Mundial de Jiu-Jítsu: Marcus Buchecha faz história em meio a várias quebras de recordes

Marcus Buchecha se torna o maior campeão mundial absoluto da história do jiu-jítsu num campeonato que coroou Dominyka Obelenyte e viu o adeus de Romulo Barral.

Fala, galera do MMA Brasil!

Depois de uma semana conturbada para os fãs dos esportes de combate, vamos aos destaques do Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu 2016, da IBJJF, que aconteceu na bela Califórnia, mais precisamente em Long Beach.

Nossa análise pré-evento já mostrava várias possibilidades de grandes confrontos. Alguns deles saíram do campo imaginativo e levantaram as arquibancadas da Pirâmide. A edição de 2016 foi marcada pela quebra de vários recordes: Bruno Malfacine (oito vezes campeão no peso galo) e Rafael Mendes (seis vezes campeão no peso pena) superaram suas próprias marcas e Marcus Buchecha mais uma vez fez história.

O maior de todos os tempos

A tão esperada volta de Marcus Almeida, o Buchecha, não só surpreendeu como quebrou mais um recorde. A conquista do tetracampeonato no peso e no absoluto do ídolo da Checkmat ultrapassou a antiga marca de Roger Gracie (tricampeão) e tornou Buchecha o maior campeão absoluto da história dos Mundiais. Com uma campanha perfeita, ele garantiu mais um título após bater na final o badalado Erberth Santos, em uma luta decidida no finalzinho, quando Almeida raspou faltando 20 segundos e cravou um 6 a 4. Monstro demais.

Marcus-Buchecha-Erberth-Santos-Mundial-Jiu-Jitsu-2016

O adeus de uma lenda

O quatro vezes campeão mundial Romulo Barral anunciou sua aposentadoria após uma bela campanha na categoria de peso. Ele foi parado por Leandro Lo em uma das finais da nossa prévia que se concretizou.

Após a luta, em uma bela demonstração de gratidão e visivelmente emocionado, Romulo amarrou sua faixa preta na cintura de Lo, mostrando respeito e admiração pela vitória do adversário. Um momento épico para o esporte e que deixa fresco em nossa memória todo o legado do faixa-preta de Vinicius Draculino e Hall da Fama da IBJJF. Obrigado por tudo, Rômulo!

Romulo Barral:

“Eu estive pensando sobre isso por cinco anos, é uma decisão difícil. É um prazer estar aqui lutando contra o melhor do mundo. Estou muito emocionado, porque esta é a última vez que vou pisar no tatame do Mundial. Estou feliz com o que eu fiz na minha jornada. Meu trabalho no Mundial foi feito.”

Romulo-Barral-Leandro-Lo-Mundial-Jiu-Jitsu-2016

Mais uma vez Dominyka

A lituana Dominyka Obelenyte, faixa-preta de Marcelinho Garcia, confirmou seu favoritismo e garantiu o duplo ouro no Mundial de 2016. Ela venceu Venla Luukkonen na categoria de peso com um absurdo placar de 33 a 0 e bateu Bia Mesquita no absoluto, reforçando seu nome na história da arte suave.

Mackenzie Dern vs. Michelle Nicolini no MMA?

Mackenzie Dern garantiu mais um título mundial ao vencer a 10 vezes campeã Michelle Nicolini. Dern, que já tem luta de MMA marcada, ainda não se pronunciou sobre seu futuro no jiu-jítsu. Já Nicolini garantiu que este foi seu último Mundial e que poderemos vê-la em breve nos cages. Será que teremos este confronto novamente, mas agora com as luvinhas de 4 onças?

Mackezie-Dern-Mundial-Jiu-Jitsu-2016

Olha quem está chegando

O gaúcho Nicholas Meregali mais uma vez brilhou e conquistou peso e absoluto na faixa marrom, repetindo o feito do ano passado, ainda na roxa. Moleque é fenômeno. O atleta da Alliance, pupilo de Mario Reis, é uma grande aposta para o futuro da faixa preta. Será que ano que vem já estará no tanque dos tubarões?

Por falar em faixa preta, temos mais uma grande promessa. A talentosa Tayane Porfírio, da Alliance, foi graduada no pódio após alcançar o primeiro lugar na faixa marrom e o terceiro no absoluto.

E para vocês, qual foi a maior surpresa do Mundial 2016? Aguardo os comentários. Confira todos os resultados clicando aqui.

Oss!

  • Thiago Kuhl

    Cada vez que eu vejo o Rafa se consolidando como um dos melhores da história fico mais feliz. Ele o Gui e a família deles merecem toda a alegria possível :D

    • Gustavo Menor

      Mais do que isso, acho que eles estão se consolidando cada vez mais como equipe, visto que vem fazendo um trabalho irado com as crianças da AOJ. Sabem muito!

      • Thiago Kuhl

        Sim! É muito legal como eles tem crescido! Imagino como será daqui 10 anos! O.O

      • Verdade.

  • Edu Machado

    Num confronto entre Roger Gracie vs buchecha, quem é o melhor? Se é que por questões de categoria de peso seria possível…..

    E tecnicamente, qual o melhor?