Por João Gabriel Gelli | 12/09/2016 00:45

A estreia do octógono em Cleveland, no UFC 203, trouxe a primeira defesa do cinturão dos pesados pelo dono da casa Stipe Miocic, que encarou o desafiante Alistair Overeem na luta principal. O evento também contou com o retorno de Fabrício Werdum, após a derrota para Miocic, em uma revanche com Travis Browne. Além disso, CM Punk finalmente realizou sua estreia no UFC.

Agora, passado o evento, chega a hora de incorporar o matchmaker interno e analisar o que o futuro reserva aos principais envolvidos nas lutas de sábado.

Stipe Miocic contra Cain Velasquez

Em sua primeira defesa do título dos pesados, Stipe Miocic passou por um momento de sufoco ao sofrer um knockdown e subsequente tentativa de guilhotina, mas conseguiu escapar e se recuperar, encurralando Alistair Overeem até conseguir uma queda e aplicar um ground and pound furioso, que apagou o adversário.

Como já lutou três vezes em 2016, há uma boa chance de Miocic decidir ficar afastado por um tempo para se recuperar de eventuais lesões e descansar um pouco. Quando retornar, deve se ver frente a frente com o duas vezes ex-campeão Cain Velasquez.

Alistair Overeem contra Fabricio Werdum

Não foi o final de noite esperado para Alistair Overeem. Apesar de quase conseguir encerrar o combate contra Miocic e levar o título dos pesados para casa, o holandês acabou nocauteado ainda no primeiro round. No combate coprincipal, Fabricio Werdum usou golpes pouco ortodoxos e muitos chutes para superar Travis Browne pela segunda vez na carreira, em uma atuação abaixo do esperado.

Como ambos ainda estão no cenário da elite dos pesados e almejam disputar o cinturão novamente, podem se enfrentar para desempatar o confronto direto entre os dois, já que Werdum finalizou com uma kimura no Pride, em 2006, e Overeem o derrotou por decisão unânime nas quartas de final do GP de pesados do Strikeforce, em 2011. O vencedor deste duelo poderá se colocar em uma eliminatória no começo de 2017.

Outras opções (Overeem): Travis Browne
Outras opções (Werdum): Ben Rothwell

Jimmie Rivera contra o vencedor de John Lineker-John Dodson

Em um combate de muito estudo, Jimmie Rivera abusou dos chutes nas pernas de Urijah Faber, combinando com um boxe conservador e uma ótima defesa de quedas, para conseguir a quarta vitória seguida no UFC e a 19ª no total, superando o maior desafio da carreira. Dessa forma, Rivera se inseriu no cenário de título da categoria dos galos. Para consolidar ainda mais este posto, um combate interessante seria contra o vencedor do embate entre John Lineker e John Dodson.

Urijah Faber contra Raphael Assunção

Ao ser derrotado em decisão unânime para Jimmie Rivera, Urijah Faber sofreu o primeiro revés da carreira como peso galo em uma luta que não valia cinturão. Esse fato pode ser uma demonstração do declínio pelo qual o líder do Team Alpha Male está passando, já que está em uma idade mais avançada (37 anos).

Assim, não surpreenderia caso ele viesse a anunciar a aposentadoria. No entanto, a expectativa é que siga lutando e enfrentando bons adversários. Dessa forma, ficam como sugestões duas revanches. A nossa opção principal é um duelo com Raphael Assunção. A outra hipótese seria um confronto com Eddie Wineland, que foi seu primeiro adversário no UFC.

Jéssica Andrade contra Carla Esparza

Em mais uma grande exibição, Jéssica Andrade conseguiu sua segunda vitória em igual número de combates como peso palha ao finalizar Joanne Calderwood com uma guilhotina, no primeiro round da luta que abriu o card principal do evento. Assim, a brasileira chegou ao top 5 da divisão e se posiciona para realizar uma eliminatória contra a ex-campeã Carla Esparza, buscando a disputa de cinturão após Karolina Kowalkiewicz.

Além dos confrontos acima, seguem algumas sugestões para os outros envolvidos no card de sábado:

Travis Browne vs vencedor de Derrick LewisMarcin Tybura ou Alistair Overeem
Mickey Gall vs ¯\_(ツ)_/¯
CM Punk vs ¯\_(ツ)_/¯ ou aposentadoria
Joanne Calderwood vs Rose Namajunas
Bethe Correia vs Lauren Murphy
Jessica Eye vs demissão
Brad Tavares vs vencedor de Thiago MarretaEric Spicely
Caio Monstro vs perdedor de Antônio Carlos Cara de SapatoLeonardo Leleco
Nik Lentz vs Mairbek Taisumov
Michael McBride vs Jason Gonzalez
Drew Dober vs vencedor de Jon TuckMehdi Baghdad
Yancy Medeiros vs Jessin Ayari
Sean Spencer vs demissão

E aí? Curtiram os casamentos? Deixem suas sugestões nos comentários.

Matchmaker do MMA Brasil, fanático por esportes, mesmo sem botá-los em grande prática. Fã de MMA, NFL, estudante de Engenharia e viciado em séries.