MMA Além do UFC tem semana carregada com medalhistas olímpicos e dobradinha do Bellator

Por Idonaldo Filho | 13/12/2018 01:04

O MMA Além do UFC volta com tudo, em uma semana que está excelente em termos de eventos fora do UFC, principalmente para os fãs do esporte na Rússia, que terão uma boa diversidade de eventos para assistir. Teremos também dois eventos do Bellator, que fará a sua estreia no Havaí e levará para a ilha lutadores de muito nome, incluindo duas defesas de cinturão. Além disso, não é todo dia que vemos atletas olímpicos lutando no MMA, e dois wrestlers com grandes credenciais participarão de cards na Europa, e claro, serão destacados aqui.

Na lista de destaques da semana, mostraremos aqui vários eventos russos como o M-1 Global e o Battle on Volga, além de um card excepcional do RCC. Nos Estados Unidos, teremos Bellator 212 e Bellator 213 em duas noites seguidas e também com a realização de cards do Invicta FC e do Cage Fury, enquanto na Coréia do Sul o Road FC trará uma disputa de cinturão no peso átomo.

Sexta-feira, 14/12 – Battle on Volga 8

Uma organização em crescimento recente, o Battle on Volga 8 pode não ter nomes tão relevantes no esporte atualmente, mas a edição se destaca por ter alguns lutadores interessantes. Na luta principal, o prospecto peso pesado – que treina na Eagles MMA de Khabib Nurmagomedov – Shamil Abasov irá lutar contra o ucraniano Yuriy Protzenko, pelo cinturão dos pesados.

Entretanto, o lutador que mais desperta curiosidade no evento russo é Migran Arutyunyan. O peso pena armênio possui somente uma profissional luta de MMA aos 29 anos, tendo feito a transição da luta greco-romana para o MMA neste ano. Para quem não está ligado, Arutunyan foi medalhista de prata nas olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 na luta greco-romana, além de possuir também várias medalhas no circuito europeu.

Sexta-feira, 14/12 – CFFC 71

Tradicional organização americana reveladora de talentos, o Cage Fury FC – evento que tem transmissão do UFC Fight Pass – terá três cinturões em disputa, com o dos leves como duelo principal.

O invicto Cesar Balmaceda irá enfrentar Damian Norris pelo cinturão vago, com o vencedor podendo muito bem receber uma chance na próxima temporada do Contender Series, enquanto no peso pena, Pat Sabatini enfrentará Da’Mon Blackshear. No peso galo, o ótimo prospecto russo Alexander Keshtov iria enfrentar o cazaque Nurbergen Sharipov, mas como este teve que sair do confronto de última hora, seu adversário no evento será Andre Bernardo. Em outro confronto, a peso palha Jamie Colleen – veterana do programa que revela talentos para o UFC – irá enfrentar Miranda Granger.

Outras lutas interessantes: Jonavin Webb vs. Hugh PulleyTajuddin Abdul Hakim vs. Marco Smallman.

Sexta-feira, 14/12 – Bellator 212

Grande parte dos fãs ficaram chocados quando Michael Chandler perdeu o cinturão para o azarão Brent Primus no Bellator NYC devido a uma lesão no tornozelo. Desde então, a revanche entre os pesos leve foi adiada por bastante tempo, muito por culpa de Primus, que sofreu algumas lesões e segurou um pouco mais cinturão para si. Eles lutarão novamente pelo título nesta sexta-feira no Bellator 212, que homenageará os militares americanos, em um evento comemorativo Salute the Troops.

A luta coprincipal do card não anima muito. Em um duelo de pesados que promete ser horripilante, o aposentado em atividade Frank Mir terá pela sua frente o lutador de baixo nível Javy Ayala, que acabou ficando conhecido principalmente por ter nocauteado rapidamente Sergei Kharitonov.

O prospecto AJ McKee buscará manter a sua invencibilidade de doze lutas, duelando no evento contra o britânico Daniel Crawford, que foi contratado no último pacotão de lutadores europeus assinados pelo Bellator para sua expansão no continente. Crawford acabou derrotado pelo português Pedro Carvalho em sua primeira luta na organização, no Bellator 200.

Outras lutas interessantes: Alejandra Lara vs. Juliana VelasquezDerek Campos vs. Sam SiciliaRobson Gracie Jr vs. Brysen BolohaoToby Misech vs. Edward Thommes

Sábado, 15/12 – Road FC 51 XX

O XX não é por acaso. O Road FC decidiu fazer um evento somente com lutas femininas em seu card principal. Porém, o evento em si deve muito em qualidade, com apenas a luta principal merecendo ser destacada por conter talvez a melhor peso átomo em atividade no mundo, Seo Hee Ham, que irá defender seu título contra Jung Eun Park.

