Por Idonaldo Filho | 08/02/2021 13:02

Após uma semana de folga, o UFC retornou no mês de fevereiro com um duelo até rápido entre pesos pesados, com a vitória de Alexander Volkov contra Alistair Overeem, por nocaute. Outro veterano que não teve um bom desempenho foi Frankie Edgar, atropelado por Cory Sandhagen. Também no evento, movimentações interessantes na categoria dos leves.

LEIA MAIS: UFC Vegas 18: Overeem vs. Volkov – Resultados

Confira no MMA Brasil Matchmaker algumas possibilidades de casamentos envolvendo os lutadores que atuaram no UFC 257.

ALEXANDER VOLKOV VS. VENCEDOR GANE/ROZENSTRUIK

Grande vitória de “Drago” Volkov. O ex-campeão do Bellator perseguiu um acuado Alistair Overeem durante todo o combate, conseguindo encerrar a fatura no segundo round com um nocaute até meio tosco, com o veterano holandês caindo de quatro no chão do octógono. O resultado é fundamental para a caminhada do russo até uma oportunidade de disputar o título, mas pode ter outros trocadores imponentes no caminho. Provavelmente indo ao top 5 na próxima atualização do ranking,  acredito que é até claro qual o próximo oponente de Alexander.

E esse oponente sairá do duelo entre Cyril Gane e Jairzinho Rozenstruik. Dois trocadores de elite, nenhum deles ainda enfrentou Volkov e, para o nível que estamos acostumados nos pesados, é luxo um combate que envolva qualquer um dos três citados. Considerando que temos Curtis Blaydes esperando sua chance – há chances de nem ter dependendo de Dana White -, podemos apontar que o vencedor de uma luta entre Volkov e Gane/Rozenstruik fica como segundo na fila.

CORY SANDHAGEN VS.  VENCEDOR DE YAN/STERLING

Com apenas dois meses do ano, já temos uma unanimidade para o melhor nocaute até então. Cory Sandhagen em pouco tempo acertou uma joelhada voadora certeira, nocauteando instantaneamente o veterano Frankie Edgar. Mesmo tendo perdido inapelavelmente para Aljamain Sterling recentemente, é inegável que Sandhagen tem momento na divisão, principalmente considerando o método que obteve suas últimas vitórias: por nocautes plásticos.

Eu já falo com tranquilidade que ele se credenciou ao posto de próximo desafiante. Petr Yan defenderá seu título contra Aljamain Sterling no UFC 259 em março. Não há até agora concorrentes claros para ser o próximo oponente do campeão, seja lá qual for ele. No momento, Sandhagen é o merecedor dessa chance. A coisa fica mais complicada se Sterling sair de Las Vegas com a cinta, e esse seria talvez a principal barreira, mas se for Yan o caminho está bem livre.

FRANKIE EDGAR VS. DOMINICK CRUZ

Não era o favorito, mas de qualquer jeito o desfecho da luta coprincipal foi surpreendente. Para Edgar, fica a certeza que deverá ficar um tempo de fora para recuperar do pesado nocaute, já que apagou por completo. Até lá, muitas coisas devem acontecer na categoria dos galos. Surgem algumas opções, Edgar vai servir de porteiro para algum lutador promissor? Ou será casado contra alguém de sua geração?

Fico com a segunda opção. Dominick Cruz é a lenda da categoria e, enfrentará o ascendente Casey Kenney no UFC 259. Independentemente do resultado, eu acho que é uma peleja muito atrativa para os fãs de MMA, ainda que possa estar acontecendo longe do auge dos dois lutadores. Faria mais sentido ainda se o ex-campeão dos galos vencesse Kenney, já que se credenciaria para subir novamente na tabela.

ALEXANDRE PANTOJA VS. ALEX PEREZ

Alexandre Pantoja venceu mais uma no peso mosca, desta vez contra o falastrão Manel Kape, ex-atleta do RIZIN. Kape provocou bastante, teve bons golpes, mas não teve volume suficiente de luta. Pantoja aproveitou o conservadorismo do adversário no combate para ter vantagem ofensivamente. Pantoja volta para a coluna das vitórias, uma vez que saiu derrotado em sua última aparição contra Askar Askarov.

É Alex Perez a minha sugestão. Ex-desafiante, Perez foi presa fácil para Deiveson Figueiredo, mas nada anula sua qualidade como lutador no peso mosca. Um combate com Pantoja é certamente uma possível luta da noite, podendo acontecer em breve até. Um duelo com ineditismo e que coloca o vencedor perto de um novo title shot.

BENEIL DARIUSH VS. TONY FERGUSON

Em uma revanche apertada, o assírio Beneil Dariush mais uma vez levou a vitória contra o brasileiro Carlos Diego Ferreira. A contenda foi eleita a melhor da noite e foi disputada tanto em pé, quanto no chão. Mostrando bom grappling, Beneil quedou Diego algumas vezes, foi superior na trocação – mesmo tendo tomado alguns poucos sustos – , acumulando agora a sexta vitória seguida na categoria dos leves. Para se preocupar, o condicionamento físico não pareceu dos melhores no duelo deste fim de semana.

Mas, merecidamente ele deverá enfrentar alguém bem ranqueado. Já conhecido nos leves pelo sua versatilidade e ótima técnica, acredito que Dariush seria um grande adversário para Tony Ferguson. Entendo que alguns já fizeram outros planos para o “El Cucuy”, porém Dariush fez por merecer uma chance contra um cara desse nome e, para Ferguson pode ser uma boa oportunidade de mostrar que ainda não está acabado e tentar refazer uma boa sequência na divisão até 70kg.

Veja outros duelos possíveis para os atletas envolvidos no UFC Vegas 18:

Alistair Overeem vs. Marcin Tybura
Clay Guida vs. Lando Vannatta
Michael Johnson vs. demissão
Manel Kape vs. Tyson Nam
Carlos Diego Ferreira vs. Gregor Gillespie
Danilo Marques vs. Shamil Gamzatov
Mike Rodriguez vs. demissão
Devonte Smith vs. Jalin Turner
Justin Jaynes vs. demissão
Karol Rosa vs. Nicco Montano
Joselyne Edwards vs. Shanna Young
Lara Procópio vs. Vencedora de Dobson/O’Neill
Molly McCann vs. Lilya Sharikova
Seung Woo Choi vs. Billy Quarantillo
Youseff Zalal vs. Sean Woodson
Timur Valiev vs. Khalid Taha
Martin Day vs. demissão
Ode Osbourne vs. Cody Durden
Jerome Rivera vs. demissão

Foto: Divulgação