MMA Além do UFC: Linton Vassell domina e nocauteia Sergei Kharitonov

Por Idonaldo Filho | 23/11/2019 02:54

A coluna MMA Além do UFC desta semana está um pouco variada. Os eventos destacados aconteceram em Israel – terra que o Bellator está ajudando a desenvolver o esporte –, no Bahrein, onde o Brave CF é sediado, e na Polônia, com o ACA, além de uma menção honrosa sobre um grande nocaute na Inglaterra.

Veteranos do esporte estiveram em posições de destaque, alguns vencendo, outros saindo derrotados, além de lutadores promissores que sempre aparecem.

Bellator 234

Realizado em Tel Aviv, em Israel, na última quinta (14), o Bellator 234 teve uma luta de pesados como principal. O veterano Sergei Kharitonov enfrentou o ex-campeão dos meios-pesados Linton Vassell e foi dominado. O inglês derrubou o russo, pegou as costas e conseguiu o nocaute técnico. Esta foi a segunda luta de Vassell na nova categoria, a primeira vitória.

Dois americanos promissores obtiveram decisões no card. Na luta coprincipal, Sidney Outlaw derrotou o velho de guerra Roger Huerta, pelos meios-médios. Já Austin Vandeford, atuando na categoria dos médios, venceu Grachik Bozinyan. Os atletas locais Aviv Gozali, Adam Keresh e Haim Gozali conseguiram interrupções no primeiro assalto – o último inclusive anunciou sua aposentadoria. O único brasileiro vencedor foi Robson Gracie Jr., finalizando um adversário local de nível duvidoso com um triângulo.

Brave CF 29

O Brave CF 29 teve como principal atrativo um cinturão especial, disputado em um torneio sem limite de peso que contou com quatro lutadores. O vencedor foi o russo Azamat Murzakanov, que venceu o brasileiro Guto Inocente na semifinal, disputada em um só round. Na final, Azamat, que é meio-pesado, enfrentou o meio-médio Mohamed Fakhreddine e conseguiu um nocaute brutal com um uppercut, conquistando o prêmio de US$100,000 e o cinturão de ouro.

O georgiano Guram Kutateladze aplicou um grande nocaute. O peso leve radicado na Suécia teve como adversário o ex-UFC Felipe Silva, conseguindo resistir a uma blitz do brasileiro para depois surpreender com um contragolpe certeiro, apagando o lutador da CM System e dando a Felipe sua primeira derrota no Brave CF.

Confira os demais resultados do Brave aqui.

ACA 101

O ACA realizou mais um evento na Polônia, desta vez na capital, Varsóvia. A luta principal, assim como grande parte dos combates, envolveu um atleta local, com Piotr Strus derrotando Vitaly Nemchinov na decisão, que foi a segunda derrota seguido do russo.

Na luta coprincipal, o ex-atleta do UFC Daniel Omielanczuk teve um momento curioso. Em desvantagem no clinch, ele acertou uma cotovelada curta e apagou Denis Smoldarev, que caiu de cara no chão.

Além de Daniel, outros lutadores com passagem pelo líder do mercado que saíram vitoriosos foram Elias Silvério, derrotando o bom Aslambek Saidov na decisão, além de Ruslan Magomedov e Levan Makashvili, que respectivamente derrotaram Daniel James e Atilla Korkmaz, ambos na decisão. Dileno Lopes também lutou no card e finalizou com uma guilhotina o veterano do TUF 5 Rob Emerson. Vale ainda mencionar ainda o belo nocaute do kickboxer Radoslaw Paczuski em sua segunda luta de MMA.

Confira os demais resultados do ACA aqui.

MTK MMA: Probellum

O MTK MMA Probellum aparece na coluna pela luta principal. Realizado em Londres, o evento teve o experiente Ross Pearson liderando o card. O desfecho da luta contra Davy Gallon impressionou. Com um rolling thunder, chute dado com o calcanhar após um mortal, Gallon garantiu um dos mais belos nocautes do ano sobre um adversário de renome, obtendo assim sua segunda vitória seguida e dando a terceira derrota em sequência para Pearson, sua primeira após sair do UFC.

Principais eventos da semana

Cage Warriors 111
LFA 79
CFFC 80
Brave CF 30
Bellator Londres
GFC 20
Jungle Fight 98
Ring of Combat 70
Shooto Brasil 98