MMA Além do UFC destaca ONE Championship com duas disputas de título nas Filipinas

Por Idonaldo Filho | 11/04/2019 16:38

Com apenas quatro eventos, o MMA Além do UFC retorna nessa semana sem muito impacto, embora grandes confrontos tenham sido marcados no cenário regional e, devidamente, estão sendo destacados aqui na matéria.

Temos o TKO MMA no Canadá, o ONE Championship retornando após o gigantesco evento no Japão, o eterno Pancrase e o Battle on Volga crescendo cada vez mais na Rússia.

Quinta-feira, 11/04 – TKO 47

Após uma maré de azar incrível, inclusive com várias lesões que resultaram no cancelamento de um de seus grandes eventos, o TKO finalmente entrou novamente nos trilhos e retomou as atividades no cenário regional canadense, construindo um card com duas defesas de título. Ex-lutador do UFC, que havia sido recontratado para enfrentar Carlos Diego Ferreira mas acabou desperdiçando a oportunidade após se pesar acima do limite, Jesse Ronson defenderá um de seus dois cinturões, o dos leves – ele também é campeão dos meios-médios – contra Charles Jourdain, o campeão dos penas.

Na luta coprincipal, o campeão Malcom Gordon receberá um desafio digno ao enfrentar o russo radicado no Canadá Yoni Sherbatov, ex-TUF 24 e prospecto com passagem também pelo ACB. Vale também ficar de olho no duelo entre leves de Damien Lapilus e Michael Dufort.

Sexta-feira, 12/04 – ONE Championship: Roots of Honor

Após um card gigantesco, a maioria das organizações geralmente oferecem um cardápio modesto no evento seguinte. Porém, isso não acontecerá no ONE. Duas defesas de cinturão encabeçarão o ONE Championship: Roots of Honor, em Manila, nas Filipinas. O combate principal será nos penas entre Martin Nguyen e o ex-campeão mongol Narantungalag Jadambaa, no auge de seus 43 anos. A outra disputa de título acontece no peso palha. Na revanche de sua última luta, Yosuke Saruta defenderá o ouro contra Joshua Pacio, na casa do adversário.

Com passagem no UFC, Leandro Issa terá pela frente o chinês Chang Xin Fu. Nos meios-médios, temos um confronto deveras interessante, embora não deva empolgar os fãs, quando o veterano Luis Sapo enfrentar James Nakashima, ex-campeão do LFA. Também teremos o atleta olímpico Gustavo Balart enfrentando Tatsumitsu Wada pelo GP dos moscas.

Domingo, 14/04 – Pancrase 304

Um dos eventos mais tradicionais no mundo, o Pancrase irá realizar sua edição de número 304 colocando cinturões em disputa. Em uma luta com chances gigantescas de se tornar uma pancadaria absurda, dois lutadores extremamente violentos se enfrentarão valendo o título nos leves. O campeão é Takasuke Kume, que perdeu sua última luta em duelo não válido pelo título, contra o desafiante Tom Santos, brasileiro que faz carreira na Ásia e que teve participação no Road FC. Pelo título feminino no peso mosca, também teremos uma representante do Brasil, com Sidy Rocha contra Takayo Hashi, de 41 anos.

Domingo, 14/04 – Battle on Volga 10

O Battle on Volga pode não ter tanta grife como outros eventos russos, mas a organização segue crescendo, e seus talentos vem pouco a pouco sendo cada vez mais reconhecidos pelos fãs. E dessa vez um sobrenome de muito poderio encabeça o evento. Primo do campeão dos leves do UFC, o peso galo Omar Nurmagomedov defenderá o seu título dos galos e consequentemente o cartel invicto de oito lutas contra o brasileiro Wagner Lima, que entrou na luta de última hora após o adversário original de Omar ter que se retirar do combate.

Outro lutador que participará do evento é Shamil Abasov. O russo, recém destacado como menção honrosa na série “De Olho no Futuro” do MMA Brasil, terá o maior desafio de sua carreira ao defender o cinturão contra Rizvan Kuniev. Campeão mundial de kickboxing, Abasov havia enfrentado oposição fraca, entretanto, Kuniev aparenta ser um desafio mais relevante, sendo derrotado apenas contra atuais membros do plantel do UFC, sendo eles Darko Stosic e Justin Willis.