MMA Brasil Matchmaker: Lutas a casar após o UFC 197

Se o próximo passo de Jon Jones é óbvio, o futuro de Demetrious Johnson envolve diversos aspectos. Nos leves, Edson Barboza avança, enquanto Anthony Pettis recua. Qual o próximo passo das estrelas do UFC 197?

O UFC 197 marcou o retorno de Jon Jones após ter seu cinturão tomado por conta de diversos problemas com a lei. Jones fez a luta principal do evento contra Ovince St. Preux, pelo cinturão interino dos meios-pesados. O card também contou com a oitava defesa do título dos moscas por parte de Demetrious Johnson.

Agora, passado o evento, chega a hora de incorporar o matchmaker interno e analisar o que o futuro reserva aos principais envolvidos nas lutas de sábado.

Jon Jones contra Daniel Cormier

Jon Jones retornou após 16 meses afastado e conquistou o cinturão interino dos meios-pesados ao superar Ovince St. Preux em uma decisão unânime, tranquila e morna.

O confronto com OSP aparentou ter sido benéfico para Jones, que pode se livrar do ferrugem que o tempo afastado do octógono lhe proporcionou. Ele agora está preparado para recuperar o título que lhe foi tirado por conta dos problemas que estava causando fora do mundo das lutas. Assim, a revanche com Daniel Cormier é óbvia e pode ser encaminhada para o UFC 200, caso o campeão linear seja clinicamente liberado, ou UFC 204, que marcará a estreia da organização em Nova Iorque.

Ovince St. Preux contra Alexander Gustafsson

Com apenas três semanas para se preparar após substituir Daniel Cormier, que deixou card por conta de uma lesão, Ovince St. Preux fez o que podia, mas não foi páreo para Jon Jones e saiu derrotado após durar os cinco rounds do combate.

O fato de ter ajudado o UFC a manter Jones no evento, ter sobrevivido por mais tempo do que era esperado na luta e ser um meio-pesado bem ranqueado devem fazer com que St. Preux receba um bom casamento em seu próximo compromisso. A ideia aqui é que seu adversário seja o duas vezes ex-desafiante Alexander Gustafsson.

Outra opção: Jimi Manuwa.

Demetrious Johnson contra Joseph Benavidez

Em mais uma dominante atuação – o que já é marca registrada de seu reinado-, Demetrious Johnson nocauteou Henry Cejudo ainda no primeiro round e acumulou sua oitava defesa consecutiva do cinturão dos moscas. O resultado o posiciona de forma bastante favorável para bater este recorde, que pertence a Anderson Silva, com 10.

Contudo, o Mighty Mouse já varreu todos os adversários possíveis. Logo, surgem duas opções. Na primeira delas, subiria para a divisão dos galos para tentar vingar uma de suas derrotas contra o campeão Dominick Cruz. Como Cruz possui alguns bons desafios em seu horizonte, nossa sugestão preferida é a segunda, na qual Johnson recomeçaria o ciclo de desafiantes nos moscas. Assim, iniciaria com um terceiro duelo contra Joseph Benavidez, que é o único top que vem em uma sequência de vitórias (são cinco triunfos seguidos, todos sobre oponentes de qualidade).

Henry Cejudo contra Wilson Reis

Muitos veem Henry Cejudo como o nome com maior potencial para tomar o título dos moscas de Demetrious Johnson. No entanto, ao receber sua chance, o campeão olímpico terminou nocauteado ainda no primeiro round após uma série de joelhadas no clinch disparadas contra seu corpo.

A derrota não deve ser vista como algo negativo para Cejudo. Ele está há apenas três anos no MMA e ainda possui muito potencial para evoluir. Para isso, é preciso que adquira mais experiência e construa uma nova sequência de vitórias para conquistar mais uma oportunidade de disputar o cinturão. O primeiro passo para tal pode ser dado contra o brasileiro Wilson Reis.

Edson Barboza contra o perdedor de Rafael dos Anjos-Eddie Alvarez

O UFC 197 rendeu a Edson Barboza a maior vitória de sua carreira, quando o brasileiro superou o ex-campeão Anthony Pettis em decisão unânime. Com esse resultado, Edson se posicionou como um top 5 na divisão mais profunda do MMA mundial.

Para dar sequência ao excelente resultado conquistado, Edson pode enfrentar outro habitante da região dos cinco melhores da categoria ao ser colocado frente a frente com aquele que sair derrotado da próxima disputa de cinturão, entre o campeão Rafael dos AnjosEddie Alvarez.

Anthony Pettis contra Michael Johnson

Pela terceira vez seguida, Anthony Pettis saiu derrotado do octógono. Dessa vez, perdeu em uma decisão clara para Edson Barboza, em luta que transcorreu o tempo todo na troca de golpes em pé. Assim, é necessário que o ex-campeão dê um passo atrás em sua trajetória e refaça seu caminho. Para começar este processo, um encontro com Michael Johnson se desenha.

Outra opção: Vencedor de Evan Dunham-Leo Santos.

Robert Whittaker contra o vencedor de Gegard Mousasi-Derek Brunson

Robert Whittaker se firmou como membro do top 10 da divisão dos médios ao conquistar sua quarta vitória desde que subiu de peso ao bater Rafael Sapo em decisão unânime. Agora, chegou a hora de um desafio dentro dos dez melhores da categoria, de forma que possa credenciá-lo a uma eliminatória pelo título. Para tal, a sugestão é um duelo com o vencedor do embate entre Gegard Mousasi e Derek Brunson, que se desenrolará no UFC 200.

Outra opção: Perdedor de Ronaldo Jacaré-Vitor Belfort.

Carla Esparza contra Rose Namajunas

Lutando pela primeira vez desde o massacre sofrido diante de Joanna Jedrzejczyk, no qual perdeu o cinturão, Carla Esparza usou o wrestling de alto nível para controlar Juliana Lima no solo e caminhar para uma vitória por decisão unânime, em combate que aceitou de última hora.

Na mesma noite em que a polonesa fizer sua revanche com Cláudia Gadelha, Esparza pode ceder a Rose Namajunas uma oportunidade de se vingar da derrota sofrida na luta que foi a primeira disputa de título da categoria e agora poderá funcionar como uma eliminatória.

Além dos duelos acima, seguem algumas sugestões para os outros envolvidos no card de sábado:

Rafael Sapo vs perdedor de Dan Henderson-Hector Lombard
Yair Rodríguez vs Hacran Dias
Andre Fili vs Maximo Blanco
Sergio Pettis vs Justin Scoggins
Chris Kelades vs Joby Sanchez
Danny Roberts vs Bartosz Fabinski
Dominique Steele vs Sean Spencer
Juliana Lima vs Justine Kish
James Vick vs Adriano Martins
Glaico França vs Efrain Escudero
Walter Harris vs vencedor de Chris de la Rocha-Adam Milstead
Cody East vs perdedor de Chris de la Rocha-Adam Milstead
Marcos Rogério Pezão vs vencedor de Steve Bossé-Sean O’Connell
Clint Hester vs demissão
Kevin Lee vs vencedor de Nick Hein-Jon Tuck

E aí? Curtiram os casamentos? Deixem suas sugestões nos comentários.