Por Idonaldo Filho | 10/09/2020 17:44

Além do UFC, nessa semana teremos uma dobradinha de eventos do Bellator que promete empolgar. O Bellator 245 acontece nesta sexta-feira (11), liderado pela revanche entre Lyoto Machida e Phil Davis. Já o Bellator 246 está marcado para o sábado (12), com a disputa pelo título vago do peso galo na excelente luta de Juan Archuleta contra Patrick Mix.

Os dois eventos acontecem na Mohegan Sun Arena, em Uncasville. O horário também é o mesmo, com os cards preliminares começando às 21:15h e o principal às 23h. A parcela inicial dos eventos é transmitida pelo aplicativo do Bellator. O card principal do Bellator 245 terá transmissão pela ESPN Brasil, enquanto o Bellator 246 terá seu card principal apenas na ESPN Play.

AS LUTAS PRINCIPAIS: MACHIDA VS. DAVIS E ARCHULETA VS. MIX

Foi no grande UFC Rio 4 que ocorreu o duelo entre Lyoto Machida  (26-9 no MMA, 2-1 no Bellator) e Phil Davis (21-5 no MMA, 8-2 no Bellator). O duelo que serviu de luta coprincipal teve um resultado bastante controverso, e quem saiu com a vitória foi Davis, mas boa parte da mídia especializada na época marcou vitória de Lyoto. Sete anos depois, a revanche acontece no Bellator 245 em um cenário muito diferente.

Com 42 anos, Machida mostra uma óbvia decadência, mas ainda é um lutador bastante competitivo para a idade contra a oposição que enfrenta no Bellator, principalmente no fraco peso médio. Retornando para os meios-pesados, Lyoto fez em sua última peleja outra revanche, perdendo para Gegard Mousasi na decisão dividida dos juízes. Contra Davis, o ex-campeão do UFC enfrentará um oponente em fase muito melhor.

O “Mr. Wonderful” chega para enfrentar o brasileiro vindo de duas vitórias consecutivas por interrupção. Davis derrotou Liam McGeary pela segunda vez devido a uma lesão do inglês e, em sua última aparição, dominou Karl Albrektsson na estreia do sueco, obtendo um nocaute técnico no terceiro assalto. As únicas derrotas de Davis no Bellator foram contra os campeões Ryan Bader e Vadim Nemkov, atual titular do cinturão dos meios-pesados.

Será no Bellator 246 que veremos o título do galos novamente ter um dono. O anterior era Kyoji Horiguchi, que derrotou Darrion Caldwell no RIZIN e também no Bellator, conquistando a cinta. O japonês teve uma complicada lesão no joelho, optando por deixar a cinta vaga, com Scott Coker prometendo um title shot para ele em seu retorno. Os postulantes ao ouro são Juan Archuleta (24-2 no MMA, 6-1 no Bellator) e Patrick Mix (13-0 no MMA, 2-0 no Bellator), dois dos melhores lutadores pinçados pelo Bellator no cenário regional dos Estados Unidos.

Archuleta era conhecido antes de assinar com a atual empresa por ser campeão em quatro divisões simultaneamente no KOTC. Contratado em 2018, o americano fez carreira principalmente pela categoria dos penas no novo empregador, conquistando uma impactante vitória sobre Dudu Dantas como a principal em um nocaute fulminante. Ainda que seja um dos melhores lutadores atualmente no plantel da promoção, é curioso que esteja recebendo o title shot em uma divisão onde só fez uma luta – contra Ricky Bandejas.

Invicto com 13-0, Mix é um excelente grappler e que como seu oponente, teve passagem pelo KOTC. Pelo Bellator, foram duas plásticas finalizações ainda no primeiro assalto. Emprestado para o RIZIN no fim do ano passado, Patrick ainda derrotou o bom Yuki Motoya. Atleta da Jackson-Wink, Mix terá em Juan Archuleta o principal oponente de sua carreira. Entre outras vítimas do  jiu-jítsu de Mix estão os atuais lutadores do UFC, Andre Ewell e Tony Gravely.

 

DESTAQUES DOS CARDS PRINCIPAIS: NOVAS “VELHAS” DESAFIANTES?

