Por Bruno Costa | 15/04/2019 09:50

O UFC 236 entregou o que prometia e consagrou dois campeões interinos em combates candidatos a luta do ano. Chegamos ao momento das análises e previsões sobre os próximos passos dos protagonistas das principais lutas da noite de sábado.

Dustin Poirier vs. Khabib Nurmagomedov

O campeão interino do peso leve, Dustin Poirier, fez por merecer o posto de desafiante ao título de Khabib Nurmagomedov. Atuações empolgantes e de excelência técnica contra muito alto nível de competição – Anthony Pettis e Eddie Alvarez ostentaram ouro ao redor da cintura e Max Holloway parece um dos campeões com maior chance de longo reinado no UFC.

Max Holloway vs. Vencedor de José Aldo/Alexander Volkanovski

Mesmo saindo derrotado contra Poirier, Max Holloway continua em alta e entregando combates cheios de violência. Diante do insucesso na primeira empreitada na categoria de cima, o campeão dos penas deve retornar ao seu trono para tentar defender mais uma vez o cinturão. Alexander Volkanovski parece ser o desafiante natural, mas terá pela frente, no UFC 237, o maior peso pena de todos os tempos. José Aldo, caso saia vitorioso contra Volkanovski, terá impedido mais um candidato de chegar a Max, mas as duas derrotas por nocaute contra o havaiano diminuem a probabilidade de ter o confronto marcado pela terceira oportunidade. Se não for marcado contra o vencedor do confronto citado, o ideal seria reservar Holloway para uma data mais distante e esperar por outra luta de jovens como Mirsad Bektic e Zabit Magomedsharipov, ou alçar novamente Frankie Edgar à posição de desafiante.

Israel Adesanya vs. Robert Whittaker

A batalha épica contra Kelvin Gastellum aumentou a expectativa pela disputa do cinturão linear da categoria. Israel Adesanya já precisou lidar com adversidades no octógono, teve adversário competente para encurtar a distância, foi obrigado a trabalhar de costas para o solo e mostrou capacidade técnica, física e mental para lidar com as situações e sair vitorioso. Robert Whittaker, contudo, está um nível acima do último adversário do nigeriano.

Kelvin Gastelum vs. Yoel Romero

A ótima atuação de Kelvin Gastelum numa luta bastante disputada, que valia o cinturão interino, faz com que ele não fique longe da possibilidade de virar desafiante em curto prazo com uma ou no máximo duas boas vitórias. Um duelo contra Yoel Romero, por exemplo, poderia tranquilamente servir como eliminatória para o título, além de ser promessa de pancadaria das boas.

Outras sugestões de combates

Khalil Rountree vs. Jim Crute
Dwight Grant vs. James Krause
Alan Jouban vs. Jingliang Li
Nikita Krylov vs. Johnny Walker
Ovince St. Preux vs. Misha Cirkunov
Alexandre Pantoja vs. Tim Elliott
Max Griffin vs. Belal Muhammad
Curtis Millender vs. Michel Trator
Montel Jackson vs. Brett Johns
Poliana Botelho vs. Molly McCann

Sugestões de lutas para os demais integrantes do card? Contamos com sua participação na caixa de comentários.