Revanche entre Gennady Golovkin e Canelo Alvarez é remarcada para setembro

Depois de meses de expectativa, a negociação para a remarcação da esperada revanche entre Gennady Golovkin e Saúl “Canelo” Álvarez finalmente teve um final feliz.

Com o negócio tendo parecido ir por água abaixo e chegando a sua data limite nesta quarta-feira (13), foi reportado durante a tarde pela ESPN que Oscar De La Hoya – CEO da Golden Boy Promotions – havia dito que não haveria mais luta. Porém, as negociações parecem ter sofrido uma grande reviravolta nas últimas horas, com o mesmo De La Hoya vindo comunicar em suas redes sociais que a revanche está confirmada, e acontecerá no dia 15 de setembro.

O principal empecilho nas negociações foi a divisão de lucros do combate, que vendeu em sua primeira edição 1,3 milhões de pacotes de PPV e teve uma bilheteria de mais de 27 milhões de dólares. No contrato fechado para o duelo de setembro de 2017, Canelo ficou com 70% dos lucros, e passaria a receber 65% para a revanche em maio, que acabou cancelada. Com as duas falhas do mexicano no antidoping, que acabou sendo suspenso seis meses pelo caso, Golovkin passou a ser mais rigoroso nas negociações para a remarcação do duelo, pedindo uma divisão de 50% para cada lado.

Porém, a Golden Boy Promotions – empresa que representa Canelo Álvarez – não atendeu a pedida do cazaque, tendo enviado como última proposta uma divisão de 47,5% para ele nos lucros nesta quarta-feira. Com uma possibilidade de acordo esfriando, De La Hoya até cogitou abrir conversas para um duelo contra o peso médio Daniel Jacobs (34-2, 29 KOs), mas uma virada nas negociações viu o combate entre Golovkin e Canelo ser confirmado, ainda não se sabe sob quais condições.

Gennady Golovkin e Canelo Álvarez se enfrentaram pela primeira vez em 2017, com a luta terminando em empate

Gennady Golovkin e Canelo Álvarez se enfrentaram pela primeira vez em 2017, com a luta terminando em empate

Gennady “GGG” Golovkin (37-0-1, 33 KO) é listado pela The Ring como o melhor boxeador do mundo peso-por-peso. Aos 36 anos de idade, o cazaque é bastante conhecido pelo poder de nocaute absurdo, chegando a vencer 20 boxeadores em sequência por interrupção. Ele atualmente carrega os cinturões peso médio na WBA, IBO e no WBC.

Com 27 anos, Saul “Canelo” Alvarez (49-1-2, 34 KO) é o principal boxeador mexicano da atualidade. Sua única derrota profissional veio em duelo com Floyd Mayweather, em 2013. Ele já foi detentor de títulos no peso meio-médio e no peso médio ligeiro, e ocupava a quarta posição no ranking peso-por-peso da The Ring até seu caso de doping.

A primeira luta entre os dois aconteceu no dia 16 de setembro de 2017. Na ocasião, Golovkin colocou os cinturões do peso médio da WBA, WBC, IBF e IBO contra Canelo, então detentor do título da revista The Ring. Após doze assaltos de batalha, o resultado oficial foi um controverso empate dividido. Muitos fãs e membros da mídia acreditam que Golovkin deveria ter vencido o combate.

O segundo confronto entre Gennady Golovkin e Canelo Álvarez acontecerá no dia 15 de setembro de 2018, em evento que deve ser realizado na T-Mobile Arena, em Las Vegas, nos Estados Unidos.