Por Israel Silveira | 29/01/2021 14:32

O Glory – maior organização de kickboxing do mundo – está de volta e fará seu primeiro evento em 2021. Neste sábado (30), acontecerá o Glory 77, evento que traz quatro disputas de cinturão. O card conta com os brasileiros Alex “Poatan” Pereira e sua irmã Aline Pereira disputando cinturões. Também terá a disputa do título dos meios-médios entre Cédric Doumbé e Murthel Groenhart. Além disso, será promovido um torneio de quatro lutadores na divisão dos pesos pesados, incluindo o campeão Rico Verhoeven.

O card acontecerá na Holanda em um local não divulgado. A transmissão para o Brasil será em pay-per-view através da FiteTV a partir das 16:00 do sábado (horário de Brasília).

As disputas de cinturão

O Glory 77 promoverá três disputas de cinturão, com dois de seus principais nomes envolvidos. Em uma delas, o brasileiro Alex Poatan (41-6, 30 KOs) desafiará pelo título dos meios-pesados. Caso seja bem-sucedido, acumulará mais um cinturão na organização, uma vez que já é o rei dos médios.

O nome de Poatan está em evidência ultimamente, mas não apenas pelo talento no kickboxing. Ele está cada vez mais próximo de uma transição completa para o MMA. Isto se dá principalmente pelo hype por um possível encontro com Israel Adesanya, atual campeão peso médio do UFC. O brasileiro foi o último lutador a derrotar Adesanya em qualquer modalidade.

Atualmente, Alex tem contrato com a LFA e fez sua primeira luta pela organização em outubro de 2020. Na ocasião, nocauteou brutalmente seu adversário, Thomas Sowell. No entanto, ele ainda possui contrato com o Glory e é um dos principais lutadores da organização. Ele tem o título dos médios desde outubro de 2017 e também é detentor do cinturão interino dos meios-pesados, conquistado em setembro de 2019. Agora, ele fará uma luta de unificação com o campeão linear.

O adversário de Alex Pereira é o russo Artem Vakhitov (20-5, 8 KOs). Enquanto Poatan é um puncher clássico e nocauteador, Vakhitov é um lutador muito mais metódico. Ele vence a maioria de seus combates por decisão ao controlar os adversários na longa distância. Ele é campeão dos meios-pesados desde 2015, mas vem em uma complicada sequência de lesões nas mãos, que claramente afetaram seus últimos desempenhos. Poatan é favorito para o combate, mas o russo é ótimo boxeador e tem jogo para complicar para o brasileiro.

Na divisão dos meios-médios acontecerá a disputa de cinturão entre Cédric Doumbé (74-7-1, 42 KOs) e Murthel Groenhart (69-24-3, 40 KOs). A luta fecha a trilogia entre os dois, que conta com uma vitória de cada lado até agora. Doumbé é o atual campeão e já defendeu seu cinturão em duas oportunidades. Ele é um campeão bastante ativo, fazendo sua segunda luta em um espaço de 45 dias. Já Groenhart vem em uma fase irregular na carreira com duas derrotas nas últimas cinco lutas, o que faz dele zebra para o combate.

Na divisão supergalo feminino, a campeã Tiffany Van Soest (22-6, 8 KOs) enfrenta a brasileira Aline Pereira (5-1, 1 KO). Treinada por seu irmão, Aline Pereira acumulou cartel de 21-3 como amadora e tem currículo curto como profissional. Isto faz a luta contra Van Soest parecer desequilibrada, já que a americana não costuma perder para ninguém que não se chama Anissa Meksen. Tiffany terá ampla vantagem de experiência, além de ser a melhor boxeadora entre as duas.

Torneio peso pesado, com participação de Rico Verhoeven

Inicialmente, o campeão Rico Verhoeven (56-10, 17 KOs) defenderia seu cinturão no evento. Contudo, uma lesão do desafiante Jamal Ben Saddik fez o Glory montar um torneio de quatro lutadores, sem o título em jogo. Nas semifinais, Verhoeven enfrentará Hesdy Gerges (51-19-1, 24 KOs) e Tarik Khbabez (46-6-1, 4 KOs) duelará com Levi Ritgers (11-0, 5 KOs).

Rico vem sendo pouco ativo nos últimos anos com três lutas nos últimos três anos, incluindo um 2020 sem combates. Em sua última aparição, derrotou Badr Hari após lesão do adversário. Verhoeven não é mais o dínamo de outrora, mas ainda é o rei da divisão e amplo favorito a vencer o torneio.

Card completo:
Torneio pesados – final: Vencedor da semifinal 1 vs Vencedor da semifinal 2
Cinturão meio-pesado: Artem Vakhitov (c) vs Alex Poatan (ci)
Cinturão meio-médio: Cédric Doumbé (c) vs Murthel Groenhart
Torneio pesados – semifinal 1: Tarik Khbabez vs Levi Ritgers
Torneio pesados – semifinal 2: Rico Verhoeven vs Hesdy Gerges
Cinturão supergalo feminino: Tiffany Van Soest (c) vs Aline Pereira
Pesos pesados: Luis Tavares vs Dongi Abena