MMA Além do UFC: Douglas Lima conquista GP dos meios-médios do Bellator

Por Idonaldo Filho | 28/10/2019 08:00

A semana do MMA Além do UFC teve dois eventos do Bellator para rechear a coluna, o Bellator 231 e o Bellator 232. No primeiro, uma luta de veteranos que pouco prometia e pouco entregou. No segundo, em um embate técnico, tivemos um campeão apático sendo derrotado na final de um torneio. Também aconteceu a estreia de John Lineker no ONE Championship.

Bellator 232: Douglas Lima reconquista cinturão dos meios-médios

O torneio dos meios-médios teve um fim no último sábado (26). O brasileiro Douglas Lima conquistou o título da categoria pela terceira vez e, de quebra, se tornou campeão do torneio da categoria. Douglas derrotou Rory MacDonald sem muitos problemas, uma vez que o adversário mostrou a apatia tradicional de suas últimas lutas. Além do cinturão e do título do torneio, Douglas recebeu US$ 1 milhão de premiação.

Na luta coprincipal Paul Daley derrotou Saad Awad por nocaute. Awad entrou no combate de última hora substituindo Sabah Homasi. A luta foi em um peso casado de até 79,3kg, o que fez com que Awad atuasse bem acima de sua categoria normal, que é o peso leve. A vitória veio no segundo assalto após um bom contragolpe de Daley levar Awad ao chão e o inglês encerrar a luta com algumas marteladas.

Vale destacar também a impressionante vitória de Patrick Mix contra Isaiah Chapman nos galos. O prospecto e ex-campeão do KOTC conseguiu uma chave de joelho plástica e fez o adversário bater em desistência. Com isso, Mix manteve a invencibilidade em 12 combates.

Quem não conseguiu a vitória foi Nick Newell. Ex-lutador do WSOF e conhecido pela história de superação ao atuar com uma deficiência congênita, Newell foi derrotado por Manny Muro na decisão dividida. A luta foi muito dura e disputada predominantemente no grappling. O resultado foi recebido com vaias, com alguns marcando vitória para Newell.

Bellator 231: Frank Mir volta a vencer depois de quatro anos

Ex-campeão do UFC nos pesados, o veterano Frank Mir voltou a conseguir uma vitória após amargurar quatro derrotas seguidas. Em uma revanche de luta de 2011, o resultado foi exatamente o mesmo, com Mir derrotando Roy Nelson na decisão unânime. Frank controlou a distância com inúmeros chutes baixos e conseguiu desviar facilmente de todas as tentativas de um lentíssimo Roy Nelson. O final da luta como esperado foi deplorável com ambos bem cansados e mostrando que não há necessidade de nenhum deles continuar na ativa.

Phil Davis freou o ascendente Karl Albrektsson na luta coprincipal, que era a estreia do segundo na organização. Davis dominou a luta em pé e também no chão, encerrando o combate no terceiro assalto com um nocaute técnico sobre o veterano do RIZIN. Quem também conseguiu uma interrupção no card principal foi a brasileira Ilara Joanne. Lutadora da Pitbull Brothers, Ilara finalizou Bec Rawlings com uma chave de joelho e se colocou como uma boa adição no peso mosca.

O Bellator 231 também teve suas polêmicas. Em uma luta bem casada nos 77kg, Ed Ruth saiu com a vitória contra Jason Jackson de forma inexplicável. Ruth foi a knockdown algumas vezes e sofreu muito na trocação contra o jamaicano. Abrindo o card principal, o pro wrestler Jack Swagger acertou uma joelhada ilegal em Anthony Garrett, que não teve condições de retornar. Essa já é a segunda polêmica do ex-atleta da WWE na organização, pois em sua última aparição segurou demais o estrangulamento contra TJ Jones mesmo após o árbitro central encerrar a luta.

ONE Championship: Dawn of Valor: John Lineker estreia com vitória no ONE

O ONE Championship: Dawn of Valor foi realizado em Jakarta, Indonésia e teve em sua luta principal uma disputa de cinturão nos meios-médios. O novo campeão da categoria é Kiamrian Abbasov, que derrotou Zebastian Kadestam na decisão dos juízes. No entanto, o maior destaque do evento foi a estreia de John Lineker. O brasileiro pareceu mais lento ao lutar com 66kg, mas derrotou o bom Muin Gafurov na decisão dos juízes em uma luta animada. O triunfo veio mesmo depois do brasileiro quase se complicar no segundo assalto ao puxar o adversário para guarda com uma guilhotina mal encaixada.

Principais eventos da semana:

GTC 5
PFL 2019 #9
Invicta FC 38
Pure FC 15