Por João Gabriel Gelli | 30/07/2018 00:43

O UFC fez seu retorno a Calgary, no Canadá, com uma excelente oferta de combates no UFC On FOX 30. Para liderar o evento foi escalada a revanche entre Eddie Alvarez e Dustin Poirier. Além deles, os ex-campeões José Aldo e Joanna Jedrzejczyk também estavam no card para buscar a recuperação após sofrerem derrotas em suas tentativas de recuperarem os cinturões que possuíam.

Agora, passado o evento, chega a hora de incorporar o matchmaker interno e analisar o que o futuro reserva aos principais envolvidos nas lutas de sábado.

Dustin Poirier contra Tony Ferguson

Em um duelo incrível e que trouxe algumas semelhanças com o primeiro encontro entre os dois, Dustin Poirier nocauteou Eddie Alvarez no segundo round após uma intensa blitz, que veio depois de uma falta cometida por Alvarez quando tinha posição de domínio e fez com que Marc Goddard levantasse os dois. Com a terceira vitória seguida sobre um oponente no top 10, Poirier fez por merecer ser colocado, no mínimo, em uma eliminatória. Dessa forma, um embate contra Tony Ferguson no mesmo card em que Khabib Nurmagomedov deve enfrentar Conor McGregor parece uma ideia muito promissora.

Eddie Alvarez contra Kevin Lee

Após perder seu cinturão e se recuperar diante de Justin Gaethje, Eddie Alvarez sofreu mais um tropeço ao ser nocauteado por Dustin Poirier em uma grande luta. O resultado o jogará um pouco para trás na escala da categoria e ele precisará recomeçar sua trajetória para tentar reconquistar o título. Além disso, seu contrato com o UFC se encerrou após este combate, mas a expectativa é de que renove com a organização e siga em duelos relevantes na elite do peso leve, com Kevin Lee como um possível próximo adversário.

José Aldo contra o vencedor de Frankie Edgar – Chan Sung Jung

Com três derrotas por nocaute nas quatro aparições anteriores, José Aldo chegou ao evento de sábado cheio de questionamentos quanto ao seu futuro. Contudo, estes foram respondidos de forma extremamente violenta, com um nocaute no primeiro round sobre um Jeremy Stephens que vivia a melhor fase da carreira. Assim, o brasileiro se coloca novamente na discussão para uma disputa de cinturão no médio prazo.

Como o campeão Max Holloway já o venceu duas vezes de forma enfática e está afastado por problemas relacionados a uma concussão e Brian Ortega está consolidado como o próximo desafiante, resta a Aldo esperar e realizar mais um combate relevante contra um top 5. Este pode ser um empolgante duelo contra um adversário que já bateu antes, mas que ainda pode lhe levar a uma disputa de título e funcionar como eliminatória, seja contra o vencedor do embate entre Frankie Edgar e Chan Sung Jung ou contra Cub Swanson, caso supere Renato Moicano, mantendo nomes em ascensão longe de sua rota para este próximo compromisso.

Jeremy Stephens contra Mirsad Bektic

Jeremy Stephens chegou na luta coprincipal de sábado em ótima fase, com três boas vitórias seguidas e a oportunidade de se consolidar como desafiante com um triunfo sobre José Aldo. Entretanto, seus planos foram frustrados de maneira dolorosa ao ser nocauteado apenas pela segunda vez na carreira. Agora deve retomar uma função de porteiro com a qual já está acostumado e enfrentar nomes que estão em crescente na categoria, como é o caso de Mirsad Bektic.

Joanna Jedrzejczyk contra a vencedora de Carla Esparza – Tatiana Suarez

Da mesma forma que Aldo, Joanna Jedrzejczyk perdeu seu reinado e foi derrotada na revanche imediata, o que tornou a vitória sobre Tecia Torres nesse sábado muito importante. Com a campeã Rose Namajunas lesionada e uma eliminatória encaminhada entre Jéssica Andrade e Karolina Kowalkiewicz, Joanna precisará se manter ativa para ter uma oportunidade de conquistar o título novamente. Logo, encarar a vencedora do confronto entre Carla Esparza e Tatiana Suarez pode ser um caminho.

Outra opção: Perdedora de Jéssica Andrade vs. Karolina Kowalkiewicz

Tecia Torres contra Nina Ansaroff

Após ser derrotada por Jéssica Andrade, o esperado era que Tecia Torres desse um passo atrás. Contudo, ela foi logo escalada em mais um duelo muito complicado, ao encarar a ex-campeã Joanna Jedrzejczyk, que a superou por decisão unânime. Lutadora de ótimo nível, Torres falhou em todas as oportunidades de dar o grande passo na carreira e ser alçada a uma disputa de cinturão. Por isso, está bem encaixada em um papel de porteira da elite do peso palha. Agora, ela precisa de uma luta contra uma adversária posicionada mais abaixo no ranking para começar uma nova sequência. Esta oponente pode ser Nina Ansaroff, que chegou ao terceiro triunfo consecutivo nesse sábado ao bater Randa Markos por pontos e está na fronteira do top 10.

Katlyn Chookagian contra Sijara Eubanks

Com uma apresentação sólida, Katlyn Chookagian controlou Alexis Davis na luta em pé e conquistou sua segunda vitória em igual número de lutas como peso mosca no UFC. Com uma disputa de cinturão da categoria entre Nicco Montaño e Valentina Shevchenko agendada para o UFC 228, Chookagian pode ter sua chance de lutar pelo título caso passe por uma eliminatória diante de Sijara Eubanks.

Dustin Ortiz contra o vencedor de John Moraga – Deiveson Figueiredo

O começo do duelo de Dustin Ortiz contra Matheus Nicolau foi complicado, com desvantagem no boxe. No entanto, ele encontrou um potente chute que derrubou o brasileiro mesmo acertando a guarda e abriu o caminho para uma interrupção ainda no primeiro round. Com três vitórias seguidas e um top 10 já consolidado no peso mosca, Ortiz pode pensar em um combate que lhe credencie para uma eliminatória, o que seria o caso se enfrentar o vencedor do confronto entre John Moraga e Deiveson Figueiredo.

Além dos duelos acima, seguem algumas sugestões para os outros envolvidos no evento de sábado:

Alexander Hernandez vs. Dan Hooker

Olivier Aubin-Mercier vs. Alan Nuguette

Jordan Mein vs. Siyar Bahadurzada

Alex Morono vs. Jesse Taylor

Hakeem Dawodu vs. Humberto Bandenay

Austin Arnett vs. demissão

Islam Makhachev vs. vencedor de Francisco Massaranduba – Evan Dunham

Kajan Johnson vs. Magomed Mustafaev

Ion Cutelaba vs. vencedor de Sam Alvey – Rogério Minotouro

Gadzhimurad Antigulov vs. Jared Cannonier

John Makdessi vs. Damir Hadzovic

Ross Pearson vs. aposentadoria

Alexis Davis vs. Jessica-Rose Clark

Matheus Nicolau vs. Ulka Sasaki

Randa Markos vs. vencedora de Polyana Viana – JJ Aldrich

Devin Powell vs. Felipe Silva

Alvaro Herrera vs. demissão

E aí? Curtiram os casamentos? Deixem suas sugestões nos comentários.

Matchmaker do MMA Brasil, fanático por esportes, mesmo sem botá-los em grande prática. Fã de MMA, NFL, estudante de Engenharia e viciado em séries.