MMA Além do UFC traz torneio de penas e leves no segundo evento da PFL em 2019

Por Idonaldo Filho | 23/05/2019 12:35

O destaque da coluna MMA Além do UFC desta semana é o segundo evento da PFL no ano. Contando com as categorias dos penas e leves nesta quinta-feira, dois campeões estarão no card buscando vitórias para seguir em frente com o intuito de defender seus títulos.

Também teremos vários outros eventos, como o TKO finalmente voltando aos trilhos, a LFA como de costume, o Pancrase no Japão e o Future FC como principal destaque no MMA brasileiro.

Quinta-feira, 23/05 – PFL 2019 #2

O segundo evento da PFL neste ano terá torneios nos penas e leves. O principal combate da noite envolve o campeão da temporada passada na menor categoria da organização, Lance Palmer, que enfrenta Alex Gilpin, de passagens pelo MMA russo e pelo Contender Series do UFC. Ainda nos penas, vale destacar os confrontos entre o ex-UFC Damon Jackson e Movlid Khaibulaev – o russo é um dos favoritos no torneio. Já Andre Harrison vai duelar contra o substituto de última hora Petter Petties.

Nos leves, o campeão da temporada passada é Nathan Schulte. O brasileiro pegou um casamento mais tranquilo contra o chinês Yincang Bao, que está bem abaixo do nível dos demais contratados. Temos que destacar a trinca de russos, que é favorita em seus respectivos combates, e que pode chegar longe no torneio: Rashid Magomedov, Islam Mamedov e Akhmet Aliev.

A PFL é disponibilizada pelo aplicativo da DAZN.

Sexta-feira, 24/05 – TKO 48

Finalmente Cyril Gane está de volta. Citado no texto “De Olho no Futuro“, aqui no MMA Brasil, o especialista no muay thai vai defender o seu título contra o brasileiro Roggers Souza, que vem de sua primeira derrota na carreira, na Rússia, em resultado surpreendente. Também francês, Taylor Lapilus será o desafiante do campeão dos galos, o invicto Nathan Maness, na segunda luta por cinturão da noite.

O terceiro duelo válido por título é justamente numa categoria em que a coroa está vaga. Pelos moscas, Mandy Bohm e Jade Masson-Wong lutarão pelo cinturão e também tentando manter a invencibilidade no MMA profissional. Além das lutas principais, temos que destacar um bom duelo entre Jesse Arnett e Josh Hill, nos galos, dois dos melhores canadenses na categoria, sem dúvidas.

O TKO infelizmente é exclusivo do UFC Fight Pass, que não é liberado para o Brasil.

Sexta-feira, 24/05 – Future FC 5

O Future FC 5 acontecerá em São Paulo e traz a primeira disputa de cinturão da história da organização, que iniciou suas atividades recentemente. A escolha foi pela categoria dos moscas, a qual notadamente o Brasil produz grandes talentos. Os atletas envolvidos são Elton Alves e Adriano Ramos, ambos fazendo a segunda luta na empresa.

Uma grande contratação também vai atuar no evento. Um dos melhores pesos moscas do mundo, que infelizmente sofreu com o corte que o UFC vem fazendo na categoria, é Matheus Nicolau. Ele vai retornar ao peso galo contra Wagner Lima, que tem oito vitórias e duas derrotas na carreira.

O Future FC 5 ainda terá alguns lutadores com passagem pelo MMA internacional, como é o caso de Taigro Urso Branco, Antonio Carlos Buiu e Bruce Souto.

A transmissão do Future acontece no YouTube e no aplicativo da organização.

Sexta-feira, 24/05 – LFA 67

O LFA 67 não deve propiciar o mais alto nível no MMA, o que é até compreensível, principalmente se levarmos em conta que alguns atletas foram contratados para atuar no Contender Series e é natural que o cenário regional americano passe por alguns momentos de reformulação de atletas. Porém, os dois lutadores que participarão do combate principal não são novatos. Daniel James e Patrick Martin se enfrentarão na categoria dos pesados. Não há muita empolgação sobre o duelo e ele deve entregar o esperado: nada.

Nos leves há um duelo mais interessante. Jaleel Willis, que já encabeçou dois eventos da LFA, mas sempre perdeu, busca se recuperar e acabar com a irregularidade. Ele terá pela frente Dakota Bush, atleta que vem de duas vitórias seguidas. Nos penas, o gigante Teejay Britton também está no card. Ele enfrenta Solo Hatley Jr., atleta que possuí 25cm a menos de altura.

Domingo, 26/05 – Pancrase 305

Também exclusivo do UFC Fight Pass, o Pancrase 305, que acontecerá no Japão, tem uma disputa de cinturão nos penas. Em luta já marcada outrora e que acabou caindo, o argentino Nazareno Malegarie vai unificar o cinturão contra o campeão interino, Isao Kobayashi. Nazareno esteve ocupado participando da PFL no ano passado, mas não teve sucesso.

Em se tratando de Japão, há sempre veteranos no ringue. O peso mosca Mamoru Yamaguchi não para nunca e agora enfrentará o compatriota Toru Ogawa. Uma luta que se enquadra nas trilogias que ninguém pediu e que, de forma lamentável, vai acontecer, é o duelo entre Yuki Kondo e Akihiro Gono, que somam 77 anos de idade e 48 de carreira.