Por Bruno Costa | 11/05/2020 20:56

O UFC retornou às atividades em meio à pandemia, contrariando cientistas e bom senso coletivo, com um evento de alta qualidade, candidato desde já a um dos melhores do ano.

LEIA MAIS
UFC 249: Ferguson vs. Gaethje – Resultados
Resenha MMA Brasil: UFC 249

Agora chegamos ao momento de análises e previsões sobre os próximos passos dos protagonistas das principais lutas da noite e prospectos que podem trazer impacto em suas categorias:

Justin Gaethje vs. Khabib Nurmagomedov

A conquista do cinturão interino garante a Justin Gaethje, muito mais paciente mas ainda demoníaco após as derrotas para Eddie Alvarez e Dustin Poirier, a oportunidade de desafiar Khabib Nurmagomedov pelo título do peso leve. As credenciais de Gaethje no wrestling podem dificultar as armas ofensivas do campeão linear e tornar esse o combate mais disputado de Nurmagomedov em sua passagem pelo UFC.

Henry Cejudo vs. Petr Yan ou Aljamain Sterling

Raras são as situações em que se pode levar a sério um anúncio de aposentadoria no MMA – diga-se, inclusive, que a maioria dos atletas acaba oficializando a despedida do esporte com algum atraso. Caso Cejudo decida de fato pendurar as luvas, o UFC perde um dos melhores lutadores do plantel no seu auge em uma categoria com diversos talentos, como Petr Yan e Aljamain Sterling, que poderiam lutar pelo cinturão vago ou pelo posto de próximo desafiante caso “Triple C” decida retornar às atividades.

Francis Ngannou pelo cinturão dos pesos pesados

Mais um nocaute devastador na conta de Francis Ngannou, que deve lutar pelo cinturão do peso pesado em sua próxima aparição no octógono. As interrupções rápidas desde a derrota para Stipe Miocic e o mico que foi o duelo contra Derrick Lewis não permitiram que o wrestling defensivo e o condicionamento físico fossem testados. Contudo, o camaronês já nocauteou por duas vezes Curtis Blaydes, único lutador da categoria que poderia testar esses quesitos antes de uma eventual disputa de Ngannou contra Miocic ou Daniel Cormier.

Calvin Kattar vs. Brian Ortega

O nocaute brutal sobre Jeremy Stephens devolve Kattar a uma posição próxima ao top 5 do peso pena, além de consolidar o lutador de Boston como um dos melhores trocadores da divisão. Para o próximo combate, poderia receber de volta ao octógono Brian Ortega, que está afastado desde a derrota para Max Holloway.

Outra opção: Yair Rodriguez

Outras sugestões de combates:

Tony Ferguson vs. Dustin Poirier
Jairzinho Rozenstruik vs. Alexey Oleinik
Jeremy Stephens vs. Shane Burgos
Anthony Pettis vs. Robbie Lawler
Donald Cerrone vs. Anthony Rocco Martin
Carla Esparza vs. Yan Xiaonan
Michelle Waterson vs. Marina Rodriguez
Vicente Luque vs. Geoff Neal
Niko Price vs. Jingliang Li
Bryce Mitchell vs. Movsar Evloev
Ryan Spann vs. Misha Cirkunov

Sugestões de lutas para os demais integrantes do card? Contamos com sua participação na caixa de comentários.