Por Idonaldo Filho | 05/08/2021 21:40

No último sábado (31), as duas maiores organizações de MMA competiram diretamente ao promover dois eventos ao mesmo tempo: O UFC Vegas 33 e o Bellator 263. Logo, nada mais justo que ambos os eventos terem destaque na coluna de matchmaker dessa semana.

+ Bellator 263: Pitbull vs. McKee – Resultados

No líder do mercado vimos no peso médio o crescimento de Sean Strickland, que cada vez mais se estabelece entre os principais da divisão, derrotando o perigoso Uriah Hall com uma dominante vitória por decisão unânime dos juízes laterais. No Bellator, houve a final do GP dos penas, com o nocaute de AJ McKee sobre Patrício Pitbull, com o jovem americano atropelando o então campeão e conquistando o cinturão dos penas, além do gordo cheque de 1 milhão de dólares.

+ UFC Vegas 33: Hall vs. Strickland – Resultados

Confira no MMA Brasil Matchmaker algumas possibilidades de casamentos envolvendo os lutadores que atuaram no UFC Vegas 33 e Bellator 263.

SEAN STRICKLAND VS. JACK HERMANSSON

Completamente dominante, Sean Strickland mostrou que realmente tomou a melhor opção ao se fixar no peso médio. Contando com menor corte de peso, o estadunidense contou com ótimo condicionamento, manteve um ritmo apertado em pé, derrubando Hall algumas vezes, sufocando o jamaicano e não dando espaço para seus golpes plásticos. Taticamente perfeito, o “Tarzan” está pronto para dar saltos maiores na categoria, podendo estar entre os possíveis contenders para título muito em breve.

O sueco Jack Hermansson frustrou o prospecto Edmen Shahbazyan em maio, estando em boa posição na categoria atualmente, entre os melhores. Jack é conhecido pelo seu wrestling, tendo como principal arma o poderoso ground and pound e levando riscos com estrangulamentos. Strickland prefere o kickboxing volumoso, sem muito poder de nocaute, mas com boa pressão em pé. Logo, teríamos um confronto de estilos bacana e justo em termos de ranking, podendo ser marcado a qualquer momento, já que Hermansson está sem luta marcada.

URIAH HALL VS.  VENCEDOR DE MAKHMUD MURADOV/GERALD MEERSCHAERT

Mais uma vez, Uriah Hall foi controlado por um oponente que não lhe dá o espaço necessário para poder atuar. O jamaicano já mostrou esses problemas em alguns momentos, mas desta vez especificamente parecia mais apático do que o normal, sem nem ter ameaçado o oponente em nenhum momento com seus golpes pesados. A boa fase se encerra e, agora terá que se contentar com oponentes de castas mais baixas, provavelmente fazendo o papel de porteiro em seu próximo combate.

Com 14 vitórias seguidas, três delas no UFC, Makhmud Muradov é um prospecto violento que vem tendo destaque em suas últimas atuações, arrancando nocautes sobre Trevor Smith e Andrew Sanchez. O uzbeque, que é agenciado por ninguém menos que Floyd Mayweather, irá encarar o experiente Gerald Meerschaert, em um combate que parece moldado para Muradov arrebentar. Nada melhor que um teste contra Hall, para vermos se ele tem nível para participar do top 10 da categoria.

AJ MCKEE VS. PATRICIO PITBULL 2

Que desempenho impecável! Nem mesmo o mais otimista dos que torciam para AJ McKee esperavam isso. Agora 18-0, o mais novo campeão do Bellator passou o carro, acertando um potente chute que atordoou completamente Patricio Pitbull, posteriormente finalizando o brasileiro. Houve algumas reclamações por parte do brasileiro quanto a interrupção – que me pareceu correta -, mas basicamente vimos uma passagem de bastão entre o atleta que muitos consideram o melhor da história do evento, para a atual estrela, que chegou a ser o assunto mais comentado no Twitter.

Eu acho que o Bellator vai conceder a revanche imediata para Patrício, pela história que o brasileiro tem na organização. Não sei se será pelos penas ou, se vai ser valendo o título dos leves, categoria onde o brasileiro também é campeão. Patrício é um atleta inteligente, que soube implementar ajustes táticos interessantes ao decorrer dos anos em seu estilo de jogo, podendo muito bem conquistar o triunfo em uma revanche, embora McKee certamente seja favorito. Independente do que aconteça, o Bellator atualmente está com uma galinha dos ovos de ouro, que ajudou a lapidar, em uma aula de como formar um atleta.

MADS BURNELL VS. VENCEDOR DE ADAM BORICS/JAY JAY WILSON

O dinamarquês Mads Burnell teve desempenho irregular no UFC, conquistando apenas uma vitória em três lutas, embora muitos tenham contestado sua demissão prematura. Contratado pelo Bellator, o ex-lutador do Cage Warriors vem se destacando bastante, superando Emmanuel Sanchez, na maior vitória de sua carreira, dominando o ex-desafiante no grappling, vencendo a luta com certa facilidade e se colocando no bolo de contenders do peso pena no Bellator.

No fim desse mês teremos uma contenda entre Adam Borics e Jay Jay Wilson, dois lutadores com estilos totalmente diferentes, tendo no húngaro um perigoso striker, com tendência para jogar joelhadas voadoras, enquanto Jay Jay é um jiujiteiro de bom nível, atleta que foi praticamente revelado pelo Bellator, que o criou desde o início da carreira. Se a revanche entre McKee e Pitbull se confirmar, muito provavelmente será essa peleja aqui destacada a próxima, como eliminatória para definir o futuro desafiante.

Confira outras opções para os envolvidos no UFC Vegas 33 e Bellator 263:

Cheyanne Buys vs. Jinh Yu Frey
Gloria de Paula vs. Na Liang
Jarred Gooden vs. Philip Rowe
Niklas Stolze vs. demissão
Melsik Baghdasaryan vs. Vencedor de Saldana/Lingo
Collin Anglin vs. Kai Kamaka III
Jason Witt vs. Vencedor de Kasanganay/Harris
Bryan Barberena vs. Orion Cosce
Chris Gruetzmacher vs. Christos Giagos
Rafa Garcia vs. Alexander Munoz
Danny Chavez vs. Jonathan Pearce
Ashley Yoder vs. demissão
Zarrukh Adashev vs. Vencedor de Molina/Lacerda
Ryan Benoit vs. demissão

Emmanuel Sanchez vs. Justin Gonzales
Usman Nurmagomedov vs. Vladislav Parubchenko
Islam Mamedov vs. Adam Piccolotti
Brent Primus vs. Saad Awad
Goiti Yamauchi vs. Peter Queally
Vanessa Porto vs. Kate Jackson