MMA Brasil TV: entrevista com Rodrigo Babi, preparador físico dos atletas da Team Nogueira

Por Alexandre Matos | 01/07/2012 14:27

No MMA moderno, um dos profissionais mais importantes nos treinamentos de um lutador é o preparador físico. Um bom trabalho de condicionamento físico ajuda o atleta a suportar os quinze (ou vinte e cinco) minutos de combate no ritmo intenso que a competição de alto nível exige.

No UFC 147, uma das grandes questões que pairavam no ar era sobre o preparo físico de Rony Jason, que enfrentaria Godofredo Pepey na final dos penas. Jason convive desde o início da carreira com a desconfiança acerca de sua capacidade de lutar bem por quinze minutos e, como Pepey é conhecido pela gana demonstrada nos treinos, havia a curiosidade de saber como Rony se comportaria na luta.

Jason venceu por decisão unânime e conquistou o sonhado contrato com o UFC. No dia do evento, conversamos com Rodrigo Babi, profissional de BEone do professor Claudio Pavanelli e um dos preparadores físicos da Team Nogueira. Babi comentou sobre o trabalho realizado com Jason, Anistávio Gasparzinho e Renée Forte, os três representantes da equipe no card do UFC 147.

O preparador físico explicou que Gasparzinho dividiu o camp entre a Team Nogueira e sua academia em Natal e explicou que Renée Forte seguiu o plano de treinos até o fim, mesmo depois de saber que a luta contra Serginho Moraes havia caído. Babi explicou também a ideia de aproveitar Forte em outras categorias mais leves daquela que o cearense lutou no TUF Brasil. Sobre Rony Jason, Rodrigo contou também que começou o trabalho com o atleta quando este ainda lutava no Max Fight, sem sequer saber que estaria um dia no TUF.

No fim da conversa, Babi chamou Eric Albarracin, o Capitão das Américas, treinador de wrestling dos atletas da Team Nogueira, para mandar uma mensagem para o MMA Brasil. Albarracin já treinou atletas do porte de “King” Mo Lawal, Cain Velasquez, Daniel Cormier e Henry Cejudo, campeão olímpico em Pequim. Vestido a caráter, a figuraça falou que Rony é o futuro da Team Nogueira no UFC.