MMA Além do UFC tem ACA 93 com bom evento e vários lutadores conhecidos

Por Idonaldo Filho | 14/03/2019 10:16

O MMA Além do UFC desta semana fala sobre os principais eventos fora do UFC e começa logo nesta sexta-feira com um Brave CF nas Filipinas, o Titan FC, que entrega uma revanche entre dois bons atletas pelo título dos moscas, e fala também do Shooto Brasil, no Rio de Janeiro. Ademais, mais um ACA, que vai realizando seus eventos recheados de lutadores e com boa qualidade, além do Oktagon, na República Tcheca.

Sexta-feira, 15/03 – Brave CF 22

O Brave CF 22 acontecerá  em Pasay, nas Filipinas, e na luta principal teremos uma luta pelo cinturão dos galos, envolvendo um lutador local. O campeão Stephen Loman vai ter pela frente o ex-campeão dos penas Elias Bougdezame como desafiante, sendo a primeira luta do lutador da Algéria depois de ter perdido a cinta. No duelo coprincipal, o parceiro de treinos -e de crime também no caso do UFC 233- de Conor McGregor, Cian Cowley, enfrenta o australiano John Brewin.

O restante do evento conta com lutadores locais sem muitos nomes relevantes. O mais conhecido é o limitado ex-UFC Rolando Dy, que enfrenta o paquistanês Mehmosh Raza. Nos galos, Jeremy Pacatiw também está no card e seu duelo é contra Mark Alcoba, do mesmo país.

Sexta-feira, 15/03 – Shooto Brasil 90

Com transmissão do Combate a partir das 20h da sexta-feira, o Shooto Brasil 90 traz, como sempre, confrontos entre lutadores brasileiros com alguns deles promissores e que muitas vezes acaba revelando talentos para os grandes eventos. A luta principal é entre Pedro Henrique Finger e Diego Domingos na categoria dos penas, entretanto o maior nome presente é Adriano Martins, ex-UFC e que enfrentará Adriano Rodrigues em busca de acabar com a sequência de três derrotas. O ex-campeão dos galos Luciano Benício também está no card e enfrenta Andrey Augusto no peso pena.

Sexta-feira, 15/03 – Titan FC 53

A revanche entre Juan Puerta e o wrestler olímpico Gustavo Balart acontecerá no Titan FC 53. Conhecido pela pouca estatura (1,49m), o cubano foi nocauteado impiedosamente com uma joelhada no primeiro confronto entre eles e quer a vitória para assegurar o título da categoria dos moscas, que corre sério risco de acabar no UFC.

O título dos meios-médios também estará em disputa e tem um ex-UFC na luta. O controverso Mike Graves enfrenta Jared Gooden, que conta com seis vitórias seguidas contra bons nomes no cenário regional. Outras lutas interessantes envolvem o ex-Contender Series, Lazar Stojadinovic e o mexicano Irwin Rivera no penas, e o prospecto e irmão do campeão dos meios-médios do UFC, Mohammed Usman, que enfrentará o veterano Frank Tate. A transmissão acontece no UFC Fight Pass.

Sábado, 16/03 – ACA 93

Sempre com eventos com ótimos lutadores, o ACA entregará mais um card recheado e que acontecerá em São Petesburgo. Dois títulos serão disputados no ACA 93, o dos penas entre o representante do ACB, Marat Balaev, e o representante do WFCA, Salman Zhamaldaev – que está há dezesseis lutas sem perder- ambos bons valores embora Balaev tenha já seus 43 anos mesmo que ainda esteja desempenhando em alto nível. Nos galos, o último campeão do ACB, Rustam Kerimov – que está invicto em 12 lutas- vai enfrentar o dono do título no WFCA, que é Rakhman Dudaev.

Outros duelos envolvem nomes conhecidos para o fã do UFC. Atleta da Nova União, Hacran Dias terá pela frente o russo Ustarmagomed Gadzhidaudov nos leves. Americano conhecido pelos duelos contra Ronaldo Jacaré, Chris Camozzi também está no ACA e vai servir de teste para o prospecto Muslim Magomedov, invicto em quatro lutas.

Também é bom ficar de olho no duelo de Amir Aliakbari e Shelton Graves. Aliakbari foi campeão mundial de luta greco-romana e ficou mais famoso por ter participado do GP dos pesados no Rizin. Caso saia vitorioso no sábado, tem boas chances de ser o próximo na linha de disputa de título. No peso pena, Akhmed Shervaniev defende a invencibilidade contra Tural Ragimov. O ACA terá transmissão por pay per view da própria organização.

Sábado, 16/03 – Oktagon 11

Um dos dois grandes eventos na República Tcheca – o outro é o XFN, que também faz evento nesta semana- o Oktagon tem alguns ex-lutadores do UFC, embora a luta principal pelo título dos meios-médios seja entre atletas regionais. Pela cinta até 77kg, o campeão David Kozma defende o cinturão em casa contra Samuel Kristofic. As presenças mais conhecidas no evento são Jeremy Kimball, que cede revanche para Milos Petrasek, e Karlos Vemola, que enfrenta o polonês Paweł Brandys. Dois nomes que são grandes localmente e podem pintar nas grandes promoções são Miroslav Broz (8-0) e Jan Gottvald (8-2), então vale ficar de olho neles.