No card preliminar, o brasileiro Michel Pereira vai enfrentar Won Jun Choi em um peso casado de 86,1kg. Michel já lutou na maioria dos grandes eventos de MMA do Brasil, e agora fará sua segunda luta no evento coreano.

Sábado, 15/12 – M-1 Challenge 100: Battle in Atyrau

Acontecendo na cidade de Atyrau, no Cazaquistão, o evento de número 100 do M-1 Global – organização parceira do UFC – contará com o violento Nate Landwehr defendendo o seu título dos penas contra o ucraniano Andrey Lezhnev, que assegurou a disputa de cinturão após conseguir três vitórias consecutivas.

Outro duelo importante terá lugar na categoria dos meios-pesados, que recentemente teve um campeão coroado. Nele, o invicto polonês Rafal Kijańczuk buscará a maior vitória de sua carreira ao enfrentar Giga Kukhalashvili, que vem de derrota para o atual detentor do título, Khadis Ibragimov. Ademais, vale destacar a presença do brasileiro Kayck Alencar, mais um dos bons brasileiros da Evolução Thai que estão no M-1 Global, que enfrentará o local Sanzhar Adilov.

Outras lutas interessantes: Eduardo Ramon vs. Daniil PrikazaSergey Morozov vs. Bakhytbek DuishobaevKhamzat Dalgiev vs. Bayaman Nurmamat

Sábado, 15/12 – Cage Warriors: Academy Denmark 2

O Cage Warriors sairá de sua terra natal na Grã-Bretanha para realizar um evento menor na Dinamarca, contando também com atletas noruegueses, devido a lamentável situação de proibição do MMA na Noruega.

A luta principal destaca outro lutador olímpico. O meio-médio Mark O. Madsen, dinamarquês de 34 anos, que foi medalhista de prata na luta greco-romana na categoria até 75kg, nas olimpíadas do Rio de Janeiro. Ele buscará sua quinta vitória profissional no novo esporte ao enfrentar Matthew Bonner.

Outras lutas interessantes: Marthin Hamlet Nielsen vs. Lukasz ParobiecNick Barno vs. Aboubacar Bathily

Sábado, 15/12 – RCC 5

O RCC vem crescendo bastante nos últimos tempos, e neste sábado trará um dos melhores cards já vistos neste ano no MMA regional da Rússia, carregado de grandes lutadores. A luta principal do evento promete entretenimento puro, com o veterano ex-campeão do Bellator Alexander Shlemenko enfrentando o bom alemão Jonas Billstein, que está invicto há seis lutas.

Teremos também presença de vários brasileiros, com o destaque ficando para o retorno de Thiago Silva aos meios-pesados para encarar a principal estrela do evento, o gigante Ivan Shtyrkov – conhecido por ter tido seu cartel invicto construído contra lutadores em decadência. No peso pesado, Francimar Barroso voltará a lutar depois de ser frustrado na tentativa de conquistar um milhão de dólares no PFL, duelando contra um dos melhores prospectos fora do UFC em Mikhail Mokhnatkin.

Continuando com a leva de brasileiros, Diego Brandão continuará sua carreira no MMA russo lutando contra o veterano de mais de 40 lutas Vener Galiev. O pesado Gerônimo Mondragon  irá encarar o bom Anton Vyazigin, em luta na qual corre muito risco de ser nocauteado. Ainda no evento, Rousimar Palhares buscará mais um calcanhar para sua coleção contra Georgiy KichiginKleber Orgulho enfrentará Mikhail Ragozin, e Rodrigo Cavalheiro fará um combate que pode ser muito violento contra Nikolay Aleksakhin.

Também vale a pena se ficar de olho nos prospectos Denis Lavrentyev e Denis Kanakov . Lavrentyev inclusive já possui boas vitórias no cartel, tendo vencido os ex-UFC Taylor Lapilus e Reginaldo Vieira em sua curta carreira no MMA.

Sábado, 15/12 – Bellator 213

Segundo evento da organização no final de semana, o Bellator 213 acontecerá também no Havaí, trazendo a melhor lutadora havaiana de seu plantel para liderar essa empreitada. Campeã do peso mosca, Ilima-Lei Macfarlane irá defender seu título contra Valérie Létourneau, em duelo que é provavelmente o maior desafio de sua carreira, tendo em vista que a canadense foi desafiante no peso palha do UFC.

Na divisão dos médios, o ex-campeão Rafael Carvalho tem a missão de receber a lenda Lyoto Machida em sua estreia na organização. O duelo de brasileiros pode não ser muito animado pelo confronto de estilos, mas deve ser bastante intrigante e seu resultado pode ter muito efeito para o futuro da categoria.

