MMA Além do UFC: Bellator 160, ONE Championship 46 e cenário nacional movimentado

MMA Além do UFC: Bellator 160, ONE Championship 46 e cenário nacional movimentado
MMA

Após o término das Olimpíadas, o cenário do MMA além do UFC retornou a se movimentar, com o confronto entre Patricio Pitbull e Ben Henderson, pelo Bellator 160, card do ONE Championship e uma boa oferta de eventos no cenário brasileiro, com muitas disputas de cinturão.

Com os Jogos Olímpicos de 2016 encerrados, o mundo do MMA volta a pleno vapor, com uma semana com muitos eventos e atrações de alto nível sucedendo uma que foi menos movimentada, mas com grandes lutas.

Sexta-feira, 26/08: Bitetti FC 2

O Bitetti FC 2 marca a primeira aparição da organização na coluna. O card será liderado pelo confronto entre Fabiano Soldado (8-4) e Marcos Marajó (9-2), pelo título dos penas. Valendo o cinturão meio-médio, Samuel Trindade (12-3) enfrenta Marcus Vinícius Nugget (6-1-1). Além disso, o ex-campeão dos moscas do Jungle Fight Rayner Silva (5-4) busca se recuperar da sequência de resultados negativos ao encarar Bruno Suema (11-3) pelos moscas.

Sexta-feira, 26/08: Bellator 160

O principal evento dessa semana é o Bellator 160. Nele, o ex-campeão dos leves do UFC Ben Henderson (23-6) retorna para a categoria depois de ser massacrado por Andrey Koreshkov na disputa de cinturão da divisão de cima, em sua estreia na organização. Seu oponente será o antigo portador do título dos penas do Bellator, o brasileiro Patrício Pitbull (25-3).

Pitbull vem de vitória sobre Henry Corrales após ter perdido o cinturão para Daniel Strauss no ano passado. Como Strauss está com uma lesão na mão e deve demorar para retornar, Patrício resolveu ir atrás de um novo desafio e subiu para os leves. O vencedor deste confronto deve garantir o posto de próximo desafiante de Michael Chandler, que nocauteou de forma devastadora o irmão do brasileiro para recapturar o reinado da divisão até 70 quilos.

No duelo coprincipal, Bubba Jenkins (11-2) tenta se aproximar do cenário do título dos penas ao buscar se vingar da última derrota de sua carreira contra Georgi Karakhanyan (24-6-1), que vem de duas derrotas. Além disso, Saad Awad (19-7) enfrenta Derek Anderson (12-2) e o prospecto AJ McKee (4-0) encara Cody Walker (9-4) para fechar a porção principal do evento.

Por fim, vale ficar de olho em Joey Davis, que faz sua estreia no MMA contra Keith Cutrone (1-0) no card preliminar. Em sua carreira na Universidade de Notre Dame de Ohio, Davis venceu todos os 133 combates de wrestling que disputou, tornando-se apenas o terceiro a fazer isso e o primeiro na Divisão II da NCAA (os outros foram as lendas da modalidade Cael Sanderson, na Divisão I, e Marcus LeVesseur, na Divisão III).

Para saber mais a fundo sobre as lutas do Bellator 160, confira a nossa prévia que sairá ainda hoje.

Transmissão para o Brasil: a confirmar

Sábado, 27/08: ONE Championship 46

A manhã de sábado já terá MMA com o ONE Championship 46. Nele, o rival de Ben Askren, Luis Sapo (62-9-1) sobe para os médios e enfrenta o ex-campeão Igor Svirid (10-2), no duelo principal que provavelmente valerá o posto de desafiante de Vitaly Bigdash. No confronto coprincipal, os meios-pesados Jake Butler (7-1) e Marcin Prachnio (11-2) tentam se aproximar de uma disputa de título contra o campeão Roger Gracie.

Transmissão para o Brasil: a confirmar

Sábado, 27/08: Mr Cage 23

O Mr Cage 23 chega com um card que recebeu a alcunha de Edição Ouro, uma vez que sete cinturões estarão em jogo. Curiosamente, a luta principal não terá título em disputa. Nela, o ex-UFC Ronys Torres (31-5) tenta a sétima vitória consecutiva contra Silmar Sombra (28-12).

