MMA Brasil Matchmaker: Lutas a casar após o UFC Fight Night 70

Depois de tantos problemas, o UFC Fight Night 70 deixou encaminhada uma eliminatória para o cinturão dos médios e um encontro entre os dois últimos desafiantes da categoria.

As finais do TUF Brasil 4, assim outros combates, estavam planejadas para ocorrer neste sábado, em São Paulo. No entanto, uma série de problemas mudou a sede para a Flórida e acabou cancelando diversas lutas que estavam marcadas para o evento. O TUF Brasil 4 Final virou apenas UFC Fight Night 70, manteve a luta principal entre Lyoto Machida e Yoel Romero, mas perdeu as decisões do reality show, que passaram para o UFC 190.

Depois de toda a confusão e a realização do evento que ficou reduzido a nove lutas, é hora de incorporar o matchmaker interno e analisar o que o futuro reserva aos principais envolvidos nas lutas de sábado.

Yoel Romero contra Ronaldo Jacaré

Na luta mais importante de sua carreira, Yoel Romero mostrou postura menos agressiva, disposto a aproveitar a oportunidade que lhe foi apresentada. Com isso, conquistou um nocaute avassalador sobre Lyoto Machida, com sucessivas cotoveladas monstruosas após sua única queda aplicada, e foi bonificado com um dos prêmios de desempenho da noite.

Apesar do polêmico discurso pós-luta, o resultado deixou Romero em excelente posição na divisão dos médios, a ponto de disputar uma eliminatória para o cinturão. Como sou brasileiro, nunca desistirei de ver o cubano enfrentando Ronaldo Jacaré valendo o próximo title shot, de preferência no mesmo evento que Chris Weidman e Luke Rockhold duelarão pelo título, em algum momento no segundo semestre.

Lyoto Machida contra Vitor Belfort

Muito questionado por estar retornando ao octógono tão rapidamente após o vareio sofrido nas mãos de Luke Rockhold, Lyoto Machida acabou sendo nocauteado no terceiro round e muito provavelmente viu o fim de sua era como um membro da elite da divisão.

Apesar de não podermos mais considerar o carateca parte da elite, uma vez que perdeu de forma inapelável para Chris Weidman, Rockhold e Romero, ainda não se pode descintá-lo como uma sólida peça da divisão. A ideia aqui, então, é que Machida descanse um pouco e volte apenas no fim do ano contra Vitor Belfort, com quem já trocou algumas farpas e poderia proporcionar uma luta entre ídolos que se encontram em fase de descendente em suas carreiras.

Lorenz Larkin contra Albert Tumenov

Por que Lorenz Larkin perdeu tanto tempo como médio e meio-pesado? Essa pergunta foi feita por diversos especialistas depois do nocaute aplicado sobre John Howard e reforçada neste sábado, após mais uma vitória pela via rápida dolorosa sobre o argentino Santiago Ponzinibbio, em que o americano mostrou toda a sua técnica na trocação na luta bonificada como a melhor da noite.

Quando chegou a ter três derrotas consecutivas no octógono, muitos consideraram que era o fim da carreira de Larkin no UFC. No entanto, agora, vindo de dois triunfos, ele começa a escalar na divisão dos meios-médios. Para seguir em sua evolução, a sugestão é casá-lo com outro potente trocador, Albert Tumenov, em duelo que pode render grandes emoções.

Outra opção: Alan Jouban (caso vença Matt Dwyer).

Antônio Carlos Cara de Sapato contra o vencedor de Ildemar Marajó-Kevin Casey

Realizando sua primeira luta como peso médio, o campeão do TUF Brasil 3 entre os pesados Antônio Carlos Cara de Sapato finalizou o vencedor do TUF 19 Eddie Gordon com um mata-leão no terceiro round, após dominar toda a luta.

A impressão que ficou é de que Cara de Sapato tomou uma ótima decisão ao baixar de categoria, já que ficou enorme como peso médio. Agora, é hora de se desenvolver com calma na organização, buscando seu espaço aos poucos. Para isso, seu próximo compromisso pode ser contra o vencedor do embate entre Ildemar Marajó e Kevin Casey.

Outra opção: Brad Scott.

Hacran Dias contra Tatsuya Kawajiri

Depois de vencer Darren Elkins, Hacran Dias procurava sua primeira sequência de vitórias no UFC. Ao bater Levan Makashvili em decisão dividida, o atleta da Nova União conseguiu seu objetivo e consolidou sua posição no top 15 da divisão dos penas.

O passo seguinte de Hacran pode envolver uma luta contra o japonês Tatsuya Kawajiri, com o intuito de testar qual dos dois lutadores estará apto a avançar rumo ao top 10 da categoria e poderá se manter relevante por um futuro próximo.

Outra opção: Clay Guida.

