Por Idonaldo Filho | 03/03/2021 09:40

O UFC Vegas 20 teve vários desfalques de última hora, contando com apenas nove combates. Ainda sim, tivemos bons desempenhos, principalmente de dois lutadores brasileiros, Pedro Munhoz e Thiago Moisés. Nas principais, vimos embates estratégicos, com Magomed Ankalaev e Cyril Gane continuando com seus avanços nas divisões até 93kg e 120,2kg respectivamente.

LEIA MAIS:  UFC Vegas 20: Rozenstruik vs Gane – Prévia das Principais Lutas

Confira no MMA Brasil Matchmaker algumas possibilidades de casamentos envolvendo os lutadores que atuaram no UFC Vegas 20.

Cyril Gane vs. Alexander Volkov

O francês Cyril Gane veio para ficar mesmo. Cotado pelo MMA Brasil como um dos principais prospectos da divisão antes de chegar ao UFC, Gane utilizou de diversas ferramentas de seu arsenal para derrotar o surinamês Jairzinho Rozenstruik. Membro da MMA Factory em Paris, Gane mostrou condicionamento impecável, tendo um desempenho estratégico e usando da velocidade de seus jabs e chutes, com ocasionais idas ao clinch, mesclando seu jogo de forma bastante eficiente e levando todos os rounds com muita facilidade.

Não é por nada, mas Gane deverá lutar em uma title eliminator na próxima luta que fizer. Considerando que a próxima chance tende a ser de Jon Jones – infelizmente -, e Derrick Lewis também está na porta de uma disputa de título, por que não Alexander Volkov? O russo é também um kickboxer, mas tem mais poder de nocaute que o francês, ainda que nem de perto tenha a variedade. É um duelo empolgante e que pode liderar outro Fight Night sem muitas dificuldades. Aprovam a peleja?

Jairzinho Rozenstruik vs. Sergey Pavlovich

Não houve muito o que Jairzinho Rozenstruik pudesse fazer. O ex-atleta do RIZIN foi completamente envolvido pelo jogo de Cyril, não tendo oportunidades para conseguir suas poderosas sequências, nem chegando a machucar o francês. Com essa derrota e, diante das possibilidades atuais, eu espero que Rozenstruik dê alguns passos para trás na divisão, atuando como porteiro pelo menos por uma oportunidade, antes de receber alguma outra luta relevante para o topo dos pesados.

Não é a minha escolha favorita, mas observando os meus casamentos ideais para o peso pesado, o russo Sergey Pavlovich fica sem ninguém. Eu gostaria de ver Sergey contra o búlgaro Blagoi Ivanov, mas confesso que o prospecto merece uma chance novamente de uma bom adversário para tentar subir na divisão. Alguns podem considerar uma “queima de prospecto”, mas no momento acho que é tranquilo afirmar que Rozenstruik já é um atleta consolidado entre os 15 ranqueados e, que Pavlovich precisa de uma luta grande para poder ter a chance de ingressar no top 10. Serve bem para ambos esse casamento.

Magomed Ankalaev vs. Volkan Oezdemir

Cria do WFCA, Magomed Ankalaev foi mais um talento que assegurou um resultado positivo no UFC Vegas 20. Dessa vez, Ankalaev começou de forma mais lenta, perdendo o primeiro assalto e mostrando uma defesa um pouco preocupante, mas logo engrenou de vez e conseguiu o domínio seguro do duelo, conseguindo atingir Nikita Krylov em várias oportunidades e também levando a luta para o clinch e solo, garantindo uma decisão unânime e provavelmente na próxima atualização da tabela oficial do UFC, sendo o novo membro do top 10 dos meios-pesados.

Volkan Oezdemir tá sem aparecer no octógono desde que foi obliterado por Jiri Prochazka na estreia do tcheco. Conhecido por ser um striker de qualidade e com muito poder de nocaute, Oezdemir tem uma deficiência no solo que já foi explorada no UFC, mas de qualquer jeito é um bom teste para o prospecto russo. Ankalaev vs. Oezdemir é a minha pedida para o futuro, me interessando o casamento de estilos.

Pedro Munhoz vs. Rob Font II

Depois de duas derrotas em sequência, Pedro Munhoz volta a coluna de vitórias, com um desempenho seguro enfrentando Jimmie Rivera. A luta foi bastante animada, com Pedro acertando vários chutes baixos, estragando as pernas de Rivera, conseguindo também as melhores sequências e se movimentando bem, vingando a derrota que teve em 2015. Um dos principais pesos galos, Munhoz com essa vitória deve voltar a olhar para cima, mas há alguns problemas…

Que problemas? É que ele já enfrentou muita gente. Tirando Marlon Moraes, que vem de derrota, e Cory Sandhagen que, se houver justiça, é o próximo na linha do cinturão, ele já pegou todos. Sobraria José Aldo, porém eu prefiro que o brasileiro encare TJ Dillashaw em uma contenda que seria fácil principal de PPV há alguns anos, isso se não se confirmar os boatos de Dillashaw vs. Faber. Logo, eu imagino que uma outra revanche possa acontecer. Rob Font perdeu rapidamente para Munhoz há quase quatro anos, mas é inegável que evoluiu horrores. Hoje, eu dou como favorito o americano, e é por isso que gosto dessa luta.

Alex Caceres vs. Vencedor de Edson Barboza/Shane Burgos

O “Bruce Leeroy” é para muitos um lutador “meme”, que tem um estilo curioso, faz combates divertidos, mas nunca é cotado para nada. As coisas mudaram atualmente. Vindo de quatro vitórias seguidas, Alex Caceres está merecendo uma luta contra um ranqueado. No último sábado, a vítima foi Kevin Croom. Fazendo sua segunda aparição no evento, Croom quase foi pego em um triângulo que estava bem encaixado, mas Caceres largou. O veterano de qualquer modo foi melhor, respondendo bem as ações de Croom e aplicando muito mais volume de golpes, defendendo quase todas as tentativas de queda de Kevin.

Eu fui olhar algumas possibilidades e logo de cara uma me pegou de vez. Imagina o quanto que uma luta entre Alex Caceres e Edson Barboza – que enfrentará Shane Burgos em breve – ia ser intrigante. Claro que o brasileiro seria favorito disparado, com alguma possibilidade de vermos uma surra, mas Edson como peso pena ainda não conseguiu nenhuma interrupção, estando 1-3 na divisão. Juntando as peças, Caceres merece um ranqueado e, Edson precisa de resultados mais convincentes, é uma oportunidade boa para os dois lutadores. Caso Burgos vença, continua sendo uma luta muito com alto potencial.

Confira outras possibilidades para duelos entre os atletas envolvidos no UFC Vegas 20:

Nikita Krylov vs. Vencedor de Clark/Cutelaba
Mayra Sheetara vs. Montana De La Rosa II
Jimmie Rivera vs. Merab Dvalishvili
Kevin Croom vs. Mike Grundy
Thiago Moisés vs. Al Iaquinta
Alexander Hernandez vs. Mike Davis
Alexis Davis vs. Roxanne Modafferi
Sabina Mazo vs. Luana Dread
Ronnie Lawrence vs. Vencedor de Bautista/Jones
Vince Cachero vs. demissão
Dustin Jacoby vs. Roman Dolidze
Maxim Grishin vs. Marcin Prachnio

Foto: UFC/Divulgação