Por Matheus Costa | 29/10/2018 14:19

O UFC Fight Night 138 foi um dos cards menos movimentados do ano do UFC, mesmo com alguns lampejos que animaram o público. Entretanto, a qualidade do evento de um modo geral ficou abaixo do esperado, mesmo com algumas atuações de bom nível.

Cabe ao MMA Brasil Matchmaker dar um leque de opções para cada lutador que participou do evento, desde lutas até demissões.

Anthony Smith vs. Jan Blachowicz

Após a surpreendente vitória sobre Volkan Oezdemir, que ocupa a segunda colocação do ranking dos meios-pesados, Anthony Smith cravou seu nome entre os tops da categoria mesmo que de forma momentânea. Com três vitórias na categoria, chegou a hora de dar mais um teste sério ao americano.

O polonês Jan Blachowicz parece ter engrenado de vez na organização, e com quatro vitórias seguidas, é o adversário perfeito para Anthony Smith. Ambos se complementam na necessidade de um bom teste, e o vencedor dessa luta pode se lançar de vez na luta pela disputa de cinturão na categoria.

Volkan Oezdemir vs. Vencedor de Mauricio Shogun/Tyson Pedro

Com duas derrotas consecutivas, é hora de ter um pouco mais de calma com Volkan Oezdemir. É necessário dar tempo ao tempo para reconstruir o momento do suíço, pois a categoria dos meios-pesados não pode se dar ao luxo de perder mais um contender.

Oezdemir deveria enfrentar o vencedor do confronto entre o veterano Mauricio Shogun e o jovem Tyson Pedro, pois independentemente do vencedor, o confronto faria sentido. Caso Shogun vencesse, Volkan teria um veterano com credenciais para enfrentar, e provavelmente vencer, para recuperar sua moral.

Se fosse Pedro, Oezdemir teria um adversário promissor (nas devidas proporções da categoria) para se testar e provar que é um legítimo contender na divisão. Até pelo ponto de vista do vencedor do confronto, enfrentar Volkan seria um teste importante.

Michael Johnson vs. Calvin Kattar

Com duas vitórias consecutivas, o “The Menace” está recuperando seu momento e parece ter se encontrado na categoria dos penas. Está mais rápido, mais ágil e mais ofensivo na nova categoria. Em sua estreia, venceu Andre Fili por decisão dividida e agora Artem Lobov por decisão unânime. Mas está na hora de engrossar o caldo do veterano na divisão.
A categoria tem nomes que poderiam ser testes menores para Johnson, mas acho que Calvin Kattar, que obliterou o estreante Chris Fishgold no card preliminar do mesmo evento, é o teste perfeito para o lutador. E vice-versa.

Kattar é talentoso e promissor, além de ser um ótimo lutador em pé. Possui três vitórias em quatro lutas na organização, sendo apenas derrotado por Renato Moicano em sua última luta. O top 15 dos penas parece questão de tempo para Kattar. Portanto, nada melhor do que testá-lo contra um lutador experiente que tem qualidades significantes para vencê-lo ou ao menos complicar sua vida.

E isso vale também para o próprio Johnson, que precisa de um teste maior na categoria e Kattar é perfeito para o trabalho. Um lutador jovem, talentoso e nocauteador para enfrentar Johnson é mais do que perfeito para dar um choque de realidade ao veterano.

Misha Cirkunov vs. Ovince Saint-Preux

O talento de Misha Cirkunov é praticamente inegável e é um lutador muito útil na categoria dos meios-pesados. Entretanto, está mais do que na hora do lutador provar à que veio na categoria.

Ovince Saint-Preux é o melhor porteiro da divisão na atualidade e também precisa se recuperar contra um bom nome. Ambos precisam de uma sequência de vitórias para construir um momento decente na categoria.

Confira alternativas de confrontos para os outros lutadores do UFC Fight Night 138:

Artem Lobov vs. Demissão

Patrick Cummins vs. Ion Cutelaba

Andre Soukhamthath vs. Tim Eliott

Jonathan Martinez vs. Johnny Eduardo

Gian Villante vs. Vencedor de Aleksandar Rakic/Devin Clark

Ed Herman vs. Demissão

Court McGee vs. Siyar Baharduzada

Alex Garcia vs. Luan Chagas

Sean Strickland vs. Vencedor de Michel Trator/Bartosz Fabinski

Nordine Taleb vs. Emil Meek

Nasrat Haqparast vs. Stevie Ray

Thibault Gouti vs. Demissão

Chris Fishgold vs. Te Edwards

Talita Bernardo vs. Tonya Evinger

Sarah Moras vs. Demissão

Dan Madge vs. Claudio Puelles

Arjan Bhullar vs. Ruslan Magomedov

Marcelo Golm vs. Vencedor de Chris De La Rocha/Juan Adams

Jessin Ayari vs. Chris Gruetzmacher

Editor do MMA Brasil. Fundador e editor-chefe do extinto Olimpo MMA. 20 anos, carioca, fanático por esportes.