Mundial de Judô – 5º Dia: Mayra Aguiar brilha na conquista do bicampeonato

Na manhã desta sexta-feira, foi realizado o quinto dia de competições do Campeonato Mundial de Judô, que está sendo realizado em Budapeste, na Hungria. Hoje aconteceram disputas nas categorias médio, no masculino, e meio-pesado, no masculino e feminino.

Mayra Aguiar conquistou a primeira medalha de ouro brasileira no Mundial de 2017. Vencendo todas as oponentes na categoria meio-pesado e eliminando a francesa Audrey Tcheumeo, adversária que a derrotou na semifinal olímpica no Rio. No duelo final, Mayra encarou a japonesa Mami Umeki, campeã mundial em 2015. O combate acabou indo para o golden score e a brasileira conseguiu um waza-ari, repetindo o feito de 2013 e se tornando campeã mundial pela segunda vez.

No meio-pesado masculino, a Sérvia teve uma conquista inédita. Nemanja Madjov encarou o esloveno Mihael Žgank no duelo  final e venceu após Zgank levar duas punições, uma por postura defensiva e outra por uso de cabeça.

O Japão voltou a ganhar uma medalha de ouro entre as mulheres. Na disputa do peso médio feminino, Chizuru Arai conseguiu um ippon por estrangulamento sobre a porto-riquenha Maria Perez. A brasileira Maria Portela teve um desempenho bom e chegou nas quartas de final, mas as chances de medalha acabaram após derrotas para Arai e para a espanhola Maria Bernabeu.

As competições seguem amanhã com disputa no peso meio-pesado e pesado masculino, além do peso pesado feminino. As competições são transmitidas no site da IJF.