Mundial de Judô 2017 – 1º Dia: Naohisa Takato conquista bicampeonato em dia japonês

Na manhã desta segunda-feira, foi realizado o primeiro dia do Campeonato Mundial de Judô, que acontece na László Papp Budapest Sports Arena, em Budapeste, Hungria. 731 atletas de 126 países estarão no leste europeu para o primeiro Mundial do ciclo olímpico de Tóquio.

Maior potência do judô e que terá o fator casa nas próximas Olimpíadas, a equipe japonesa teve um bom início e conquistou as duas medalhas de ouro que estiveram em disputa no primeiro dia. No peso extra-leve, Naohisa Takato conquistou o bicampeonato mundial. Bronze no Rio, ele aproveitou a ausência do campeão olímpico Beslan Mudranov e a queda do vice Yeldos Smetov para se estabelecer como o favorito ao título. Na final, uma vitória por ippon sobre o azerbaidjanês Orkhan Safarov. Os bronzes ficaram com Diyorbek Urozboev e Ganbatyn Boldbaatar.

Já no peso extra-leve feminino, a japonesa Funa Tonaki surpreendeu e conquistou o ouro. Depois da compatriota Ami Kondo perder nas semifinais para a mongol Mönkhbatyn Urantsetseg, que foi campeã mundial em 2013, Tonaki conseguiu conquistar o seu primeiro campeonato ao vencer por wazari. Os bronzes ficaram com Kondo e Galbadrakhyn Otgontsetseg.

Principal potencial de medalha para o time brasileiro no primeiro dia, Stefani Koyama acabou caindo na mesma chave da campeã Tonaki, perdendo por wazari nas oitavas de final.

O Mundial seguirá amanhã com as competições na categoria meio-leve e em ambos sexos. A categoria feminina terá a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã pan-americana Érika Miranda. As competições estão sendo transmitidas nos canais SporTV, a partir das 05h e com as finais a partir das 11h.