Mundial de Judô – 2º Dia: Japoneses brilham de novo e Érika Miranda é bronze

Na manhã desta terça-feira, foi realizado o segundo dia de competições do Campeonato Mundial de Judô, que acontece na cidade de Budapeste, na Hungria. Hoje aconteceu a disputa na categoria meio leve (52 quilos para mulheres, 60 quilos para homens).

Assim como no primeiro dia, os atletas do Japão faturaram as duas medalhas de ouro. Entre os homens, o jovem Hifume Abe venceu o Mundial pela primeira vez. No duelo final, ele encarou o russo Mikhail Puliaev e conseguiu um belo ippon com pouco mais de dois minutos de luta, vencendo o campeonato pela primeira vez aos 20 anos de idade. Os bronzes ficaram com Tal Flicker e Vazha Margvelashvili.

Entre as mulheres, quem ficou com o ouro foi Ai Sashime, que bateu a compatriota Natsumi Tsunoda por ippon na final. Também foi a primeira conquista de Sashime em Mundiais.

A primeira medalha brasileira em Budapeste apareceu entre as mulheres, com Érika Miranda. Segunda colocada no ranking da Federação Internacional de Judô, ela acabou caindo nas quartas de final para a finalista Tsunoda, mas venceu a luta de repescagem e venceu a disputa do bronze contra Majlinda Kelmendi, do Kosovo, por wasari.

Medalhista de ouro em Londres 2012, Sarah Menezes não foi bem na seu primeiro Mundial em nova categoria. Ela acabou perdendo ainda na segunda luta, quando enfrentou a campeã Ai Sashime. Charles Chibana também não teve um bom desempenho, perdendo para o francês Killian Le Bouch.

O Mundial seguirá amanhã com as disputas na categoria peso leve, onde competirão os brasileiros Marcelo Contini e Rafaela Silva. O campeonato é transmitido no Brasil pelos canais SporTV, com as lutas começando às 05h e com as finais a partir das 11h.

  • James sousa

    Muito bom esse bronze para a Érika. Torço para a Sarah se dar bem nessa nova categoria. Espero que se saia melhor nas próximas competições