MMA Além do UFC tem Bellator 159, Imortal FC 5, Pancrase 279 e estreia de Mackenzie Dern

Por João Gabriel Gelli | 21/07/2016 13:21

Já recuperado da maratona que foi a International Fight Week de 2016 (Nota do Editor: recuperado, quem?), o MMA Além do UFC volta à sua programação normal, analisando o que de melhor aconteceu na movimentada semana passada e trazendo o que mais vale prestar atenção nesta que chega.

Sexta-feira, 22/07: Bellator 159

O principal card da semana fora do UFC é o que será organizado pela sua maior concorrente no mercado internacional. O Bellator 159 não terá nenhuma disputa de cinturão, mas uma eliminatória pelo título dos galos lidera o evento. Vindo da maior vitória de sua carreira, sobre o ex-campeão Joe Warren, o excelente wrestler Darrion Caldwell (8-0) tenta conquistar a oportunidade de enfrentar Eduardo Dantas, atual rei da categoria. Seu oponente será Joe Taimanglo (22-6-1), natural de Guam que vem de três vitórias consecutivas como peso galo na organização, incluindo uma sobre o ex-UFC Sirwan Kakai.

Outros grandes combates também compõem o card principal do Bellator 159. No segundo duelo mais importante da noite, o ex-UFC Melvin Guillard (32-16-2) tenta quebrar a sequência de três derrotas ao enfrentar o ex-desafiante David Rickels (17-4). Em uma luta chave na categoria dos penas, Daniel Weichel (36-9) busca a segunda vitória seguida desde que perdeu para Patricio Pitbull e se aproximar de mais uma chance de disputar o título. Para isso, terá que superar Emmanuel Sanchez (13-2), que vem em uma crescente na organização, com três vitórias seguidas, todas por decisão dividida.

Por fim, o evento ainda trará o retorno de Luiz Phillipe Monstro (9-1), que está afastado desde 2014, quando sofreu uma lesão no joelho durante a semifinal do Torneio de Verão da organização. Seu adversário será outro brasileiro, Guilherme Viana (7-2), que já enfrentou Francis Carmont no Bellator e vem de vitória em uma surra aplicada sobre Houston Alexander. O vencedor se posicionará para realizar um duelo importante na divisão dos meios-pesados.

Transmissão para o Brasil: FOX Sports 2 a partir das 22:00h

Sexta-feira, 22/07: Legacy FC 58

O Legacy FC 58 pode não ter uma oferta muito grande de combates de interesse, mas ainda assim é possível trazer alguns destaques. Na luta principal, que valerá o título dos meios-pesados, que foi deixado vago por Leo Leite, o ex-desafiante do brasileiro na categoria de baixo, Ryan Spann (9-2) enfrentará o ás do jiu-jítsu Robert Drysdale (6-0), que foi contratado pelo UFC, mas conseguiu o feito de falhar em mais exames antidoping (foram 2) do que fazer lutas (uma, que virou no contest) e acabou cortado. Ele finalizou todos os seus adversários no primeiro round.

Outro grande nome da arte suave fará sua estreia no MMA no card principal do evento. Campeã mundial em todas as faixas e tendo vencido o ADCC no peso e no absoluto (quando superou Gabi Garcia), Mackenzie Dern se testará pela primeira vez fora do mundo do jiu-jítsu e encarará outra estreante, Kenia Rosas, em um peso casado até 50 quilos, entre as categorias átomo e palha.

Transmissão para o Brasil: EI Maxx 2 a partir das 22:45h

Sábado, 23/07: Imortal FC 5

Movimentando o cenário nacional, o Imortal FC 5 será o destaque do MMA fora do UFC no sábado. Em sua luta principal, o veterano ex-UFC Wendell Negão (25-10) duelará com Gilmar Manaus (26-15-1) pelos meios-médios. No combate coprincipal, o participante da primeira temporada do TUF Brasil Wagner Galeto(12-9) fará sua despedida do MMA contra Rafael Baraka (9-3).

Além disso, o evento ainda trará um GP peso mosca que valerá um contrato com o Pancrase. A primeira semifinal está casada entre Rogério Bontorin (8-0) e Ivonei Pridonik (8-5) e a segunda colocará João Alicate (9-2) frente a frente com Diego Santos (11-6).

