Lutadores brasileiros brilham com interrupções no MMA Além do UFC

Por Idonaldo Filho | 03/09/2019 17:03

Com vários eventos regionais de alto nível realizados na semana passada, escolhemos alguns destaques que merecem aparecer no MMA Além do UFC. No M-1 Global, um campeão pode ter se aproximado do UFC com mais uma defesa de título, brasileiros se dão bem conseguindo vitórias impressionantes em lutas principais do LFA, Brave CF e ACA e uma disputa de título dos pesados na Rússia decepcionou bastante.

M-1 CHALLENGE 104

O russo Roman Bogatov defendeu seu cinturão pela segunda vez contra o francês Mickael Lebout. A luta durou três assaltos e teve que ser interrompida após o francês ter o ombro deslocado. Assim, a luta terminou como TKO para Bogatov, podendo até ter carimbado sua entrada no UFC devido a parceria entre os eventos.

O evento teve praticamente todas suas lutas mais relevantes terminando na decisão. O quirguiz Busurmankul Abdulbait conseguiu derrotar o ex-desafiante Andrey Lezhnov na decisão majoritária, enquanto nos galos Vazha Tsiptauri conseguiu a vitória contra Selem Evloev, irmão de Movsar Evloev, lutador do UFC.

BRAVE CF 25

Na luta principal, o campeão foi destronado do cinturão dos leves. Favorito, o prospecto Luan Miau foi finalizado em pouco tempo de luta por Cleiton Predador, ex-desafiante do Jungle Fight que tem três vitórias em três lutas no BRAVE CF, se tornando o novo dono do título.

 

 

O esperado duelo entre Matheus Nicolau e Felipe Efrain terminou com vitória do ex-atleta do UFC, na decisão unânime, em uma luta movimentada como se esperava. Mehdi Baghdad e Leonardo Macarrão também garantiram vitórias na decisão dos juízes contra Erivan Pereira e Djamil Chan, respectivamente. No evento, o melhor nocaute foi de Daniel Gaúcho contra Bruno Assis – lutador com passagem pelo Contender Series.

 

LFA 74

A luta principal do LFA 74 aconteceu na categoria dos pesados entre Renan Problema e Jared Vanderaa. O gigante brasileiro conquistou a vitória começando por uma boa sequência de golpes e depois finalizou o ex-campeão do EFC Africa com um triângulo, se consolidando cada vez mais no evento americano e se recuperando após uma derrota controversa por desclassificação.

Na terceira luta mais importante da noite, o ex-desafiante Moses Murrietta foi atropelado pelo brasileiro Lucas Rota em menos de 30 segundos. O brasileiro não era favorito e consegue uma grande vitória, buscando encerrar a irregularidade que acompanha os resultados sua carreira. Vale destacar o belo nocaute do peso leve Spike Carlyle com uma cotovelada giratória (confira no vídeo abaixo).

ACA 98

Disponível gratuitamente para ser assistido, o ACA 98 aconteceu pouco antes do ACA 97 e trouxe um card menos relevante em questão de nomes, mas compensou no quesito ação. Na luta principal, o brasileiro Charles Blackout saiu vitorioso contra o local Valeriy Khazhirokov por nocaute e Rasul Shovkhalov garantiu a vitória contra o veterano Efrain Escuedero na decisão dos juízes. Kyle Reyes teve o nocaute mais impressionante, derrotando Kharon Orzumiev com um belo soco. O evento todo pode ser assistido nesse link.

 

ACA 97

No ACA 97 – que aconteceu depois do ACA 98 – a luta principal era valendo o cinturão dos pesados. Como imaginado, o duelo foi bem lento e nada empolgante, terminando com vitória de  Evgeny Goncharov, campeão do WFCA, sobre Tony Johnson. Mukhamed Berkhamov também garantiu sua vitória na decisão contra Ciro Bad Boy e Azamat Keferov saiu vencedor  (em um resultado controverso) contra Goga Shamatava no peso mosca.

Ex-campeão, Yusup Raisov derrotou o brasileiro Luis Nogueira sem muitos problemas na decisão. Duas interrupções aconteceram em lutas com bons nomes, já que o brasileiro Bruno Carioca acabou sendo nocautedo por  Vyacheslav Babkin e Denis Smoldarev derrotou o grego Ioannis Arzaimanidis também pela via rápida. O nocaute mais impressionante do evento foi o de Alexey Butorin sobre Evgeny Egemberdiev, com um belo chute alto e socos. Todas as lutas do ACA 97 estão no canal do evento no Youtube.

Principais eventos da próxima semana:

FFC 40
Cage Warriors: Unplugged 2
Invicta FC: Phoenix Series 2
LFA 75
Rebel FC 9
CES MMA 58
Bellator 226
ROAD FC 55