MMA Além do UFC traz semana intensa com Bellator em dose dupla

Por Idonaldo Filho | 14/02/2019 14:05

O MMA Além do UFC conta com uma semana agitada e diversos eventos regionais que irão garantir uma semana cheia para o esporte, incluindo uma dobradinha do Bellator, que fará dois eventos em dias seguidos. Também teremos o segundo evento do ACA, além de um torneio do Invicta FC, disputas de cinturão no LFA e CFFC, sem falar dos cards do One Championship e Cage Warriors.


Sexta-feira, 15/02 – Invicta FC 34

O Invicta FC decidiu entrar na moda dos torneios e realizará o seu próprio, na categoria dos moscas, justamente no mesmo evento em que o cinturão será defendido. A disputa de cinturão, que está vago desde que Jenifer Maia assinou com o UFC, será entre Vanessa Porto e Pearl Gonzalez. Porto já tentou conquistar o título em outras oportunidades mas sempre batia na trave, enquanto Gonzalez teve uma passagem apagada pelo UFC com desempenhos abaixo da média, mas se reencontrou no Invicta e terá a chance pelo cinturão.

O torneio dos moscas contará com duas ex-lutadoras do UFC. A ex-peso galo russa Milana Dudieva irá enfrentar a mexicana Karina Rodriguez, enquanto DeAnna Bennett – que participou do TUF 26 – terá pela frente Miranda Maverick. A luta entre Tracy Cortez e Erin Blanchfield ficou como duelo reserva e a final será disputada em outro evento futuro. A transmissão é feita pelo UFC Fight Pass.


Sexta-feira, 15/02 – Bellator 215

O Bellator fará dois eventos nessa semana, no dia 15 o Bellator 215, e no dia 16 o Bellator 216. Ambos os eventos acontecerão em Uncasville, Connecticut. O duelo principal será no peso pesado, e traz um combate curioso entre dois trocadores de idades similares, mas gerações diferentes. Matt Mitrione – que é curiosamente mais velho-  irá enfrentar Sergei Kharitonov.

O russo está invicto há seis combates entre lutas realizadas no Bellator e na Rússia, e só não venceu contra Anton Vyazigin, em luta que acabou virando no-contest devido a um dedo no olho. Mitrione saiu derrotado de sua última luta, quando foi completamente anulado por Ryan Bader, no GP dos pesados.

Outras lutas interessantes compõem o card. O super-prospecto Logan Storley está invicto em nove lutas e enfrenta Ion Pascu nos meios-médios, em luta que deve ser tranquila para o wrestler americano. O ex-campeão dos galos Dudu Dantas também participará do evento e vai enfrentar Toby Misech, que já participou do Contender Series. Outro ex-lutador do programa que revela talentos para o UFC é Austin Vanderford. O marido de Paige VanZant irá enfrentar Cody Jones na categoria de até 77kg. A transmissão no Brasil é feita pela Fox Sports como sempre.


Sexta-feira, 15/02 – LFA 60

Um dos eventos que mais revela lutadores para as grandes ligas americanas, o LFA irá colocar em disputa o seu cinturão dos meios-pesados, que estava vago justamente devido ao ex-campeão Ryan Spann ser contratado pelo UFC. Disputado em Clive, Iowa, o LFA 60 proporciona o confronto que decidirá o próximo detentor do título, que será entre o golden gloves Julius Anglickas e o estreante invicto Clayton York.

Anthony Baccam e Trey Ogden se enfrentam nos leves, mesma categoria que teremos o duelo de Jordin Hinman contra Dakota Bush. Os outros dois duelos confirmados serão disputados por Jonathon Thomson e Darrius Flowers na categoria até 77kg, além de Luis Saldaña e Carl Wittstock no peso pena. Ainda é possível que mais lutas sejam adicionadas até o dia do evento.


Sábado, 16/02 – ONE Championship: Clash of Legends

O ONE Championship já está virando figurinha carimbada no MMA Além do UFC, já que a organização asiática está realizando eventos com uma frequência similar ao do próprio líder do mercado. Desta vez, o evento foca no muay thai – o ONE realiza lutas de outras modalidades em seus eventos também – mas ainda sim algumas lutas de MMA estão inclusas.

O ONE, que acontecerá em Bangkok, na Tailândia, país que proibiu o MMA durante muito tempo até liberarem em 2016. No MMA, o principal duelo é entre o japonês Shuya Kamikubo e Dae Hwan Kim nos galos. Outro confronto que gera interesse acontecerá na mesma categoria, com o japonês Daichi Takenaka que quer manter a sua invencibilidade em doze combates contra o australiano Mark Abelardo.


Sábado, 16/02 – Cage Warriors 101

Nenhuma disputa de cinturão vai encabeçar o Cage Warriors 101 em Liverpool, que é um card menor do que usualmente a promoção britânica realiza. Encabeça o evento o confronto entre pesos pesados de Sofiane Boukichou contra Tom Aspinall,  que não luta faz quase três anos. Caso Boukichou – que está com cinco vitórias seguidas- vença, pode garantir uma vaga para disputar o cinturão, que está vago após Mauro Cerilli assinar com o One Championship.