Por fim, também serão oferecidos alguns outros duelos interessantes, como o confronto entre os invictos Killys Mota (8-0) e João Carvalho (5-0), o embate entre Wellington Fofão (10-1) e Dyego Roberto (13-11-1) e o combate entre Thiago Bel (16-4-1) e Luan Miau (8-2).

Transmissão para o Brasil: EI Maxx a partir das 20:55

Domingo, 24/07: Pancrase 279

O Pancrase 279 chega no domingo com dois cinturões em jogo e a presença de uma ex-UFC e outro ótimo combate. Pelo título dos moscas, Ryuichi Miki (18-9-4) encara Yuki Yasunaga (14-8-1). Já pelo posto de campeão da categoria de cima, Shintaro Ishiwatari (20-6-4) duela com o ex-UFC e WEC Jonathan Brookins (15-7), em uma revanche de um embate de 2014, no qual o americano saiu vitorioso.

Além disso, após ser cortada pelo UFC depois de duas derrotas em igual número de combates e exibições abaixo da média, Rin Nakai (16-2-1) baixa de categoria, para o peso mosca, e enfrenta Raika Emiko (2-3). Por fim, na luta mais interessante do evento, o ex-desafiante dos galos do ONE, Masakatsu Ueda (22-4-2) duelará com o brasileiro ex-Bellator Rafael Morcego (22-5). O vencedor deste confronto deve receber o chamado de uma organização de maior porte ou ser o próximo desafiante ao título da categoria.

Resultados da semana passada:

No principal evento da semana passada, o Bellator 158 marcou a estreia da organização na Inglaterra. Na luta principal, Douglas Lima dominou o local Paul Daley e venceu em decisão unânime. No combate coprincipal, Matt Mitrione conquistou a segunda vitória em menos de um mês ao nocautear Oli Thompson. Além disso, Michael Page fez mais uma vítima ao aplicar uma violenta joelhada voadora que fraturou o crânio de Evangelista Cyborg, Francis Carmont finalizou o polonês Lukasz Klinger, James GallagherJames Mulheron superaram Mike CuttingNeil Grove, respectivamente, em decisões unânimes e o peso mosca Pietro Menga nocauteou Spencer Hewitt em 41 segundos.

Para maiores informações sobre o que rolou no Bellator 159, confira nossa resenha pós-evento.

O ACB 41 trouxe um dos principais prospectos peso pesado em sua luta principal. Nela, Denis Goltsov conquistou mais uma vitória sobre um veterano do cenário regional ao aplicar um belo nocaute sobre Paul Buentello.

No combate coprincipal, Petr Yan bateu Ed Arthur em decisão unânime e agora está de compromisso marcado contra Magomed Magomedov, no ACB 47, em outubro, em uma revanche de uma das melhores lutas do ano e que valerá o título dos galos da organização.

Assim como Yan, Eduard Vartanyan buscava se recuperar de derrota. Ele conseguiu ao aplicar um violento nocaute em Márcio Ceará.

Outros belos nocautes foram aplicados pelos prospectos Alexander Shabliy e Sharaf Davlatmurodov sobre Michael Brightmon e Benny Alloway, respectivamente. Confira as duas lutas abaixo:

Por fim, o polonês Michal Andryszak superou o ex-UFC Tim Hague pela via rápida dolorosa, com um potente chute alto…

… e Soso Nizharadze bateu o ex-UFC Mike Wilkinson em decisão unânime, no que pode ser considerada uma boa zebra.

Passando para a RFA 40, o ex-UFC Chico Camus venceu a segunda desde sua demissão ao bater outro peso mosca talentoso, Czar Sklavos, em decisão unânime. Além disso, Terrion Ware superou Marvin Blumer pelo mesmo método em duelo válido pela categoria imediatamente acima. Fique aqui com os melhores momentos do evento:

No M-1 Challenge 69, Denis Smoldarev se recuperou da derrota na disputa de cinturão dos pesados para Alexander Volkov ao vencer o ex-campeão da categoria na organização Kenny Garner. O cazaque Sergey Morozov superou o brasileiro Rafael Dias e Marcus Vinícius Montanha bateu Kurban Ibragimov.

Matchmaker do MMA Brasil, fanático por esportes, mesmo sem botá-los em grande prática. Fã de MMA, NFL, estudante de Engenharia e viciado em séries.