MMA Brasil Matchmaker: Lutas a casar após o UFC Fight Night 93

Na primeira vez do UFC em Hamburgo, Josh Barnett se manteve relevante no cenário dos pesados ao finalizar Andrei Arlovski. Qual pode ser o próximo passo do americano? Na divisão de baixo, chegou o momento de confrontar Alexander Gustafsson e Ryan Bader?

O UFC continuou sua maratona ao retornar para a Europa e visitar a Alemanha, pela primeira vez em Hamburgo, com o UFC Fight Night 93. A luta principal viu os ex-campeões dos pesos pesados Andrei Arlovski e Josh Barnett duelando para se manterem relevantes. Além disso, o sueco Alexander Gustafsson retornou após quase um ano parado no confronto coprincipal.

Agora, passado o evento, chega a hora de incorporar o matchmaker interno e analisar o que o futuro reserva aos principais envolvidos nas lutas de sábado.

Josh Barnett contra Junior Cigano ou Stipe Miocic (caso perca para Alistair Overeem)

Em um combate que foi justamente bonificado como o melhor do evento, Josh Barnett passou por alguns sustos no começo da luta, mas conseguiu se recuperar, impor a luta agarrada e finalizar um exausto Andrei Arlovski para voltar a vencer depois do revés diante de Ben Rothwell, no início do ano.

Barnett se mantém relevante em uma categoria rasa e é um nome de valor para o top 10. Assim, pode servir como um bom adversário para um top 5, dependendo dos acontecimentos do UFC 203, que acontece na semana que vem com a disputa de cinturão entre Stipe Miocic e Alistair Overeem e a revanche entre Fabrício Werdum e Travis Browne nas lutas principais.

Caso Overeem saia campeão e Werdum também triunfe, um confronto entre Barnett e Miocic é uma opção intrigante para ambos. Em caso de vitória de Miocic ou de Browne, a sugestão passa a ser por um embate de Barnett com Júnior Cigano, preferencialmente no UFC que será realizado em São Paulo.

Andrei Arlovski contra o vencedor de Stefan Struve-Ruslan Magomedov

Após quatro vitórias seguidas no UFC, entre 2014 e 2015, o ano de 2016 recolocou Andrei Arlovski em sua posição de fato na categoria dos pesados. Com o tropeço diante de Josh Barnett, o bielorrusso chegou ao terceiro revés desde o começo do ano, tendo sido nocauteado ou finalizado em todos os compromissos.

No entanto, apesar de sua queda estar acentuada, Arlovski ainda se mantém como um nome de peso do plantel e tem habilidades para testar lutadores jovens e que vêm em trajetória crescente. Este pode ser o caso de um potencial combate com o vencedor do duelo entre Stefan Struve e Ruslan Magomedov, que acontecerá no UFC 204.

Alexander Gustafsson contra Ovince St. Preux (caso vença Jimi Manuwa)

Não foi como esperado, mas Alexander Gustafsson conquistou sua primeira vitória em quase dois anos e meio ao superar Jan Blachowicz com base no wrestling e ground and pound, após passar por sérias dificuldades com a luta em pé do polonês. O sueco é um nome forte da categoria e membro de sua elite, mas vem de derrotas recentes para Daniel Cormier e Anthony Johnson, então precisa de uma sequência de vitórias antes de adentrar no cenário do cinturão novamente. Dessa forma, um confronto com Ovince St. Preux, caso este saia vitorioso de seu compromisso contra Jimi Manuwa, no UFC 204, pode ser uma opção interessante.

Outra opção: Ryan Bader.

Ryan Bader contra Glover Teixeira

Apesar do susto no primeiro round, quando foi a knockdown, Ryan Bader conquistou a vitória contra Ilir Latifi após uma monstruosa joelhada de encontro quando o sueco tentava uma queda. Com isso, Bader se recuperou do acachapante revés diante de Anthony Johnson e se reposicionou como um nome interessante no top 5 da categoria dos meios-pesados. Assim, um combate relevante que pode ser casado é uma revanche contra Glover Teixeira, que também foi derrotado de forma brutal por Johnson e superou Bader em 2013.

Além dos confrontos acima, seguem algumas sugestões para os outros envolvidos no card de sábado:

Jan Blachowicz vs Gian Villante
Ilir Latifi vs Misha Cirkunov
Nick Hein vs Mairbek Taisumov
Tae Hyun Bang vs Leandro Buscapé
Jessin Ayari vs vencedor Yancy MedeirosSean Spencer
Jim Wallhead vs Nicolas Dalby
Peter Sobotta vs Keita Nakamura
Ashlee Evans-Smith vs Katlyn Chookagian
Veronica Macedo vs Cristina Stanciu
Taylor Lapilus vs Kyung Ho Kang
Leandro Brodinho vs Guido Cannetti
Christian Colombo vs Justin Ledet
Jarjis Danho vs Chase Sherman
Jack Hermansson vs Jake Collier
Scott Askham vs Vitor Miranda
Rustam Khabilov vs Kevin Lee

E aí? Curtiram os casamentos? Deixem suas sugestões nos comentários.

  • Thiarles

    Khabilov seria um ótimo teste pra o Lee, boa luta, mas será que após 3 vitórias consecutivas (ainda que nenhuma sobre um grande adversário) não seria hora do russo enfrentar alguém já rankeado?

    • Thiarles

      Eu não sei se o fato dele estar com problemas de passaporte complicando pra ele lutar nos EUA pesou nesse casamento também.

    • Sim, pode ser, até porque o Khabilov mesmo já foi ranqueado.

  • James sousa

    Barnett vs Cigano
    Arlovscki contra o perdedor de Werdum vs Browne
    Gustafsson vs Ryan Bader
    Latfi vs Shogun

  • Beto Magnun

    Barnett seria uma boa contra o Cigano pra testar a lendária faixa preta do br. Mas não acho que daria pro Barnett encurtar e levar pro chão. Se fosse o Barnatt do strikeforce que era mais motivado e inteiro quem sabe…
    Khabilov era um cara que eu botava muita fé, mas desde a derrota pro Bendo, ele tem feito um feijão com arroz muito do sem graça. Mas seria um bom teste pro Lee.
    Dalby é outro. Só empatou com o Till pq o BR importado lesionou durante a luta e depois mais dois baldes de água fria. Acho que deveria cogitar uma descida para os leves.

  • Lero

    casamentos muito desfavoráveis para o lendário mestre da guerra… Gostaria mais de ver ele contra o Werdum, acho que seria uma luta mais legal de assistir, mas se o Fabricio ganhar do Travis Rousey ele seguramente vai esperar um TS.
    Barnett contra o Cain também acho legal.

  • Jefferson Bruno

    Barnett vs Cain, mas se Cain ganhar TS, Barnett vs o perdedor de Miocic – Overeem
    Arlovski vs o vencedor de Lewis – Tybura
    Gusta vs St. Preux
    Jan vs Cummins, pra demitir um dos dois.
    Bader vs Shogun
    Hein vs o vencedor de Burkman – Green
    Bang vs Teemu Packalen
    Jessin Ayari vs Peter Sobotta
    Wallhead vs Kiichi Kunimoto
    ————————————
    Dalby vs o perdedor de Luque – Urbina
    Smith vs Chookagian
    Macedo vs a perdedora de Faszholz – Vieira
    Lapilus vs Yves Jabouin
    Brodinho vs Birchak
    Colombo vs Ledet
    Danho vs Sherman
    Hermansson vs Dan Kelly
    Askham vs Casey
    Khabilov vs Melendez
    Buscapé vs o perdedor de Madadi – Diakiese