Os outros dois duelos decentes do evento são entre Tim Barnett e Adam Ventre, além Manuel Bilic e Bryan Creighton no peso galo.


Sábado, 16/02 – ACA 92

Primeiro evento do ACA fora da Rússia, o ACA 92 vai decidir o campeão dos meios-pesados da organização e irá acontecer na capital polonesa, Varsóvia. O campeão do ACBDovletdzhan Yagshimuradov entra no ACA sem enfrentar o campeão do WFCA, que está lesionado, para lutar contra o local Karol Celiński que faz por merecer a chance, já que está com quatro vitórias seguidas.

E veremos outros conhecidos atletas locais no evento. Ex-top 15 do UFC, Daniel Omielanczuk e Zelimkhan Umiev farão um duelo interessante nos pesados, enquanto Piotr Strus recebe em sua casa Ibragim Chuzhigaev nos médios. Outro bom polonês no card é o veterano Aslambek Saidov. Antigo desafiante do cinturão do ACB, Saidov vai enfrentar Ciro Bad Boy, promessa de boa luta entre dois ex-desafiantes.

Como de costume, o evento russo também traz alguns lutadores que fizeram carreira nos grandes eventos dos Estados Unidos. Peso pesado do Bellator durante um tempo, Tony Johnson enfrenta Denis Smoldarev, veterano do cenário russo. Veterano bastante conhecido pelas lutas animadas, Efrain Escudero vai enfrentar Amirkhan Adaev. O gigante Luke Barnatt duela com o mexicano ex-WFCA Jorge Gonzales nos meios-pesados, enquanto Brian Foster luta com Abdul-Aziz Abdulvakhabov, ex-campeão dominante do ACB. Por último, Frantz Slioa (que participou do TUF 22) defende a invencibilidade ao enfrentar Adlan Bataev.


Sábado, 16/02 – CFFC 72

O Cage Fury traz um evento de grande apelo para o próximo sábado. Realizado em Atlantic City, o CFFC 72 deve entregar boas lutas e traz duas disputas de cinturão.  Campeão dos meios-médios e dono de um cartel com nove vitórias e nenhuma derrota, Sean Brady enfrenta o desafiante Taj Abdul-Hakim, podendo muito bem receber o chamado do UFC com uma vitória. Nos médios, houve uma mudança de última hora, com Jonavin Webb subindo para enfrentar Kyle Daukaus, pelo ouro da categoria até 84kg.

O antigo oponente de Webb era Joey Pierotti, que agora vai enfrentar David Mundell nos meios-médios. E um ótimo duelo nos moscas também fará parte do evento. Um dos afetados pelo possível fim do peso mosca, Naoki Inoue assinou com o CFFC e vai enfrentar Sean Santella, veterano consagrado como um dos principais membros da categoria fora do UFC.


Sábado, 16/02 – Bellator 216

Uma das lutas mais esperadas pelos fãs acontecerá no Bellator 216. Finalmente, depois de muito trash talking, Michael Page e Paul Daley se enfrentarão em luta válida pelo torneio dos meios-médios. A luta que promete ser empolgante envolve dois trocadores ingleses, que curiosamente farão a luta nos Estados Unidos, e representa o maior desafio de Michael Page em sua carreira.

A luta coprincipal marca o retorno de Vitaly Minakov ao Bellator. O ex-campeão enfrentou diversos problemas contratuais e estava fazendo sua carreira na Rússia, mas agora com tudo certo, terá pela frente Cheick Kongo, vindo de sete vitórias seguidas, como adversário. O vencedor da luta provavelmente será o próximo desafiante de Ryan Bader.

Uma lenda também irá estar fazendo parte do evento. Mirko Cro Cop não tem boas lembranças de suas últimas lutas nos Estados Unidos, mas ousou sair do Japão emprestado pelo Rizin para lutar contra Roy Nelson no evento. Essa luta já foi marcada para o Bellator 200, mas acabou sendo cancelada por uma lesão de Cro Cop, que busca essa revanche para vingar a derrota que sofreu contra Nelson no UFC 137.

Outras duas lutas destacadas pelo Bellator incluem a estreia de Erick Silva contra um dos grandes prospectos da organização, Yaroslav Amosov – que por sinal ostenta um cartel de 21-0. A outra estreia da noite é de Valerie Loureda, que foi da equipe olímpica de taekwondo dos Estados Unidos e vai lutar com Colby Fletcher.

Resultados do MMA Além do UFC

Bellator Newcastle: Patricky Pitbull teve trabalho para vencer o inglês Ryan Scope. A vitória só veio na decisão dividida, e muitos marcaram a luta para Scope, que foi resiliente e mostrou estar mais preparado, conseguindo levar o terceiro assalto certamente. Na luta coprincipal, o ex-Geordie Shore, Aaron Chalmers acabou frustrado por Corey Browning e finalizado, em uma luta lamentável.

O prospecto Terry Brazier foi surpreendido pela zebra Chris Bungard que o finalizou. E o irmão de Leon Edwards, Fabian Edwards, conseguiu bom desempenho e derrotou Lee Chadwick.