineker vs. Brian Kelleher
Peso médio: Vitor Belfort vs. Lyoto Machida

Card Preliminar

Peso médio: Cezar Mutante vs. Karl Roberson
Peso pesado: Júnior Albini vs. Alexey Oleynik
Peso leve: Davi Ramos vs. Nick Hein
Peso meio-médio: Elizeu Capoeira vs. Sean Strickland
Peso meio-médio: Warlley Alves vs. Sultan Aliev
Peso médio: Thales Leites vs. Jack Hermansson
Peso meio-médio: Ramazan Emeev vs. Alberto Miná
Peso médio: Markus Maluko vs. James Bochnovic