Além dos confrontos acima, seguem algumas sugestões para os outros envolvidos no card:

Santiago Ponzinibbio vs perdedor de Alan JoubanMatt Dwyer
Eddie Gordon vs demissão
Thaigo Marreta vs Krzysztof Jotko
Steve Bossé vs Gareth McLellan
Levan Makashvili vs Jim Alers
Alex Cowboy vs Leandro Buscapé
Joe Merritt vs Andrew Todhunter ou Lewis Gonzalez
Lewis Gonzalez vs Shane Campbell ou Joe Merritt
Tony Sims vs vencedor de Yosdenis CedeñoCody Pfister ou Brendan O’Reilly
Steve Montgomery vs Steve Kennedy
Sirwan Kakai vs vencedor de Marlon VeraRoman Salazar
Danny Martinez vs Sergio Pettis

E aí? Concordam com os casamentos propostos? Deixem suas sugestões nos comentários.

  • Deivis Chiodini

    Cowboy e Buscapé parecem estar na ATT, acho difícil casarem essa luta

    • Verdade. Por outro lado, a ATT juntando 800 lutadores pra treinar, vai ficar complicado evitar um confronto entre eles. A política de expansão pode acabar gerando lutas entre os caras. Aliás, Woodley disse que queria lutar com o Lombard.

      • Deivis Chiodini

        O que eles talvez possam fazer é mandar alguns treinarem em Atlanta, com o Jucão, dividir o material humano, algo assim…

      • Malk Suruhito

        Ué, inverteu? Eu lembro do Lombard pedindo o Woodley insistentemente e o Woodley ignorando.

        • João Gabriel Gelli

          É o inverso sim. Mas o argumento segue o mesmo e deu pra entender hahaha.

          • Isso, não faz a menor diferença em quem chamou quem que o argumento é o mesmo hahaha

        • Nem lembro de qual foi a ordem, mas como disse o João, não faz diferença pro argumento.

  • bruno carrer

    e o anderson silva????? cade???????? kkkkkkkk to zoando.

  • Felipe Queiroz

    Dá o Boestch pro Marreta pra ver qual é a dele mesmo…

    • É uma opção, mas o Marreta perdeu pro Urial Hall com fratura exposta no dedo.

  • Paulo Melo

    Bons casamentos !
    Vitor vs Lyoto tem que acontecer , qlq ser vivo brasileiro gostaria de ver essa luta
    O Eddie Gordon pode ser demitido ? O título do TUF não dá um contrato de 6 lutas ? Se não dá , pode demitir que é justo
    O Hacran poderia pegar o vencedor de Bermudez vs Stephens , acho que daria luta melhor
    Romero vs Jacaré , será que agora vai ? Tomara que sim

    • O título do TUF dá um contrato de 6 dígitos (100.000 dólares). Pra fazer a rescisão disso, é só o UFC pagar, como acontece com qualquer lutador demitido com contrato em vigor.

  • João Vitor Andrade

    Concordo com Romero vs Jacaré é a única que faz sentido para os dois.
    Sobre Lyoto acho que ele e o Belfort devem ser os próximos treinadores do TUF , mas para ficarem quase um ano parados , acho que vão dar uma moleza para o Machida para evitar a terceira derrota seguida e a quarta em cinco lutas , talvez Costa Philippou.
    Hacran vs Kawajiri é uma boa .

    • Acho muito mais provável um TUF entre o Werdum e o Cigano do que entre Belfort e Machida. Até o calendário está a favor disso acontecer.

      • André

        Werdum e Cigano no TUF favorável? Um próximo TUF Brasil é só março do ano que vem e a luta em julho, ou seja daqui 1 ano, muito tempo pra ficarem parados. Só se eles fizerem uma luta antes e ambos vencerem.

        • O TUF Brasil começa na TV em março. Quando um TUF qualquer começa na TV, todos os episodios já foram gravados. A gravação em si é em janeiro e fevereiro.

          Sim, eles vão fazer uma luta antes. A ideia do UFC está apontando pra Werdum vs Arlovski e Cigano vs Overeem. Com vitória dos dois brasileiros, nada mais óbvio que fazer o TUF com eles, lutando em junho.

      • Bruno Goes

        Isso significa que provavelmente a próxima luta do Werdum não será com o Cigano? O UFC não tá arriscando demais em perder esta revanche não?

        • Sim, isso significa que o UFC provavelmente vai casar Werdum vs Arlovski e Cigano vs Overeem pro segundo semestre.

          • João Vitor Andrade

            Eu vim para colocar esses mesmos casamentos de luta que você colocou mas …
            Se o Werdum vencer e mantiver o cinturão e o Cigano perder para o Overeem mesmo assim faz sentido um TUF entre eles ?

            • Se o Cigano perder, o TUF entre eles perde muita força porque não vão lutar depois.