Dentre as lutas por cinturão que mais se destacam estão a dos galos, com o campeão do Jungle Fight Naldo Silva (25-3) encarando Paulo Gato Preto (14-5); e a dos penas, com o duelo entre Jordan Kratos (6-3-1) e Alexandre Lelek (11-2).

Confira as outras disputas de título:

Peso Médio: Jackson Velasco (0-0) vs Alexandre Turquinho (4-1)
Peso Meio-Médio: Adail Aranha (7-4) vs Edmilson Júnior (5-1)
Peso Palha: Eglaudio Tavares (4-0) vs Raymison Formiga (8-1)
Peso Leve: Helderson Filhão (11-5) vs Thiago Ivan (4-2)
Peso Mosca Feminino: Estefani Rodrigues (2-1) vs Franciele Nascimento (1-1)

Domingo, 28/08: Shooto Brasil 66

Em uma edição abaixo de seu padrão, o Shooto Brasil 66 traz como principal destaque Luciano Benício (10-1) defendendo o cinturão dos galos contra Matheus Malta (4-0). Na luta coprincipal, o título dos médios estará em jogo entre Will Galvão (4-2) e Raphael Correia (1-1).

Transmissão para o Brasil: Canal Combate a partir das 20:00h

Resultados da semana passada:

O RFA 42 trouxe o ex-UFC Christos Giagos superando o brasileiro Arthur Estrázulas, na luta principal. Ele se posicionou para disputar o título dos leves da organização. Além disso, Alex Pérez bateu Ray Elizalde em decisão dividida e Davi Ramos retornou ao MMA de forma bem sucedida, finalizando Mike Flach no primeiro round.

Confira os melhores momentos do evento no vídeo abaixo:

Pelo ACB 43, Musa Khamanaev venceu Bruce Boyington na luta principal por decisão unânime.

No duelo coprincipal, Velimurad Alhasov conquistou o cinturão dos moscas da organização após Rasul Albaskhanov acertar uma joelhada ilegal no quarto round e ser desclassificado.

O card também contou com outros bons confrontos, como a vitória de Brett Cooper sobre Beslan Isaev

… a finalização de Mukhamed Kokov em Abdul-Rakhman Temirov

… o nocaute de Charles Andrade em Ramis Teregulov

… e a vitória do prospecto Shamil Nikaev contra o angolano Artur Lemos.

Por fim, no domingo, ocorreu o anual evento do Plotforma S-70. A luta principal teve Evgeny Erokhin derrotando o ex-campeão meio-pesado do Bellator Emanuel Newton por decisão unânime, em confronto válido pelo peso pesado.

No combate coprincipal, Adlan Amagov retornou da aposentadoria e finalizou Dirlei Mão de Pedra com uma chave de braço no primeiro round em duelo até 93 quilos.

Em um duelo de resultado controverso, Akop Stepanyan, com passagem pelo Bellator, bateu o brasileiro Thiago Meller.

Nas outras lutas, três nocautes de destaque. O primeiro, de Wallyson Maguila, sobre Mikhail Ragozin

… depois o de Anderson Fala Mansa contra Elnur Agaev

… e, por fim, o de Alexei Ivanov diante de Jesse Juarez.

  • Gabriel Carvalho II

    Benson vs. Patrício é uma luta que eu nunca imaginei que iria rolar um dia, mas MMA é MMA…

    • João Gabriel Gelli

      Exatamente.

  • James sousa

    nunca tinha visto um evento com sete disputas de cinturão

    • João Gabriel Gelli

      Bizarro hahaha

  • Diego Cavera

    Cara não sabia que o Amagov tinha saido da aposentadoria e ainda saido do Ultimate, bem que o Bellator podia contratar, é um grande nome pros meio médios, lutador empolgante.

    • João Gabriel Gelli

      Ele ainda lutou de meio-pesado contra um ex-campeão do Jungle Fight. Foi uma boa vitória pra retornar. Espero que ele volte pros meios-médios agora, porque é onde se encaixa melhor e tem potencial pra fazer lutas bem divertidas.

  • Lero

    Que categoria luta esse Joey Davis?

    • João Gabriel Gelli

      Meio-médio.