Entre outras duas lutas de grande porte que veremos, a primeira é uma quarta de final do GP dos meios-médios. Um dos melhores Gracies no MMA junto com Kron, Neiman Gracie terá uma difícil tarefa ao lutar contra o wrestler bastante condecorado Ed Ruth, em um duelo de invictos. O outro combate será entre King Mo LawalLiam McGeary, com ambos vindo de sequências negativas em suas carreiras e buscando recuperação.

Sábado, 15/12 – Invicta FC 33

Para finalizar o calendário do final de semana, a organização líder de mercado no MMA feminino realizará o Invicta FC 33, evento que será transmitido pelo UFC Fight Pass e que vai ter o cinturão do peso átomo em disputa. Nela, Jinh Yu FreyMinna Grusander farão revanche do combate que ocorreu no Invicta FC 30, quando Frey conquistou seu título. Tendo saído recentemente do UFC, Danielle Taylor fará sua estreia no Invicta lutando contra a invicta mexicana Montserrat Ruiz, querendo acabar com a má fase que vive recentemente. Mesma situação de Jamie Moyle, que enfrenta Brianna Van Buren no peso palha.


Notícias do MMA Além do UFC

Além de destacar os principais eventos do final de semana, traremos aqui um giro de notícias do que aconteceu de principal no MMA Além do UFC durante os últimos dias. Liderada pelo novo acordo televisivo do ONE Championship, a coluna destacará também anúncios de luta em algumas organizações, além da criação de duas novas categorias no Brave CF.

ONE Championship faz acordo televisivo com a Turner Sports

ONE Championship está em um ritmo grande de crescimentos nas últimas semanas. Depois de algumas contratações surpreendentes, a organização asiática firmou um acordo televisivo com o grupo Turner Sports e, a partir do dia 1º de janeiro, seus evento passarão a ser transmitidos ao vivo nos Estados Unidos, nos canais TNT (em tape delay) e nas plataformas digitais do grupo, como o aplicativo pago B/R Live – que receberá 24 eventos do ONE durante o ano, segundo informação da ESPN. Também está sendo planejando um reality show do ONE para a programação dos canais. O primeiro evento que fará parte do acordo é acontecerá em 19 de janeiro, em Jakarta, na Indonésia, e contará com o duelo pelo cinturão dos palhas entre Hayato Suzuki e Joshua Pacio.

Rizin confirma lutas para o RIZIN Heisei’s Last Yarennoka!

A organização japonesa Rizin FF anunciou mais um evento, que acontecerá no dia 30 de dezembro. As primeiras lutas anunciadas para ele foram entre os veteranos Satoru Kitaoka e Tatsuya Kawajiri nos leves, Jae Hoon Moon e Kai Asakura no peso galo e Shizuka Sugiyama contra Kana Watanabe no peso mosca.

ACA anuncia calendário inicial e lutas do ACA 91

A fusão entre o ACB e o WFCA mal aconteceu e os promotores não perderam tempo em já anunciar parte do calendário para o ano que vem. Eles planejam realizar 12 eventos em 2019, e os cinco primeiros já tem data. O primeiro será no dia 26 de janeiro em Grozny, o segundo no dia 16 de fevereiro em Varsóvia, 16 de março em São Petesburgo, 30 de março em Krasnodar, e 27 de abril em Moscou.

26/01 – ACA 91 em Grozny, na Rússia
16/02 – ACA 92 em Varsóvia, na Polônia
16/03 – ACA 93 em São Petersburgo, na Rússia
30/03 – ACA 94 em Krasnodar, na Rússia
27/04 – ACA 95 em Moscou, na Rússia

O card completo do ACA 91 já foi anunciado, e será liderado pelo duelo entre Elias Silvério e o veterano Arbi Agujev. Destacaremos melhor as outras lutas do evento na semana de sua realização.

Outra notícia envolvendo o ACA é relacionada a definição de seus campeões. Depois da fusão das organizações, os detentores de títulos do ACB e do WFCA irão se enfrentar nestes eventos listados para unificar seus cinturões, em confrontos que prometem mostrar o melhor do nível do MMA russo.

Bellator realizará evento em Dublin no dia 23 de fevereiro

O Bellator segue em sua expansão mundial, tendo anunciado um evento na capital irlandesa de Dublin, no dia 23 de fevereiro. O Bellator 218 será encabeçado pelo local James Gallagher que buscará se recuperar da primeira derrota de sua carreira ao enfrentar o americano Steven Graham. O duelo será realizado no peso galo.

Brave CF cria novas categorias superleve e super meio-médio

Promoção que vem realizando eventos pelo mundo todo, o Brave CF adotou duas novas categorias de peso. O evento sediado no Bahrein extinguiu o peso meio-médio (77,1kg) e criou duas novas divisões, a do superleve (até 74,8kg) e a do super meio-médio (79,3kg). Com a mudança, o atual portador do cinturão dos meios-médios Jarrah Al-Silawi passará a ser campeão da divisão dos super meio-médios.