Robert Whittaker enfrenta Jared Cannonier no UFC 254

Por Gabriel Camargo | 04/08/2020 14:03

Ex-campeão dos médios, Robert Whittaker encara Jared Cannonier (Foto: UFC/Divulgação)

Próximos de acompanhar a próxima disputa de título do peso médio entre o campeão Israel Adesanya e Paulo Borrachinha, que acontecerá no UFC 253, a organização já prepara o horizonte para as próximas disputas. Segundo o presidente do UFC, Dana White, Robert Whittaker encara Jared Cannonier no UFC 254, no dia 24 de outubro, em rápido retorno do ex-campeão contra um oponente em ascensão na divisão dos médios.

Outrora um meio-médio subaproveitado, Whittaker deixou para trás um corte de peso severo para se tornar um dos melhores lutadores em sua atual categoria. Quando decidiu migrar para o peso médio, logo deixou um rastro de destruição até conquistar o cinturão interino, derrotando Yoel Romero. Não sendo o bastante, um ano depois voltou a enfrentar o cubano, agora como o campeão linear, novamente superando o medalhista olímpico, em combate bonificado como um dos melhores do ano.

Infelizmente, lesões vêm ceifando sua carreira, deixando o neozelandês radicado na Austrália por longos períodos fora de ação. Quando se junta isso aos 50 minutos divididos com um destruidor como Romero no octógono, são levantadas dúvidas de como Robert vai continuar se apresentando. Em sua derrota para Adesanya, o ex-campeão foi amplamente dominado e, mesmo tendo superado Darren Till no último combate, “Bobby Knuckles” não teve o mesmo rendimento de antes.

Por outro lado, Jared Cannonier fez o caminho contrário. Iniciando sua trajetória no UFC como peso pesado, acabou descendo até o médio, após acumular desempenhos medianos nas duas categorias mais pesadas. Agora na sua faixa de peso ideal, o atleta americano teve maximizada a sua principal arma, o poder de punch descomunal, capaz de definir os combates com um golpe singular. Aos 36 anos, “The Killa Gorilla” tem sua maior chance de disputar um título, vindo três nocautes consecutivos e ainda invicto na categoria. Adicionar uma vitória sobre o ex-campeão mais recente certamente o colocará na rota do título.

O UFC 254 terá como luta principal a terceira defesa do cinturão do peso leve de Khabib Nurmagomedov contra o campeão interino Justin Gaethje, além de contar com o duelo entre dois top 10 do peso pesado Alexander Volkov e Walt Harris. O evento está marcado para o dia 24 de outubro, ainda sem local definido.