  • Thiago

    Acho que o Cara de sapato, é um dos maiores prospectos do MMA brasileiro se souber fazer bons Camps e posteriormente dar uma turnê nas academias dos EUA, para dar uma atualizada nas técnicas será um dos TOP´s se não o campeão, talento para isso ele tem só achei ele meio sem punch, acho que deveria visitar Ray Longo e Rafael Cordeiro e aprender, vai chegar uma hora que a ATT vai se tornar fraca para ele. Também acho o Warley um bom prospecto mas não tanto quanto Cara de Sapato. Sou suspeito para falar do Machida mais acho que ele foi nocauteado numa besteira daquela queda, também não esperava aquele Ground and Pound monstro do Romero, acho que Machida faz Rounds duvidosos esperando aquela brecha para o Contra-Golpe, outro dois fatores determinantes para sua performance se resume a um Boxe não tão bom e nas deficientes Takedowns, Romeroestava com a guarda alta apesar de ser medalhista Olímpico com Guarda Alta seria presa fácil para quedas, e seria forçado a abaixar a guarda para se defender das quedas, acho que esse e o ponto chave dos lutadores Brasileiros em sua maioria, não tem a vantagem de ter quedas ótimas na manga se concentram muito na defesa de queda não oferecendo riscos para os oponentes poderem lutar de guarda alta. Quando realizam quedas não tem timing nem velocidade na entrada de queda. (OBS: Só escapam alguns)

    • Não entendi um ponto. Você acha que o Lyoto deveria ter tentado derrubar um campeão mundial e vice olímpico de wrestling como tática principal?

      • Lukas Andrade

        Difícil de entender mesmo. Ele poderia tentar surpreender depois de dois rounds bem apáticos. Colocar o Romero de costas no chão seria até uma boa, mas ele provavelmente não conseguiria. Se rolar Jacaré x Romero, quero ver se o Jaca coloca ele de costas no chão.

        • Houve um tempo em que derrubar o Romero era possível (claro, tinha que pegar desprevenido). Acho que a luta contra o Derek Brunson foi o divisor de águas nisso. Alguém deve ter virado pra ele e falado: “Vem cá, você vai ficar tomando queda de Rafael Feijão, Ronny Markes e Derek Brunson todo dia?”.

          A partir daí, nunca mais. Tim Kennedy tentou, Brad Tavares tentou e Lyoto nem tentou. Kennedy aplicou pelo menos uma queda em todas as lutas da vida dele e só não aplicou duas nas que não precisaram (finalizações no R1 e o nocaute no Sapo). O resto todo foi de duas pra frente, incluindo dois dos maiores jiu-jiteiros da história (Jacaré e Roger Gracie) e Luke Rockhold. Todos tomaram pelo menos duas quedas do Kennedy, que não conseguiu completar nenhuma das seis que tentou no Romero. Brad Tavares, que também vive de dar queda, errou todas.

          Isso faz parte da clara mudança de mentalidade do Romero, que não tá mais na pilha de ficar de porra-louquice nas lutas.

        • Rafa FriAll

          Sem falar que ele nunca mostrou nada de mais no chão.

  • ceifador

    jacaré e romero são os dois que mais gosto na divisão, queria vê-los lutando somente numa disputa de cinturão

  • Rafael Maia

    Seu eu fosse o Jacaré, estaria pedindo essa luta desesperadamente! Se ele não ficar esperto, o Romero vai tirar o lugar dele, igual o Rockhold!

    Triste por ler Lyoto não é mais “parte da elite”….

    • Leonardo Neves

      Acho que não. O Romero, assim como o Jacaré jacarénão tem apelo.

      • Rafa FriAll

        Mas na minha opinião, Romero está um passo a frente por derrotar um ex-campeão da forma que foi, por ser mais velho e ão ter muito tempo de espera e por ser mais conhecido que o Jacaré.

        • Rafael Maia

          O Lyoto, mesmo vindo de derrota, tem muita moral. O Jacaré pegou caras com menos apelo…

          De toda forma, tudo encaminha para Jacaré vs Romero…
          Eu me preocupo com a saúde do Jacaré depois dessa atuação do Romero… o bicho é um tanque e o Jacaré não tem a movimentação do Lyoto pra se defender….

          • Exatamente isso. Ganhar do Lyoto em qualquer época é maior do que ganhar do Okami em qualquer época. E o pior Lyoto ganharia do melhor Okami.

            • Rafael Maia

              Vocês viram o Chris falando que vai ter uma eliminatória do Jacaré e do Rockhold??
              Se tiver, melhor pro Jacaré! Sem pensar muito, acho que o Jacaré tem mais chance contra o Rockhold do que contra o Romero, por casamento de estilos…

              • A gente falou isso no podcast, mas o UFC já desmentiu. Vai ser Weidman vs Rockhold mesmo, parece que foi uma trolada do Weidman no Rockhold.

    • Rafa FriAll

      Concordo xará

  • Thiago Martins

    Eu acho uma coisa…Derrotar Lyoto é para grandes lutadores. Derrota-lo via nocaute ou finalização é para os melhores. Em qualquer época Lyota é ensaboado, esquiva bem e tem boa absorção de golpes. Se você finaliza ele ou nocautei significa que você tem uma força e velocidade absurda ou sua técnica de finalização é extremamente apurada. Qualquer bom lutador, não estando entre os melhores, não vai vence-lo. Ele pode se tornar um porteiro do título, digamos, pra se credenciar tem que passar por ele. E digo que tirando quem ja venceu dele recente, e some (talvez) a Jacaré… Acho que ngm na categoria consegue passar não por ele não. E estamos falando do pior Lyoto..