Mikey Garcia vence Sergey Lipinets e conquista cinturão no meio-médio ligeiro

Mikey Garcia fez história. O boxeador americano se juntou ao hall de campeões em quatro divisões de peso diferentes após vencer o russo Sergey Lipinets nesta madrugada, em evento realizado no Freeman Coliseum, em San Antonio, Texas, Estados Unidos. Com a vitória, Mikey faturou o cinturão do peso meio-médio ligeiro (ou superleve) da Federação Internacional de Boxe (IBF), que pertencia ao russo.

Apesar de ser o desafiante, Garcia era amplamente favorito nas casas de aposta e confirmou as expectativas logo nos assaltos iniciais, controlando o combate com bons jabs de esquerda, que abriam espaço para a entrada de potentes golpes de direita. Porém, o desvalorizado Lipinets conseguiu entregar uma luta dura ao favorito americano, principalmente com ótimos diretos conectados no corpo, mas ele não conseguia ter o controle total do duelo.

No sétimo round, Garcia praticamente liquidou com qualquer chance de Sergey virar o combate. O russo atacou com jab uppercut, mas deixou espaço para Mikey contra golpear com um gancho de esquerda, levando Lipinets ao chão pela primeira vez em sua carreira. Sergey se recuperou, conseguiu entregar desafio para Garcia nos rounds seguintes, mas sem a mesma intensidade do início da luta.

Na decisão dos juízes, decisão unânime para Mikey Garcia com placares de 117-110, 118-109 e 118-109, dando o cinturão para o americano e marcando a sua 38ª vitória no cartel invicto profissionalmente. Sergey perdeu pela primeira vez, e apesar dos placares não mostrarem, foi o adversário mais duro de Garcia em muito tempo.

Mikey já tinha conquistado cinturões no peso pena, leve ligeiro e leve. Com o quarto título em quatro categorias diferentes, ele se junta a nomes como Thomas HearnsSugar Ray Leonard, Roberto Duran, Oscar de la Hoya, Floyd Mayweather, Roy Jones Jr. Manny Pacquiao na lista dos quádruplos campeões.