Atualmente, o Bellator conta com duas campeãs dominantes em suas categorias femininas. No peso mosca, até hoje ninguém conseguiu bater Ilima-Lei Macfarlane, que soma quatro defesas de cinturão. Pelo peso pena temos ninguém menos que Cris Cyborg, que tirou para nada a até então soberana Julia Budd. Com algumas recentes contratações, o evento encorpou as categorias e alguns nomes conhecidos podem tentar uma corrida em busca de um title shot.

No Bellator 245, Cat Zingano (10-4 no MMA) fará sua estreia no peso pena contra Gabrielle Holloway (6-5 no MMA, 1-2 no Bellator). Ampla favorita, a ex-desafiante dos galos no UFC vinha em fase horrível pelo líder do mercado e, aos 38 anos, busca uma chance de reerguer a carreira. Não será a primeira vez de Cat no peso pena, sua última peleja contra Megan Anderson foi disputada na divisão.

Pelo peso mosca, Liz Carmouche (13-7 no MMA) lutará contra DeAnna Bennett (10-6-1 no MMA) no Bellator 246. Carmouche também foi desafiante no UFC, sendo vítima de Ronda Rousey assim como Zingano. Será sua estreia, tendo em vista que lutaria em maio mas o evento foi cancelado devido a pandemia. A oponente de Carmouche, Bennett, participou do TUF 26 e teve carreira regular pelo Invicta FC onde foi duas vezes desafiante. Não esperamos uma luta empolgante, devendo ser o suficiente para Carmouche buscar uma chance de enfrentar Macfarlane.

DESTAQUE DO CARD PRELIMINAR: EX-CAMPEÃO ENFRENTA PROSPECTO BADALADO

O destaque principal dos cards preliminares acontece no Bellator 245, devido ao evento de sábado ter apenas três lutas na porção inicial e sem grandes nomes. Mas um duelo que não deveria estar escondido nas primeiras lutas do evento é Rafael Carvalho (16-4 no MMA, 7-3 no Bellator) contra Alex Polizzi (6-0 no MMA).

Ex-campeão dos médios, Rafael Carvalho perdeu em sua estréia na categoria de cima contra Vadim Nemkov, mas ele não receberá uma luta de recuperação tão fácil. O adversário de Rafael é Alex Polizzi, campeão do LFA e citado pelo MMA Brasil na série “De Olho no Futuro”. Wrestler de origem, Polizzi ainda é bastante descuidado defensivamente, porém contra um oponente de defesa de quedas duvidosa pode surpreender.

POR QUE ASSISTIR?

Além das lutas já citadas, outros vários casamentos intrigantes compõem os cards desse fim de semana. Olhando como um todo, sexta-feira teremos o melhor evento, só que a luta principal de sábado é muito mais importante e promete ser inclusive uma das melhores do ano, entre dois dos melhores atletas fora do UFC na atualidade. Para quem não está tão interessado no UFC desse fim de semana, é uma possibilidade acompanhar o desfecho desse grande duelo nos galos.

Bellator 245

Peso meio-pesado: Lyoto Machida vs. Phil Davis II
Peso pena: Cat Zingano vs. Gabrielle Holloway
Peso médio: Ed Ruth vs. Taylor Johnson
Peso meio-médio: Raymond Daniels vs. Peter Stanonik

Peso meio-pesado: Rafael Carvalho vs. Alex Polizzi
Peso pesado: Tyrell Fortune vs. Jack May
Peso casado até 63,5kg: Keith Lee vs. Vinicius Zani
Peso pena: Leslie Smith vs. Amanda Bell

Bellator 246

Disputa de cinturão no peso galo: Juan Archuleta vs. Patrick Mix
Peso meio-médio: Jon Fitch vs. Neiman Gracie
Peso mosca: Liz Carmouche vs. DeAnna Bennett
Peso leve: Derek Campos vs. Keoni Diggs

Peso médio: Ty Gwerder vs. George Tokkos
Peso pesado: Davion Franklin vs. Ras Hylton
Peso médio: Daniel Madrid vs. Pat Casey