Por Idonaldo Filho | 20/10/2021 00:14

main event não foi lá dos mais empolgantes tanto em termos de nome, quanto em emoção na luta, mas houveram lutas divertidas espalhadas pelo UFC Vegas 40, principalmente na parcela preliminar. Entre os penas, Aspen Ladd pegou a luta de última hora e foi derrotada pela brasileira Norma Dumont, que se credencia para ser desafiante da suposta categoria. Já na luta coprincipal, Andrei Arlovski barra mais um atleta em ascensão, superando Carlos Boi.

+UFC Vegas 40: Ladd vs. Dumont – Resultados

+ Apoie o MMA Brasil e colabore com o jornalismo independente

Confira no MMA Brasil Matchmaker algumas possibilidades de casamentos envolvendo os lutadores que atuaram no UFC Vegas 40.

Norma Dumont vs. Amanda Nunes

Peso pena de origem, já acostumada com a categoria, Norma Dumont fez boa luta, com certa dominância, vencendo a peso galo Aspen Ladd, que visto os costumeiros problemas com a balança, preferiu subir para pegar a peleja substituindo Holly Holm. Nesse duelo vimos o melhor uso da envergadura pela brasileira, que fez valer a diferença de tamanho e aproveitou de uma apática performance da americana. Dado que a categoria não tem quase ninguém, isso já deve ser o suficiente para carimbar um title shot.

E a campeã é a lendária Amanda Nunes. Marcada para defender o título da categoria de baixo, contra Julianna Peña, caso Amanda volte ao peso pena para defender sua segunda coroa acredito que Norma seja a adversário nesse momento, afinal de contas, ela praticamente já derrotou as meninas que compõem essa divisão – talvez com exceção da péssima Zarah Fairn. O desfecho a gente já sabe, as chances de Norma são mínimas, mas é o protocolo né, numa categoria com cinco meninas é o que dá para fazer.

Andrei Arlovski vs. Sergey Spivak

O velho Andrei Arlovski não nocauteia ninguém a mais de meia década, mas tá firme e forte no objetivo de ser uma peneira pra separar o joio do trigo na divisão dos pesados. Um eficiente porteiro, Arlovski foi bem mais técnico, movimentando bastante, acertando chutes baixos e as melhores sequências em cima de Carlos Boi, ao custo de parecer que teria um mal súbito a qualquer momento tamanho o cansaço no terceiro assalto. Foi o suficiente para garantir um 29-28 unânime entre os três juízes, acumulando agora incríveis quatro vitórias nas últimas cinco lutas, o que é surpreendente para o bielorrusso, que vem ressurgindo das cinzas mais chato do que nunca.

O jovem Sergey Spivak é o 14º da divisão dos pesados e já passou por um teste contra um veterano em Aleksei Oleinik, mas vem de derrota, perdendo o confronto de prospectos contra o ótimo Tom Aspinall. Considerando a boa sequência de Arlovski, justo ele enfrentar um ranqueado novamente, ainda mais considerando que não há muito talento atrás dele para ser testado no momento. O que fica claro é que quando surgirem atletas em boas sequências, jogamos pra cima do Arlovski pra ver qual é o nível do camarada, ao menos para isso o ex-campeão vem ajudando bastante a organização.

Jim Miller vs. Leonardo Santos

Quem diria! O veteraníssimo Jim Miller, recordista de lutas no evento, conseguiu um belo nocaute contra o estreante Erick Gonzalez. Tudo bem que, o nível de Gonzalez pareceu suspeitíssimo, mas é de se surpreender que em 2021 o atleta que estreou no UFC 89 siga vencendo. Sobre a contenda, Miller até chegou a ser atordoado brevemente, mas desenvolveu um pouco o jogo no solo, até que, voltando em pé, um contragolpe certeiro entrou, aproveitando de brecha gritante dada por Gonzalez, demolindo o ex-Combate Americas.

Ficou mais do que claro que Miller ainda tem condições de vencer atletas bem mais novos, considerando que este tenha um nível menor, mas eu acho justo fazer uma lutinha master nesse caso. Léo Santos teve sua imensa sequência de vitórias encerrada após ser nocauteado por Grant Dawson e, enfrentaria Alexander Hernandez em outubro, mas uma lesão fez a luta cair. Uma vez recuperado, dá para fazer Miller vs. Santos, luta justa e que seria bem interessante, principalmente no grappling.

Confira outras opções para os envolvidos no UFC Vegas 40:

Aspen Ladd vs. Zarah Fairn
Carlos Boi vs. Martin Buday
Erick Gonzalez vs. Slava Borschev
Manon Fiorot vs. Perdedora de Lee/Eye
Mayra Bueno vs. Luana Dread
Nate Landwehr vs. Danny Chavez
Ludovit Klein vs. Youseff Zalal
Bruno Blindado vs. Makhmud Muradov
Andrew Sanchez vs. Cody Brundage
Danny Roberts vs. Vencedor de Trinaldo/Grant
Ramazan Emeev vs. Kenan Song
Lupita Godinez vs. Diana Belbita
Danaa Batgerel vs. Nate Maness
Brandon Davis vs. Fernie Garcia
Ariane Carnelossi vs. Jinh Yu Frey
Istela Nunes vs. Na Liang

Fotos: UFC/Divulgação