Por Idonaldo Filho | 23/11/2021 01:20

O UFC Vegas 43 decepcionou um pouco tendo um alto número de lutas que foram decididas através de decisões dos juízes laterais, a maioria em combates que não tiveram lá grandes emoções. Na luta principal, Ketlen Vieira foi dominante e bateu a ex-campeã dos galos Miesha Tate com certa autoridade.

+UFC Vegas 43: Vieira vs. Tate – Resultados

Por outro lado, o evento trouxe alguns novos nomes para perto do top 5 de suas respectivas categorias. Os principais casos foram os de Sean Brady e Taila Santos, que podem sonhar com chances pela cinta muito em breve após vencerem, respectivamente, Michael Chiesa e Joanne Wood.

+ Apoie o MMA Brasil e colabore com o jornalismo independente

Confira no MMA Brasil Matchmaker algumas possibilidades de casamentos envolvendo os lutadores que atuaram no UFC Vegas 43.

Ketlen Vieira vs. Holly Holm

Não foi a melhor das lutas, mas dá pra dizer que tivemos um desempenho seguro de Ketlen Vieira, que conseguiu talvez a maior vitória da carreira e segue em busca de uma chance de disputar o título. Enfrentando a ex-campeã Miesha Tate, a brasileira dominou em pé, focando na cabeça, foi ok no clinch e fez o suficiente para vencer a maior parte dos rounds, também tendo êxito em evitar que a americana levasse o jogo para sua área preferida: o grappling.

Acho que ainda ficou insuficiente para empolgar os matchmakers, os fãs e o presidente para que dispute o título, por isso há a necessidade de mais uma luta. Olhando os rankings, um nome fica claro pra mim é o de Holly Holm. Sinceramente? Esse casamento tem toda cara de uma cura da insônia, mas é o que temos e faz bastante sentido com a vencedora se encaminhando para ser a desafiante da “Leoa” no peso galo. Considerando que ela enfrentará Julianna Peña em breve, sempre há a possibilidade dela aparecer e dar o ar da graça na categoria do peso pena.

Sean Brady vs. Vencedor de Muhammed/Thompson

Tá aí um camarada que me surpreendeu. Sean Brady tinha em Michael Chiesa um cara que, apesar de ser ex-peso leve, é muito grande – mas pouco importou. Brady o jogou no chão como se nada fosse (acertou 5 de 8 quedas), pegou algumas posições boas, pegando as costas do “Maverick” por diversas vezes, bateu um pouco e foi quem mais tomou iniciativa nesse monótono confronto. Faltou definir o combate? Talvez, mas Sean sai com uma vitória sobre um nome relevante e fica de olho nas próximas movimentações da divisão.

Olhando os rankings, acho que é mais do que justo uma luta de contender contra o vencedor de Stephen Thompson e Belal Muhammad, que se enfrentam no UFC Vegas 45. Invicto no evento, Brady precisa alçar voos mais altos  enquanto tanto Thompson quanto Muhammad não estariam em condições de pleitear uma eliminatória mesmo com vitória. Se encarar Wonderboy, Sean pode ter sucesso com sua boa média de quedas, mas eu optaria por um duelo contra Muhammad, um atleta completo, de mãos rápidas, que não sei se aceitaria facilmente o jogo de luta agarrada proposto pelo americano.

Taila Santos vs. Lauren Murphy

O melhor desempenho individual do evento na minha opinião foi o de Taila Santos. A brasileira chegou meio desacreditada ao UFC, principalmente pelo histórico de realizar combates contra amadoras no cenário regional brasileiro, mas se provou uma lutadora de elite contra as melhores no líder do mercado atropelando a competente Joanne Wood na especialidade dela – a trocação. Acho que com mais uma ou duas vitórias, poderemos ver Taila se consolidando como uma nova vítima para Valentina Shevchenko.

Acho que dá pra coloca-la contra Lauren Murphy, que recentemente perdeu para a campeã e não tem nenhum compromisso marcado. Murphy é conhecida por ser uma atleta muito dura e que tem bom ritmo, preferindo a luta em pé, assim como a brasileira. Teríamos uma peleja interessante, que faz certo sentido e, Lauren é um nome conhecido que pode agregar no cartel da brasileira caso saia vencedora. O que acham?

Confira outras opções para os envolvidos no UFC Vegas 43:

Miesha Tate vs. Lina Lansberg
Michael Chiesa vs.  Vencedor de Rakhmonov/Harris
Joanne Wood vs. Vencedora de Modafferi/O Neill
Rani Yahya vs. Perdedor de Munhoz/Cruz
Kyung Ko Hang vs. Vince Morales
Adrian Yanez vs. Alejandro Perez
Davey Grant vs. Aiemann Zahabi
Pat Sabatini vs. Perdedor de Evloev/Topuria
Rafa Garcia vs. Austin Hubbard
Natan Levy vs. Mike Breeden
Loma Lookboonmee vs. Istela Nunes
Cody Durden vs. Muhammad Mokaev
Aoriqileng vs. demissão
Shayilan Nuerdanbieke vs. Tucker Lutz
Sean Soriano vs. demissão
Luana Pinheiro vs. Lupita Godinez
Sam Hughes vs. demissão

Foto: UFC/Divulgação/Twitter