Por Bruno Costa | 17/12/2019 13:30

O UFC 245 teve três disputas de cinturão e diversos integrantes dos rankings em ação no octógono. Agora chegamos ao momento de análises e previsões sobre os próximos passos dos protagonistas das principais lutas da noite e prospectos que podem trazer impacto em suas categorias, com direito a peculiaridades aplicáveis aos três campeões vitoriosos no evento.

Kamaru Usman

A primeira defesa bem sucedida do cinturão do peso meio-médio deu mais trabalho a Usman do que a luta em que conquistou o título contra Tyron Woodley. O campeão merece um período de descanso até que seja marcada sua próxima luta, e talvez seja o mais saudável para a categoria. Jorge Masvidal fez o suficiente para se garantir como próximo desafiante, mas não parece a prioridade num momento em que pode visualizar cheques mais polpudos contra adversários menos perigosos do que Usman. Para Leon Edwards, outro potencial adversário, o ideal seria um combate a mais antes de buscar a revanche contra o campeão. Nesse cenário, o indicado é que o próximo desafiante saia entre Jorge Masvidal e Leon Edwards, caso tenha marcado o especulado duelo contra Tyron Woodley e saia vitorioso dele.

Alexander Volkanovski

Volkanovski desbancou um campeão que passou pouco sufoco durante seu período de reinado no peso pena, mas que ainda não tinha defesas o suficiente para garantir revanche imediata de um combate que perdeu com tanta clareza. O ideal para a categoria seria um confronto eliminatório pelo título entre Brian Ortega contra Zabit Magomedsharipov, que decidiria o próximo desafiante ao título do recém-coroado neozelandês.

Amanda Nunes

Mais uma vitória na conta da dominante campeã brasileira e as opções de desafios inéditos vão se esvaindo. Ketlen Vieira seria a opção natural caso não tivesse sofrido o nocaute devastador no mesmo UFC 245. Agora, o melhor cenário possível incluiria uma eliminatória entre Julianna Peña contra Irene Aldana decidindo a próxima desafiante ao título de Amanda.

Outras sugestões de combates:

Colby Covington vs. Santiago Ponzinibbio
Max Holloway vs. Yair Rodriguez
Germaine de Randamie vs. Ketlen Vieira
Marlon Moraes vs. Cory Sandhagen
José Aldo vs. Pedro Munhoz ou José Aldo vs. Calvin Kattar
Petr Yan vs. Vencedor de Cody Garbrandt vs. Raphael Assunção
Geoff Neal vs. Gilbert Durinho
Mike Perry vs. Nicolas Dalby
Irene Aldana vs. Julianna Peña
Matt Brown vs. Carlos Condit
Chase Hooper vs. Charles Rosa
Brandon Moreno vs. Jussier Formiga
Kai Kara-France vs. Vencedor de Jordan Espinosa vs. Alex Perez

Sugestões de lutas para os demais integrantes do card? Contamos com sua participação na caixa de comentários.