Khabib Nurmagomedov defende cinturão dos leves contra Dustin Poirier no UFC 242

Por Matheus Costa | 04/06/2019 13:56

Khabib Nurmagomedov já tem data para retornar ao octógono do UFC. De acordo com o anúncio feito nas redes sociais da organização nesta terça-feira (4), o campeão dos leves unificará, no dia 7 de setembro, em Abu Dhabi, os cinturões da categoria contra o campeão interino Dustin Poirier na luta principal do UFC 242.

Khabib estava afastado do UFC desde a fatídica confusão no UFC 229. Na ocasião, o campeão colocou o cinturão em jogo contra Conor McGregor, e depois de uma atuação tecnicamente brilhante, finalizou o irlandês no quarto round com um mata-leão. Logo após o término da luta, o russo partiu para cima dos companheiros de equipe de Conor e iniciou uma briga generalizada, que resultou em companheiros de Khabib invadindo o octógono para agredir Conor pelas costas – inclusive o lutador do UFC Zubaira Tukhugov.

A confusão resultou em suspensões aos envolvidos, inclusive para o campeão, que acabou suspenso por nove meses e multado em 500 mil dólares. Esta foi a primeira defesa de cinturão do “The Eagle”, que conquistou o cinturão no UFC 223 ao vencer Al Iaquinta por decisão unânime. Invicto na carreira, Khabib soma 27 vitórias em 27 lutas, sendo 11 delas dentro do octógono ao longo de seus sete anos na organização.

Enquanto isso, Dustin Poirier segue sua ascensão nos leves e, enfim, chega na maior luta de sua carreira. O “Diamond” conquistou o cinturão interino contra o campeão dos penas Max Holloway, que resolveu subir de peso para tentar seu segundo cinturão. Porém, a tentativa não deu certo e Poirier sobrou na luta, dominando desde o primeiro round rumo a uma vitória por decisão unânime. Com 25 vitórias e cinco derrotas em seu cartel, o atleta de 3o anos soma nove vitórias em dez lutas desde que chegou ao peso leve, dando uma tremenda reviravolta em sua carreira.

O UFC 242 será realizado no dia 7 de setembro em Abu Dhabi, Dubai, Emirados Árabes. Confira o card do evento até o momento:

Disputa de cinturão peso leve: Khabib Nurmagomedov (c) vs. Dustin Poirier (ci)
Peso meio-médio: Belal Muhammad vs. Takashi Sato
Peso galo: Khalid Taha vs. Bruno “Bulldog”
Peso pesado: Curtis Blaydes vs. Shamil Abdurakhimov
Peso leve: Teemu Packalen vs. Ottman Azaitar