Por Gabriel Carvalho | 25/08/2017 00:53

Na última quinta-feira, aconteceu o quarto dia de competições do Campeonato Mundial de Wrestling, que está sendo sediado em Paris, França,e que marcou o encerramento das lutas femininas no estilo livre e a vitória do Japão na competição por equipes, mas o principal destaque do dia foi para Vanesa Kaladzinskaya, que impediu o 100% de aproveitamento japonês no lugar mais alto do pódio.

Campeã olímpica no Rio em 2016, a jovem Sara Dosho conquistou o seu primeiro campeonato mundial. Competindo na categoria até 69 quilos, Dosho chegou no combate final repetindo a decisão de 2014, contra a alemã Aline Focken, mas o resultado foi diferente. Após a equilibrada derrota de 2014, Dosho venceu a revanche pelo placar de 3-1, em mais um duelo disputado. Os bronzes foram pra a chinesa Yue Han e a francesa Koumba Larroque.

Outra medalhista de ouro em 2016 e que venceu o primeiro mundial foi a também japonesa Risako Kawaina divisão até 60 quilos. Na sua luta final, encarou a americana Alilson Ragan e aplicou um passeio, vencendo por 13-0. Os bronzes ficaram com Anastasija Grigorjeva e Malin Johanna Mattsson.

A final até 48 quilos foi entre a romena Alina Vuc e a japonesa Yui Susaki. Aline começou bem e chegou a abrir quatro pontos depois de colocar Susaki no solo, mas a japonesa mostrou superioridade, usou belas quedas e rolamentos para virar o combate para 14-4 e chegar à sua primeira conquista mundial. Kim Son-Hyang e Evin Demirhan foram as medalhistas de bronze.

O Japão só não ganhou todas as medalhas de ouro no segundo dia do estilo livre feminino por causa de Vanesa Kaladzinskaya. A bielorrussa conquistou o Mundial pela segunda vez, agora na divisão até 53 quilos, batendo a japonesa Mayu Mukaida na final. Mukaida teve um grande início, conseguindo uma ótima queda e as costas de Vanesa, abrindo seis pontos de vantagem. Quando parecia que outro ouro iria pro Japão, Kaladzinskaya se recuperou e conseguiu a virada nos segundos finais, ao cravar a oponente no solo. Os bronzes ficaram com Maria Prevolaraki e Roksana Zasina.

O Mundial de Wrestling continuará na sexta-feira, com o primeiro dia do estilo livre masculino, nas categorias até 57, 61, 86 e 125 quilos. As lutas são transmitidas no site da United World Wrestling.

Editor do MMA Brasil. Fã de esportes em geral, apaixonado pela arte de punhos em rostos alheios. Amante de filmes e música.