Por Bruno Costa | 10/06/2019 13:50

O UFC 238 entregou muita ação, como prometia. Henry Cejudo e Valentina Shevchenko tiveram atuações espetaculares para fechar a noite, mas outros embates são de enorme importância para os rankings do UFC. Chegamos ao momento de análises e previsões sobre os próximos passos dos protagonistas das principais lutas da noite e prospectos que podem trazer impacto em suas categorias.

HENRY CEJUDO VS. ALJAMAIN STERLING

Campeão nas categorias de peso mosca e galo do UFC, Cejudo parece disposto a tentar defender inicialmente o título do peso galo, e de preferência, contra algum ex-campeão longe do auge. Contudo, quem faz por merecer oportunidade de ser o primeiro desafiante ao reinado do campeão olímpico é Aljamain Sterling, vencedor também no card do último sábado com boa apresentação e excelente sequência de vitórias.

Outra opção: Vencedor de Joseph Benavidez vs. Jussier Formiga

MARLON MORAES VS. PETR YAN

Petr Yan chegou ao top 5 da categoria com uma impressionante sequência e demonstração de notável maturidade física e técnica. O russo se aproxima da oportunidade de se tornar desafiante ao título do peso galo, e nenhuma vitória pode credenciá-lo melhor para esse cenário do que uma eventual vitória sobre Marlon Moraes, indiscutivelmente um dos melhores lutadores da faixa de peso que busca uma vitória para se recuperar do revés em sua primeira oportunidade de ser campeão, além de um garantido divertido quebra pau de ótimo nível.

VALENTINA SHEVCHENKO VS. KATLYN CHOOKAGIAN

Valentina demonstra nesse início de reinado muita superioridade técnica em relação às adversárias de uma categoria ainda em desenvolvimento. Katlyn Chookagian parece a adversária mais credenciada no momento a tentar entregar um desafio com alguma competitividade à maravilhosa campeã.

TONY FERGUSON VS. VENCEDOR DE KHABIB NURMAGOMEDOV VS. DUSTIN POIRIER

Muito embora seja fácil imaginar um cenário em que o UFC dê uma passada de perna no Tony Feioso, é difícil defender o caso de que ele não merece ser o próximo desafiante ao título do peso leve. São doze lutas de invencibilidade com ótimas atuações e vários adversários que, em outra ocasião, poderiam ser desafiantes ao cinturão do peso leve.

TATIANA SUAREZ VS. JESSICA ANDRADE

Já que Rose Namajunas não parece exatamente disposta a voltar ao octógono para retomar o cinturão que já foi seu um dia, o cenário é claro para que Tatiana Suarez seja a próxima desafiante ao título conquistado há pouco por Jéssica Bate-Estaca. Com mais uma excelente vitória contra Nina Ansaroff, Suarez se isola em posição como clara desafiante ao cinturão da categoria.

OUTRAS SUGESTÕES DE COMBATES

Jessica Eye vs. Joanne Calderwood
Donald Cerrone vs. Justin Gaethje
Jimmie Rivera vs. Cody Stamann
Nina Ansaroff vs. Alexa Grasso
Pedro Munhoz vs. Vencedor de Rob Font/John Lineker
Karolina Kowalkiewicz vs. Xiaonan Yan
Calvin Kattar vs. Jeremy Stephens
Ricardo Lamas vs. Cub Swanson

Sugestões de lutas para os demais integrantes do card? Contamos com sua participação na caixa de comentários.