MMA Brasil Matchmaker: Lutas a casar após o UFC Fight Night 129

O UFC realizou sua estreia no Chile nesse sábado. O UFC Fight Night 129 invadiu Santiago, capital do país, com uma oferta que pecava pela falta de nomes, mas teve diversos nomes promissores em ação, além de muitos nocautes e finalizações. A luta principal do evento colocou frente a frente Kamaru Usman e Demian Maia, em duelo que posicionaria o vencedor próximo de uma disputa de cinturão nos meios-médios.

Agora, passado o evento, chega a hora de incorporar o matchmaker interno e analisar o que o futuro reserva aos principais envolvidos nas lutas de sábado.

Kamaru Usman contra o vencedor de Darren Till – Stephen Thompson

A atuação não foi agressiva como o desejado, mas Kamaru Usman superou Demian Maia sem sufocos por decisão unânime ao defender todas as quedas e fazer o suficiente em pé para ganhar os últimos quatros rounds de maneira óbvia. Dessa forma, Usman chegou ao oitavo triunfo seguido e segue invicto no UFC, na segunda maior sequência da história da categoria, além de ter adicionado o nome mais importante até agora em seu cartel. Isto o leva a estar apto para um confronto de muita relevância a seguir, ao encarar quem sair vitorioso da luta principal da semana que vem entre Darren Till e Stephen Thompson em uma eliminatória para definir o desafiante da divisão após o dono do cinturão interino, Colby Covington ou Rafael dos Anjos, ter sua chance.

Demian Maia contra Dong Hyun Kim

Pela terceira vez seguida, Demian Maia foi colocado contra um wrestler de alto nível e viu seu jogo totalmente frustrado. O algoz dessa vez foi Kamaru Usman, que implementou a mesma tática usada por Tyron Woodley e Colby Covington e levou o brasileiro para a incrível marca de 49 tentativas de queda sem sucesso somando os três combates. Já aos 40 anos, Demian parece realmente estar chegando ao fim da linha, sem a explosão e o condicionamento físico para ameaçar a elite de forma constante. Assim, deve terminar seu contrato com o UFC antes de se aposentar enfrentando adversários mais suscetíveis ao seu estilo, começando por uma revanche com Dong Hyun Kim.

Tatiana Suarez contra Felice Herrig

No duelo coprincipal, Tatiana Suarez mostrou porque estava elencada no Top 10 do Futuro e passou por cima de Alexa Grasso usando seu wrestling de duas vezes medalhista de campeonato mundial. Ao finalizar a melhor adversária de sua carreira, a campeã do TUF 23 mostrou que está preparada para encarar concorrência de nível mais elevado. Portanto, um casamento contra a forte Felice Herrig pode ajudar a determinar o quanto ela é capaz de avançar no curto prazo.

Dominick Reyes contra Jordan Johnson

Mais um Top 10 do Futuro vitorioso na noite de sábado, Dominick Reyes anotou sua terceira vítima em igual número de combates no UFC ao nocautear Jared Cannonier com um belo uppercut. Com isso, se mostrou pronto para duelar contra oponentes no ranking, como é o caso de Jordan Johnson, adversário que solicitou na entrevista pós-luta.

Outra opção: Gian Villante

Alexandre Pantoja contra Ben Nguyen

Depois de protagonizarem uma das melhores lutas da história recente do TUF, Alexandre Pantoja e Brandon Moreno se encararam novamente, mas dessa vez com implicações no cartel de ambos. Como no primeiro encontro, Pantoja saiu vitorioso, ao dominando as ações para conseguir uma decisão larga. Assim, o brasileiro volta a vencer e mostra que tem potencial para crescer na divisão. Dessa forma, seu próximo passo deve ser enfrentar mais um adversário no top 10, como é o caso de Ben Nguyen.

Além dos duelos acima, seguem algumas sugestões para os outros envolvidos no card de sábado:

Alexa Grasso vs. Joanne Calderwood

Jared Cannonier vs. Devin Clark

Guido Cannetti vs. Luke Sanders

Diego Rivas vs. Mark De La Rosa

Andrea Lee vs. vencedora de Montana De La Rosa – Rachel Ostovich

Veronica Macedo vs. Kalindra Faria

Vicente Luque vs. Tarec Saffiedine

Chad Laprise vs. Zak Cummings

Michel Trator vs. vencedor de Jake Ellenberger – Ben Saunders

Brandon Moreno vs. Tim Elliott

Poliana Botelho vs. Maryna Moroz

Syuri Kondo vs. perdedora de JJ Aldrich – Polyana Viana

Gabriel Benitez vs. Zubaira Tukhugov

Humberto Bandenay vs. vencedor de Hakeem Dawodu – Austin Arnett

Enrique Barzola vs. Calvin Kattar

Brandon Davis vs. Kurt Holobaugh

Frankie Saenz vs. vencedor de Ricky Simon – Benito Lopez

Henry Briones vs. demissão

Claudio Puelles vs. Jason Gonzalez

Felipe Silva vs. Jordan Rinaldi

E aí? Curtiram os casamentos? Deixem suas sugestões nos comentários.