Revanche entre Rampage Jackson e King Mo Lawal lidera o Bellator 175

King Mo Lawal volta ao peso pesado para vingar uma derrota controversa para o algoz Rampage Jackson, no Bellator 175, enquanto Marcos Loro retorna ao peso pena para encarar o ascendente Emmanuel Sanchez.

Cada vez mais angariando grandes nomes do MMA e chamando atenção, o Bellator MMA apelará para alguns veteranos em sua 175ª edição, que acontecerá na Allstate Arena, em Rosemont, Illinois. O combate principal do Bellator 175 será um duelo na divisão dos pesados entre o ex-campeão da categoria de baixo no UFC Quinton “Rampage” Jackson e o ex-campeão do Strikeforce Muhammed “King Mo” Lawal.

LEIA MAIS MMA Além do UFC tem Bellator, Brave e muitas disputas de cinturão

Os dois já se encontraram anteriormente, no Bellator 120, realizado em maio de 2014. Na ocasião, eles fizeram a final do torneio dos meios-pesados da 10ª temporada, quando a organização ainda tinha esse formato de disputa. O combate foi vencido por Rampage em uma controversa decisão dividida. Agora, eles terão a chance de resolver – ou aumentar – a intriga nesta sexta-feira.

Quinton hoje é apenas um rascunho daquele lutador que era brutal no PRIDE e que foi campeão do UFC em 2007, inclusive chegando a defender o cinturão na época em que ele pipocava de mão em mão até parar em Jon Jones. Mesmo em uma sequência de quatro vitórias, o estado de deterioração de Jackson vai aumentando, assim como a sua incapacidade física, já que ele bateu incríveis 114kg na pesagem oficial.

Do lado de Lawal, a esperança é buscar uma nova oportunidade pelo cinturão. King Mo entrou em ótima fase após o controverso revés para Rampage, conseguindo quatro vitórias consecutivas dentro do Bellator e conquistando o torneio de 2015 do RIZIN Fighting Federation. Em 2016, perdeu a luta que poderia lhe colocar na disputa do título contra Phil Davis, se recuperou vencendo Satoshii Ishii e acabou nocauteado por Mirko Cro Cop ao tentar um bicampeonato dentro do RIZIN.

Além de não estar em seu auge físico e técnico, Rampage não apresenta indícios de que quer permanecer lutando MMA, ainda mais dentro da arena circular do Bellator. Uma vitória sobre King Mo é bem improvável neste cenário. A esperança é que Lawal não tenha muitas dificuldades para jogar Jackson contra o solo inúmeras vezes e, quem sabe, até conseguir um nocaute.

Muhammed Lawal vs Quinton Jackson odds - BestFightOdds

Outro veterano que subirá na arena circular montada em Rosemont será o peso pesado russo Sergei Kharitonov, que buscará a primeira vitória no Bellator, contra o americano Chase Gormley. Conhecido por sua carreira no PRIDE e por ter vencido nomes como Fabricio Werdum, Alistair Overeem e Andrei Arlovski, Kharitonov estreou no Bellator sendo brutalmente nocauteado por Javy Ayala em apenas 16 segundos.

Seu oponente será um ex-lutador do UFC. Gormley conseguiu emplacar uma sequência de boas vitórias e conquistou o cinturão do Titan FC antes de ser contratado pelo Bellator. Na nova casa, acabou perdendo a primeira luta para Dan Charles e, em seguida, emplacou vitórias por decisão dividida sobre Joey Beltran e Bobby Brents. O combate é o último do contrato de Gormley e ele citou que não tem interesse em retornar ao UFC – o sentimento do Ultimate provavelmente é recíproco.

Um raio provavelmente não cai no mesmo lugar quando o assunto é Kharitonov nocauteado por um cara aleatório. O russo ainda é material para ser um campeão na organização e o caminho rumo ao título começará a ser trilhado nesta sexta, com uma probabilidade muito grande de vitória.

Chase Gormley vs Sergei Kharitonov odds - BestFightOdds

O Bellator 175 tem no peso pena mais um duelo que chama atenção, o que confrontará o americano Emmanuel Sanchez e o brasileiro ex-campeão da divisão abaixo Marcos “Loro” Galvão. Saindo do trio Straus-Pitbull-Curran, um dos novos nomes que pode despontar no futuro é o de Emmanuel “El Matador” Sanchez. Sempre protagonista de combates animados, Sanchez conseguiu uma importante vitória sobre Georgi Karakhanyan em sua luta mais recente, em um combate que o recolocou na fila de disputa pelo título.

Marcos Loro chegou ao grande momento de sua carreira quando finalizou Joe Warren e conquistou o cinturão dos galos do Bellator, mas o reinado acabou ainda na primeira defesa, quando foi dominado pelo ex-companheiro de treinos Dudu Dantas. Em seu combate de retorno, Loro teve muitas dificuldades contra o limitado LC Davis e venceu em uma decisão dividida.

Provavelmente pensando em abrir mão do forte corte de peso para melhorar o desempenho, Loro voltará ao peso pena. Apesar de ser bem gabaritado no MMA, Marcos deve levar um choque de realidade na nova divisão. Emmanuel é um dos novos talentos até 66 quilos, categoria bem mais povoada que o peso galo, e deve tomar conta do combate por completo.

Emmanuel Sanchez vs Marcos Galvao odds - BestFightOdds

O Bellator 175 será transmitido no Brasil pelo FOX Sports a partir das 22:00h, no horário de Brasília. O combate entre o ex-UFC Noad Lahat contra Lloyd Carter e dos prospectos Steve Kozola contra Jake Roberts completam o card principal.

  • James sousa

    Rampage Jackson está de saco cheio de lutar na minha opinião e só está querendo se livra logo do contrato com o bellator

  • Bruno carrer

    Se Lawal nao noucatear ou finalizar (sub), rampage ganha, ele luta juntos cm os juízes. Foi assim contra machida,ishi e o próprio lawal

  • Sexto Empírico

    Rampage disse, nos últimos dias, coisas como “não sabia que minha luta seria nos pesados” e “me arrependo de ter começado a lutar”, demonstrando a importância q dá pra carreira ultimamente.
    Em seu auge, tirando uns três ou quatro, bateria a elite do Bellator em um torneio de fim de semana à moda antiga. Com dor e requintes de crueldade.
    Hoje, com motivação apenas para destruir fast food, é apenas uma sombra faminta e gorda, melancólica lembrança do temido guerreiro que já foi um dia.
    Triste fase e final infeliz de um dos lutadors mais violentos e vibrantes que já existiu.

  • Fernando Tassoni